Gisela João
Gisela João | Fonte: Rodolfo Magalhães

À Escuta. Gisela João, Miguel Araújo e Rão Kyao entre os destaques da semana

À Escuta, rubrica musical do Espalha-Factos, traz-te semanalmente os lançamentos nacionais mais recentes. O regresso de Rão Kyao manifestou-se através de um novo single, à semelhança de Miguel Araújo Gisela João, que revelou a primeira antevisão de AuRora. NBC, Luís Peixoto, Bergalgo, Vasco Vilhena e muitos outros marcam a semana com novos álbuns e nomes como L.Ali e Casablanca divulgaram novas canções ao longo da semana.

Louca’ é o primeiro single de AuRora, o novo disco de Gisela João

‘Louca’ é o novo single do próximo disco de Gisela JoãoAuRora, com lançamento previso para abril deste ano. Com música e letra de Marco Pombinho, o tema tem arranjos de Michael League, membro do conjunto de jazz Snarky Puppy, que participa ainda da produção do disco em parceria com Nic Hard e com Gisela. AuRora foi gravado entre Lisboa e Barcelona e a escolha da data de lançamento não foi inocente – sairá numa altura de desconfinamento, pretendendo trazer consigo “a auspiciosa promessa de dias mais luminosos“.

AuRora é um dos discos mais esperados de 2021, tanto pelo caminho que a cantora tem vindo a trilhar no fado e além dele, e ‘Louca, uma canção que finca pés no género que viu a artista ganhar asas, dá dicas sobre a sonoridade distinta que este novo álbum possa vir a ter.

O videoclipe, produzido pela UMANA e com realização de João Monteiro,foi gravado em São Paulo e é a primeira parte – o Canto I – de uma trilogia de canções e vídeos que se seguirão e que culminarão numa curta-metragem quando vistos em sequência.

Rão Kyao avança o primeiro single do primeiro disco em quatro anos

‘Respeito pela Natureza’ é o mais recente single do lendário músico Rão Kyao, presente na memória coletiva de todos nós sempre com flauta em punho. O álbum em que se insere é denominado Ghandi – Um Português Homenageia Ghandi e foi composto com vista a celebrar e homenagear os 150 anos do nascimento líder indiano, que Kyao considera que “estava à frente do seu tempo. Continua um futurista. A sua filosofia é o que precisamos para este tempo“.

O projeto para este novo disco surgiu como um desafio das entidades indianas a músicos de 124 países, que consistia em recriar o tema mais ouvido por Ghandi, ‘Vaishnav Jan to Tene Kahiye‘, um hino não oficial da nação indiana. Universalidade e portugalidade unem-se em Rão Kyao, que percorreu o mundo, da Estrada da Luz a Macau, ao Brasil, deixando sempre um punhado do seu contributo musical em cada local pelo qual passou.

Serenata do Norte‘ é o terceiro single de Peixe Azul, de Miguel Araújo

Peixe Azul, disco de Miguel Araújo editado em janeiro deste ano, teve o seu lançamento exclusivamente em formato físico. Entretanto, o músico já nos deu a conhecer ‘Ainda Estamos Aqui‘ e ‘A Incrível História de Gabriela de Jesus‘ e, mais recentemente, ‘Serenata do Norte‘, cuja primeira versão foi apresentada em abril do ano passado num vídeo intimista gravado no Estúdio do Chiu e com o objetivo de angariar donativos para a equipa que o acompanha.

As dez canções que compõem Peixe Azul foram gravadas no estúdio que Miguel construiu em casa e o disco já conta com uma segunda edição, tendo a primeira esgotado rapidamente na loja digital do artista. O álbum estará disponível nas plataformas no dia 14 de março.

NBC está de volta com EPiderme

Não há singles, mas há histórias” – é assim que NBC descreve EPiderme. Fechado entre quatro paredes, como muitos de nós, Timóteo de Deus Tiny traçou as linhas narrativas com sentimentos concretos exteriorizados através de uma linguagem simples  e à flor da pele. Num momento em que vivemos distantes socialmente, o objetivo de NBC é, precisamente, aproximar-se mais, cantando com transparência e crueza os temas que escreveu, tocou e produziu completamente a solo.

O conjunto de oito canções contém todos os passos: da canção “rascunho” à mais elaborada, NBC fez trilhou caminho aos blues e mostrou que podemos viajar mesmo sem sair do lugar. Para além das sete originais, o EP conta ainda com uma interpretação da canção vencedora do Festival da Canção 2020 (NBC foi um dos participantes da edição de 2019), ‘Medo de Sentir (Tudo Sobre Mim)’, um original de Elisa composto por Marta Carvalho. Nas próximas semanas, serão lançados os videoclipes para cada uma das canções, realizados em parceria com Leonor Fonseca.

Geodesia é o novo disco do multi-instrumentalista Luís Peixoto

Luís Peixoto é um dos mais consagrados cordofonistas portugueses; ao longo da sua carreira, acompanhou músicos e grupos como Júlio Pereira Ana Bacalhau. A sua estreia a solo deu-se em 2017 com o disco Assimétrico e é quatro anos depois que regressa com Geodesia, o mais recente álbum de originais.

O disco, composto por doze canções e com participações de músicos ecléticos provenientes de vários pontos do país, conta com uma sonoridade acústica e centrada, sendo o grande protagonista de Geodesia o bandolim.

Monster Jinx apresenta Monster Jinx Type Beat

O coletivo Monster Jinx apresenta-se enquanto “em constante mudança, incluindo toda a ‘equipa’ no processo criativo”. A formação atual conta com MariaMAFDarksunnSlimcutz e Vasco Completo, que se juntaram em reuniões de Zoom para que todo o processo criativo, construído em solidariedade entre cada produtor, pudesse ser levado a cabo.

Composto por oito canções, Monster Jinx Type Beat é um espelho da criatividade e sensibilidade musical de cada um dos intervenientes, com batidas e samples desconstruídos e que culminam num minucioso e precioso trabalho que perpassa os sentimentos do acústico à eletrónica.

Um “type beat” é quando se faz um instrumental inspirado num artista – no fundo, os cinco produtores juntaram-se para criar um som característico que se destacasse e “que soaria a Monster Jinx“.

Vasco Vilhena regressa com A Poda das Nuvens

A Poda das Nuvens é o mais recente disco de Vasco Vilhena. Segue-se a Urso Polar, lançado em 2018 e é, nas palavras do artista, “um disco que contém canções de dor, raiva, mas também de reflexão e paz“. O trabalho dialoga diretamente com a sua geração que, como ele, procura um lugar no mundo. Com oito canções cantadas na sua língua mãe, uma constante transversal a todos os seus trabalhos, Vasco mergulha na pop alternativa e surfa em ondas com toques de jazz.

Neste disco, contou com a participação de Armando Miranda (guitarra), Simão Lamas (baixo) e Gonçalo Machado (bateria), que tanto foram parte ativa no desenvolvimento e nas decisões musicais como na fase de misturas e produção.

‘Snake’ é o primeiro single dos luso-brasileiros Sweet Psychedelics

Sweet Psychedelics é uma banda luso-brasileira formada por uma constelação de artistas de diferentes lugares e gerações. São eles Robertino BrantMarcelo SarkisRike FrainerThiakov e a cantautora Eugénia Melo e Castro – os homens são brasileiros, Eugénia portuguesa e a gravação do disco homónimo deu-se através de reuniões no Estúdio Verde, em Belo Horizonte.

single de avanço de Sweet Psychedelics é ‘Snake‘, um tema composto por camadas profundas e paisagens oníricas que convidam à reflexão. A contemporaneidade e o vintage misturam-se e interlaçam-se em com tons de rock, e a inspiração parte de obras do cinema e das variadas paisagens por onde estes cinco músicos passaram.

Hooligan’s Heart é o disco de estreia de David From Scotland

David From Scotland é um duo, na verdade português, formado por David Félix e Diogo Barbosa. Hooligan’s Heart é o disco de estreia da dupla e conta com várias colaborações de artistas como Flame RobinEVAYAGil Jerónimoena bMONDAY e tem como tema central as fases de um relacionamento amoroso trágico. Hooligan’s Heart é marcado por rasgos de synthwave, eletrónica e dream-pop e acaba por traçar a narrativa do protagonista, o Hooligan, capaz de resistir aos seus impulsos.

Inicialmente um projeto a solo de David, o projeto foi tornando-se numa espécie de coletivo. David From Scotland já contou com a participação dos mais variados músicos, desde Vítor Pinto (Paz Atómica, Malibu Gas Station), João Losa (Malibu Gas Station) e Pedro Rafael (Don Pie Pie).

L-Ali junta-se a Mirai no tema PersPicasso

Nascido nas profundezas mais obscuras do hip hop nacional, L-Ali foi despontando aos poucos” até ao patamar onde agora se encontra. Surrealismo XPTO, O ContoBaço são as obras editadas do rapper português que carrega consigo a característica voz grave e rimas cujas maiores aliadas continuam a ser as sonoridades experimentais.

Em PersPicasso, o single de avanço de Raramente Perfeito, que tem edição marcada para a terceira semana de março, L-Ali junta-se a Mirai, fundador do coletivo SHIN SEKAI e figura reconhecida do hip hop português para dar vida a beats mais industriais e à estética trap.

Algo, a estreia de Bergalgo

Bruno Brites, Diogo Mendes, João Carvalho, João Quarenta e Pedro Faria compõem o grupo lisboeta Bergalgo, que se estreia com o EP Algo. Gravado em meio da pandemia, reúne quatro canções compostas nos longínquos anos de 2018 e 2019, durante a pré-formação da banda

Cada canção é peça do puzzle que, quando montado, apresenta um retrato nostálgico da juventude, das jam sessions nos sótãos que povoam a adolescência e uma ode à amizade que se formou entre o quinteto. O rock alternativo chega a roçar o psicadélico trazendo a catarse que pede os tempos.

CASABLANCA traz esperança com ‘2031

Um novo mundo, criado pelos CASABLANCA. ‘2031‘ é mais um bop eletrónico do duo lisboeta formado por Carlos NoronhaLuís Barbosa, que pretende trazer uma sonoridade nova à pop portuguesa. Este novo single vem reafirmar a veia eletrónica da dupla que despe qualquer timidez para entregar temas a esbanjar a dança e a noite em Lisboa.

Se 2021 não está a ser como esperávamos, o sossego reside aqui: em ‘2031′ partiremos pista.

Mais Artigos
Gisela João
À Escuta. Gisela João, Xinobi e SAL são os destaques da semana