Troféu Festival da Canção 2021
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Festival da Canção 2021: Quem lidera no YouTube antes da Grande Final?

Com o aproximar da última grande etapa do Festival da Canção 2021, intensificam-se as apostas dos espectadores acerca daquele que será o tema que representará Portugal na Eurovisão. Depois das duas semifinais, será que o pódio se alterou?

Uma das principais plataformas de medição da popularidade dos temas junto do público é o YouTube, onde há mais de um mês foram divulgadas todas as músicas a concurso. Em 2019, ‘Telemóveis’ destacou-se claramente dos outros temas, alcançando mais tarde a vitória em Portimão. Mas em 2020, a clara vantagem de Bárbara Tinoco não foi suficiente para conquistar o troféu.

No entanto, se há três semanas parecia seguro atestar que esta edição não estava a gozar do mesmo grau de entusiasmo por parte dos espectadores, pelo menos a partir daquilo que este barómetro digital permite analisar, o mesmo não se poderá dizer desta vez. Comparativamente a 2020, o número de views das atuações nas semifinais deste ano, antes da final, está relativamente equilibrado.

Carolina Deslandes - Festival da Canção 2021
‘Por um Triz’ sobe uma posição e ocupa agora o primeiro lugar no YouTube / Fotografia: Pedro Pina, RTP

Neste artigo, deixa de se analisar os vídeos oficiais de cada canção para se observar a popularidade das respetivas interpretações ao vivo nas duas eliminatórias. Mesmo assim, os três temas que antes ocupavam o pódio mantêm o favoritismo, havendo contudo uma troca de posições nos dois primeiros lugares.

São três os temas a concurso que se destacam dos restantes, por serem aqueles que superam a barreira das 100 mil visualizações. ‘Por um Triz’ é notoriamente a canção mais vista, com cerca de 207 mil visualizações. Algo distante, com largas dezenas de visualizações e a perda do primeiro lugar, está ‘Saudade’ (são 126 mil). Finalmente, o pódio fica completo, de novo, com ‘Dancing in the Stars’, que reúne um total de 117 mil visualizações.

Tal como aconteceu no ano anterior, quando Bárbara Tinoco tinha uma grande vantagem em relação ao segundo mais visto, o que lhe viria a garantir o primeiro lugar do televoto, também Carolina Deslandes parece isolar-se como a intérprete da canção mais popular junto do público. O tema dos Karetus com Romeu Bairos, que antes das transmissões televisivas era o mais escutado, desce agora uma posição. Relativamente próximo, NEEV ocupa novamente o terceiro lugar, garantindo um afastamento confortável em relação à quarta canção mais ouvida.

Karetos - Festival da Canção 2021
‘Saudade’ deixa fugir o primeiro lugar e é agora o segundo tema mais visto / Fotografia: Pedro Pina, RTP

Seguem-se outras três canções, as únicas que mesmo não chegando ao patamar de 100 mil views, têm contudo mais de 60 mil. São elas ‘Não Vou Ficar’ de Pedro Gonçalves (67 mil), ‘Love is on My Side’ dos The Black Mamba (64 mil) e ainda ‘Contramão’ de Sara Afonso, com pouco mais de 60 mil visualizações. Também neste lote existe uma troca de posições, desta feita nas últimas duas composições.

Todos os restantes temas posicionam-se abaixo das 60 mil visualizações. Por ordem decrescente, encontram-se as canções ‘Joana do Mar’ (50 mil), ‘Na Mais Profunda Saudade’ (49 mil), ‘Dia Lindo’ (42 mil) e, finalmente, ‘VOLTE-FACE’, com 38 mil visualizações. Curiosamente, nenhuma das dez músicas ainda a concurso representa efetivamente a vitória no que a visualizações diz respeito nesta edição. No canal oficial do evento no YouTube, é a homenagem de Agir a Paulo de Carvalho, seu pai, que conquistou os espectadores, com 291 mil visualizações.

Estes dados permitem perceber que Carolina Deslandes, Karetus & Romeu Bairos e NEEV são os mais populares junto do público nas plataformas digitais. Contudo, é importante salvaguardar que este não deixa de ser apenas um medidor de popularidade, por entre os vários possíveis, e que o júri é responsável por metade das pontuações, o que deixa tudo em aberto.

NEEV - Festival da Canção 2021
‘Dancing in the Stars’ mantém a terceira posição / Fotografia: Pedro Pina, RTP

Mas ainda que este seja um método naturalmente incompleto para se avaliar a total recetividade das canções junto dos espectadores, é de notar que dos dez temas qualificados para a Grande Final, nove representavam os mais vistos no YouTube. Apenas Fábia Maia, com a canção ‘Dia Lindo’, fugiu à regra, uma vez que era a 15º mais ouvida, num total de 20 temas. Seguindo a mesma lógica, o tema ‘Cheguei Aqui’ surpreendeu pela sua não qualificação, já que ocupava o sétimo lugar.

A Grande Final do Festival da Canção 2021 é transmitida este sábado, dia 6 de março, na RTP1. Um dos dez temas a concurso irá suceder a Elisa como vencedor e representar Portugal no Eurovision Song Contest. A gala contará ainda com atuações de Ana Moura, Dino d’Santiago, Clã e Camané, entre outros, responsáveis por vários “duetos e tributos” a nomes como Carlos do Carmo, falecido este ano.

Espalha-Factos continua a acompanhar todas as novidades do concurso, bem como da Eurovisão, num podcast especial, o EFVisão. Já se encontra disponível o último episódio do formato:

Mais Artigos
men in kilts
Crítica. ‘Men in Kilts’ é uma viagem divertida à descoberta da Escócia