Clã_Véspera
Fotografia: João Octávio Peixoto

Festival da Canção 2021. Clã, Ana Moura, Dino d’ Santiago e Camané atuam na Final

A RTP revelou a lista de nomes convidados que subirá ao palco da Grande Final do Festival da Canção 2021. Ainda sem grandes informações, estão para já confirmados vários duetos e homenagens pelas vozes de, pelo menos, sete nomes consagrados da música portuguesa.

Termina este sábado, no próximo dia seis de março, a edição deste ano do Festival da Canção. Em competição, dez temas habilitam-se a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção que, depois de se ver cancelado em 2020 pela primeira vez, garante que em 2021 Roterdão recebe a maior competição de música do mundo.

No entanto, e com a pandemia de Covid-19 há mais de um ano no país, a emissora estatal apostou na presença de artistas conhecidos do público para atuarem na final, numa altura em que o setor da Cultura continua a ser um dos mais afetados. Ana Moura, Dino d’ Santiago, Clã, Camané, Ricardo Ribeiro, Filipe Sambado e Cláudia Pascoal serão os convidados especiais da transmissão televisiva.

Durante o programa A Nossa Tarde de hoje (4), o repórter Tiago Góes Ferreira entrevistou os responsáveis pelo concurso, que confirmaram ainda a presença de Elisa, que voltará a subir ao palco do festival, desta vez para interpretar o tema com que venceu o formato em 2020, ‘Medo de Sentir’.

De resto, este parece ser o único tema conhecido para a gala final, para lá daqueles a concurso, uma vez que todas as restantes atuações permanecem em segredo por opção da emissora. “Vamos ter tributos e vamos ter duetos”, foi tudo aquilo que Nuno Galopim, consultor do festival, pôde revelar. Já Maria Ferreira, em nome da emissora, explicou que, à semelhança do que aconteceu nas duas semifinais, estas atuações serão pré-gravadas.

Os profissionais evidenciaram ainda que o maior desafio para esta transmissão foi “trazer um elemento cenográfico com mais de dois metros de Alcochete para este palco”, e que será utilizado por uma das canções em competição. O facto de a final, como é habitual desde 2017, não transitar para uma grande sala de espetáculos, tem levado vários fãs do festival a pedir aos artistas que repensem as suas atuações, tornando-as mais apelativas para o telespectador.

A Grande Final do Festival da Canção 2021 é transmitida este sábado, dia 6 de março, na RTP1. O Espalha-Factos continua a acompanhar todas as novidades do concurso, bem como da Eurovisão, num podcast especial, o EFVisão. Já se encontra disponível o último episódio do formato: