Cabeça de Batata
Fotografia: DIsney/Pixar

Sr. Cabeça de Batata perde o ‘Sr.’ e assume género neutro

A notícia foi dada pela Hasbro, a marca que produz o brinquedo.

A marca de brinquedos norte-americana Hasbro anunciou esta semana que vai lançar novas versões do conhecido brinquedo Sr. Cabeça de Batata – mas, desta vez, sem Sr., assumindo um género neutro.

Os criadores do Sr. Cabeça de Batata, Mr. Potato Head originalmente, anunciaram que vêm aí novas versões do brinquedo que ficou conhecido por ter participado no filme Toy Story. O brinquedo vai passar a chamar-se apenas Cabeça de Batata, excluindo o Sr., que remetia para uma identidade de género masculina.

A novidade surge no sentido de reforçar a igualdade de género e promover a inclusão. As novas versões do brinquedo vão continuar a permitir que os seus consumidores lhes removam os olhos, o nariz e a boca e continuam disponíveis os adereços originais característicos das versões mais conhecidas da Batata.

Para além disto, a Hasbro – marca responsável pela produção do brinquedo – garantiu que também vai surgir um novo conjunto de Cabeças de Batata, que vai permitir a criação de famílias completas. O kit vai incluir dois brinquedos adultos, um bebé e 42 acessórios, permitindo que “as possibilidades de criar a própria família” sejam infinitas graças à “mistura e ao amassamento de todas as partes e peças“.

Assim, o objetivo da empresa é garantir que as crianças podem imaginar e criar as famílias que queiram, sem género associado.

Cabeça de Batata
Os brinquedos poderão ser personalizados ao gosto de cada criança. | Fotografia: Hasbro

A Hasbro quer garantir que todos se sentem bem-vindos no mundo Potato Head, retirando, oficialmente, o nome da marca e logotipo Mr Potato Head para promover a igualdade de género e inclusão”, disse a empresa num comunicado citado pela CNN.

Uma maior inclusão no mundo dos brinquedos

A Hasbro não foi a primeira marca de brinquedos a implementar uma medida que reforce a igualdade de género. Também a Mattel – os criadores de Barbie – estão a trabalhar no sentido de lançar brinquedos, neste caso bonecas Barbie, mais inclusivas. Muitos foram aqueles que aplaudiram de pé esta medida, mas também houve pessoas que não se conformaram com a notícia, que gerou reações polarizadas nas redes sociais.

Todas as mudanças vão ser implementadas no início do outono deste ano, mas os tradicionais Cabeça de Batata vão continuar disponíveis para venda.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Audiências Bem Me Quer
Audiências. ‘Bem Me Quer’ lidera e sobe a programa mais visto do dia