Clã_Véspera
Fotografia: João Octávio Peixoto

Festival da Canção 2021. Clã, Ana Moura, Dino d’ Santiago e Camané atuam na Final

A RTP revelou a lista de nomes convidados que subirá ao palco da Grande Final do Festival da Canção 2021. Ainda sem grandes informações, estão para já confirmados vários duetos e homenagens pelas vozes de, pelo menos, sete nomes consagrados da música portuguesa.

Termina este sábado, no próximo dia seis de março, a edição deste ano do Festival da Canção. Em competição, dez temas habilitam-se a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção que, depois de se ver cancelado em 2020 pela primeira vez, garante que em 2021 Roterdão recebe a maior competição de música do mundo.

No entanto, e com a pandemia de Covid-19 há mais de um ano no país, a emissora estatal apostou na presença de artistas conhecidos do público para atuarem na final, numa altura em que o setor da Cultura continua a ser um dos mais afetados. Ana Moura, Dino d’ Santiago, Clã, Camané, Ricardo Ribeiro, Filipe Sambado e Cláudia Pascoal serão os convidados especiais da transmissão televisiva.

Durante o programa A Nossa Tarde de hoje (4), o repórter Tiago Góes Ferreira entrevistou os responsáveis pelo concurso, que confirmaram ainda a presença de Elisa, que voltará a subir ao palco do festival, desta vez para interpretar o tema com que venceu o formato em 2020, ‘Medo de Sentir’.

De resto, este parece ser o único tema conhecido para a gala final, para lá daqueles a concurso, uma vez que todas as restantes atuações permanecem em segredo por opção da emissora. “Vamos ter tributos e vamos ter duetos”, foi tudo aquilo que Nuno Galopim, consultor do festival, pôde revelar. Já Maria Ferreira, em nome da emissora, explicou que, à semelhança do que aconteceu nas duas semifinais, estas atuações serão pré-gravadas.

Os profissionais evidenciaram ainda que o maior desafio para esta transmissão foi “trazer um elemento cenográfico com mais de dois metros de Alcochete para este palco”, e que será utilizado por uma das canções em competição. O facto de a final, como é habitual desde 2017, não transitar para uma grande sala de espetáculos, tem levado vários fãs do festival a pedir aos artistas que repensem as suas atuações, tornando-as mais apelativas para o telespectador.

A Grande Final do Festival da Canção 2021 é transmitida este sábado, dia 6 de março, na RTP1. O Espalha-Factos continua a acompanhar todas as novidades do concurso, bem como da Eurovisão, num podcast especial, o EFVisão. Já se encontra disponível o último episódio do formato:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Ver p'ra Crer TVI
‘Ver p’ra Crer’. TVI não volta a repetir concurso esta semana