Eurovisão
The Black Mamba foram os vencedores do Festival da Canção 2021. | Fotografia: Pedro Pina/RTP

Eurovisão. The Black Mamba já gravaram atuação de reserva para assegurar participação

A gravação será apenas usada em caso de impedimento de deslocação a Roterdão, devido à pandemia.

Festival da Canção 2021 chegou ao fim este sábado (6) e viu os The Black Mamba sagrar-se vencedores. A banda, que vai representar Portugal com o tema Love is on my Side’ no palco do Festival Eurovisão da Canção 2021, em Roterdão, já gravou a atuação de reserva que assegura a sua participação no Festival em caso de impedimentos na deslocação em maio.

Os membros da banda revelaram que a gravação aconteceria já esta noite, depois das entrevistas à imprensa, em declarações à RTP logo após a vitória no certame. Assim, a gravação de suporte vai utilizar o cenário do Festival da Canção e manter uma atuação em palco idêntica à apresentada na seleção portuguesa.

Porquê uma gravação de reserva?

Para assegurar que a Eurovisão acontece em 2021, apesar dos planos preverem a atuação de todos os artistas em Roterdão, um teste positivo antes ou durante os preparativos pode impossibilitar a viagem. Por isso, os países concorrentes vão poder gravar previamente uma versão da atuação do seu representante para ser exibida nas galas.

A gravação será apenas utilizada em caso de impedimento de deslocação do concorrente a Roterdão. Esta opção permite que todos os países tenham oportunidade de participar no certame. A organização garante a integridade das atuações, para que nenhum representante ganhe vantagem pela utilização de meios técnicos proibidos.

Além da obrigatoriedade de ser gravada como se tratasse de uma transmissão em direto num estúdio, não é permitido qualquer tipo de edição posterior a imagens ou aos vocais, mudanças de cenário ou o uso de meios técnicos e visuais superiores àqueles que estarão disponíveis na Ahoy Arena, em Roterdão (como green screen ou realidade aumentada). As atuações não podem ser divulgadas antes do evento.

Lê também: Festival da Canção 2021. Vê as atuações da Grande Final

Festival Eurovisão da Canção 2021 acontece nos dias 18, 20 e 22 de maio, em Roterdão, nos Países Baixos. Os apresentadores, o design do palco e o slogan – Open Up – previstos para a edição do ano passado mantêm-se inalterados. Serão 41 países a concurso, entre os quais Portugal.

EFVisão: Ouve o último episódio do podcast do Espalha-Factos

Atualizado às 01h49 de 7 de março

Mais Artigos
Audiências sábado
Audiências. RTP1 aguenta-se em dia de queda para SIC e TVI