Festival da Canção
Fotografias: Pedro Pina/RTP

Festival da Canção 2021: As últimas cinco músicas apuradas para a final

Estão escolhidos os restantes cinco finalistas do Festival da Canção 2021. Os temas ‘VOLTE-FACE’, ‘Joana do Mar’, ‘Não Vou Ficar’, ‘Por um Triz’ e ‘Dancing in the Stars’ transitam agora para a Grande Final de 6 de março e habilitam-se a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

Das dez músicas em competição na segunda semifinal, transmitida este sábado (27) em direto a partir do Estúdio 1 da RTP, apenas metade voltará a subir a palco, juntamente com as cinco canções escolhidas na primeira eliminatória. Repetindo o método de 2020, e à semelhança daquilo que acontece na Eurovisão, a estação pública revelou as cinco canções mais votadas, sem divulgar as respetivas pontuações. Os pontos de cada concorrente em ambas as semifinais serão anunciados após a final.

Conhece os últimos finalistas do certame:

EU.CLIDES – ‘VOLTE-FACE’ (Autor: Pedro da Linha)

Joana Alegre – ‘Joana do Mar’ (Autora e Intérprete)

Pedro Gonçalves – ‘Não Vou Ficar’ (Autor e Intérprete)

Carolina Deslandes – ‘Por um Triz’ (Autora e Intérprete)

NEEV – ‘Dancing in the Stars’ (Autor e Intérprete)

Modelo de Votação 50/50

As votações dos temas a concurso apresentam um esquema de 50/50. Ou seja, o voto é repartido de igual forma entre o público e os jurados escolhidos pela estação. Ambas as partes têm 50% de influência no resultado, com os votos a serem posteriormente convertidos em pontos, apenas conhecidos após a final.

No caso da Grande Final, as avaliações especializadas partirão de outro lote de jurados, que será associado a sete regiões diferenciadas do país, incluindo Portugal Continental e Ilhas. Em caso de empate, a organização mantém o mesmo método de decisão: “Nas semifinais passa o tema com maior pontuação do júri, enquanto que na final a canção que tiver tido mais votos do público será a vencedora”.

Lê também: Festival da Canção 2021. Conhece as vozes da segunda semifinal

Um destes cinco temas selecionados este sábado (27), ou um dos cinco que foram escolhidos no anterior (20) vai suceder a Elisa como vencedor e ter a oportunidade de representar o país no Eurovision Song Contest. Depois de cancelado pela primeira vez na sua história em 2020, o certame tem este ano vários cenários para a sua realização.

Espalha-Factos irá acompanhar todas as novidades do concurso, bem como da Eurovisão, num podcast especial, o EFVisão. Amanhã (28), ficará disponível o próximo episódio do formato, com análise à segunda gala. Até lá, podes ouvir os comentários sobre as primeiras canções selecionadas:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Netflix
‘The Crown’. Novo elenco inicia as gravações da quinta temporada ainda este ano