The Black Mamba
Fotografia: Pedro Pina / RTP

‘Love is on My Side’. Conhece a difícil história de vida que inspirou o tema de Portugal na Eurovisão

Os The Black Mamba sagraram-se vencedores do Festival da Canção 2021 e vão representar Portugal na Eurovisão, que este ano se realiza nos Países Baixos. O tema que defendem, ‘Love is on My Side’, foi inspirado na difícil história de vida de uma mulher que a banda conheceu em Amesterdão.

“Saí de casa quando tinha apenas dezasseis anos / Perseguindo um amor cego e um monte de sonhos desfeitos / Não sei como pensei que seria uma rainha / Eu poderia fazer qualquer coisa / Mas de alguma forma acabo aqui e não sei porque é que ainda acredito que o amor está do meu lado”. É desta forma, sob tradução livre, que começa a primeira canção totalmente em inglês que representará Portugal na maior competição de música do mundo.

Divulgado há mais de um mês, o tema ‘Love is on My Side’ esconde uma história, um rosto. Em entrevista à repórter digital da RTP Joana Martins, logo após a vitória, o compositor e vocalista Tatanka explicou que a letra da canção foi inspirada numa mulher que a banda conheceu numa tour, realizada em 2018. O simbolismo torna-se maior pelo facto de a história representar uma residente em Amsterdão, capital do país que este ano recebe a Eurovisão.


A mulher, que os músicos admitem não ter forma de contactar nem recordar o nome, encontrava-se no conhecido Red Light District. “E esta é a história dela, é uma história super triste, desde que saiu dos países de Leste, cheia de sonhos, cheia de paixões”, sendo que depois se deparou com “problemas de adição de droga, toxicodependência que a levaram à prostituição… E apesar de a vida ter sido tão chunga pela ela, sempre acreditou que o amor estava do lado dela”, explicou Tatanka.

A esperança dos músicos é que a mulher oiça a canção e os reconheça, para que aí possam entrar em contacto, caso ainda esteja viva, algo que Tatanka não consegue garantir, já que aparentava ter uma idade muito avançada, refere. Ainda assim, a banda reforça que “os astros alinharam-se desta forma; vamos à Holanda cantar esta canção que nasceu lá”.

Festival Eurovisão da Canção 2021 acontece nos dias 18, 20 e 22 de maio, em Roterdão, nos Países Baixos. Os apresentadores, o design do palco e o slogan – Open Up – previstos para a edição do ano passado mantêm-se inalterados. Serão 40 países a concurso, entre os quais Portugal, que já gravou a sua atuação de reserva, caso não seja possível uma deslocação ao país.

Até lá, o Espalha-Factos continua a acompanhar todas as novidades do Festival da Eurovisão, no podcast EFVisão. Já se encontra disponível o último episódio, conduzido por Beatriz Peixe, uma das várias narradoras do formato.

Mais Artigos
Entrevista. :PAPERCUTZ: “A ideia de ‘So Far, So Fading’ acaba por apontar mais para o futuro do que olhar para o passado”