tweetstorms
Fotografia: D.R.

Super Follows. Nova funcionalidade do Twitter vai permitir subscrição de conteúdo exclusivo

A rede social Twitter planeia introduzir, ainda este ano, os Super Follows, onde os criadores podem cobrar aos seus seguidores por conteúdo exclusivo.

O anúncio aconteceu durante o primeiro Analyst Day virtual do Twitter, na passada quinta-feira (25), onde se falou sobre o futuro da empresa. Entre planos para os produtos, as estratégias e objetivos, Kayvon Beykpour, chefe de produtos da aplicação, anunciou que os Super Follows estariam disponíveis no final do ano de 2021.

Esta é uma nova funcionalidade baseada em subscrições, que permite aos titulares de conta cobrarem um valor aos seus seguidores, que lhes dará acesso a tweets exclusivos, à pertença em comunidades específicas e a newsletters. Este sistema de pagamento entre os criadores e seguidores é reminiscente de outras redes sociais populares, nomeadamente o Patreon, o YouTube e até o Facebook.

Fotografia: Twitter

Relativamente às Comunidades, parecem ser um modo de os utilizadores da aplicação se ligarem consoante os seus interesses. Sejam eles surf, gatos, causas sociais ou plantas, estas comunidades serão também orientadoras para novos utilizadores, que podem encontrar-se um pouco perdidos na rede social devido à sua natureza aberta. Lembram, também, os grupos do Facebook, uma parte importante da rede social de Mark Zuckerberg.

Fotografia: Twitter

Deste modo, o Twitter está claramente a explorar possibilidades de novas receitas inspirando-se em fórmulas que já se mostraram bem-sucedidas na sua concorrência. No entanto, segundo o consultor de media Matt Navarra, 88% da comunidade não estaria disposta a pagar para obter conteúdos premium, o que deixa bastante curiosidade sobre o futuro destes Super Follows.

“Somos lentos, não somos inovadores e não somos confiáveis”. É assim que Jack Dorsey, fundador da rede social, resume as três principais críticas de que o Twitter é alvo. Admite que, no passado, não têm sido muito inovadores, mas que têm um novo objetivo de apressar as novas funcionalidades que apresentam, de modo a que cheguem mais rápido aos utilizadores.

Para além dos Super Follows e das Comunidades, o Twitter afirmou existir mais para partilhar nos próximos meses. Em dezembro, a empresa também tinha vindo a testar uma versão beta de discussão por áudio, semelhante à fórmula de sucesso da aplicação Clubhouse.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
José Sócrates
José Sócrates entrevistado na TVI após a acusação da Operação Marquês