Estão escolhidos os restantes cinco finalistas do Festival da Canção 2021. Os temas ‘VOLTE-FACE’, ‘Joana do Mar’, ‘Não Vou Ficar’, ‘Por um Triz’ e ‘Dancing in the Stars’ transitam agora para a Grande Final de 6 de março e habilitam-se a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção.
Das dez músicas em competição na segunda semifinal, transmitida este sábado (27) em direto a partir do Estúdio 1 da RTP, apenas metade voltará a subir a palco, juntamente com as cinco canções escolhidas na primeira eliminatória. Repetindo o método de 2020, e à semelhança daquilo que acontece na Eurovisão, a estação pública revelou as cinco canções mais votadas, sem divulgar as respetivas pontuações. Os pontos de cada concorrente em ambas as semifinais serão anunciados após a final.
Conhece os últimos finalistas do certame:
EU.CLIDES – ‘VOLTE-FACE’ (Autor: Pedro da Linha)
Joana Alegre – ‘Joana do Mar’ (Autora e Intérprete)
Pedro Gonçalves – ‘Não Vou Ficar’ (Autor e Intérprete)
Carolina Deslandes – ‘Por um Triz’ (Autora e Intérprete)
NEEV – ‘Dancing in the Stars’ (Autor e Intérprete)
Modelo de Votação 50/50
As votações dos temas a concurso apresentam um esquema de 50/50. Ou seja, o voto é repartido de igual forma entre o público e os jurados escolhidos pela estação. Ambas as partes têm 50% de influência no resultado, com os votos a serem posteriormente convertidos em pontos, apenas conhecidos após a final.
No caso da Grande Final, as avaliações especializadas partirão de outro lote de jurados, que será associado a sete regiões diferenciadas do país, incluindo Portugal Continental e Ilhas. Em caso de empate, a organização mantém o mesmo método de decisão: “Nas semifinais passa o tema com maior pontuação do júri, enquanto que na final a canção que tiver tido mais votos do público será a vencedora”.
Lê também: Festival da Canção 2021. Conhece as vozes da segunda semifinal
Um destes cinco temas selecionados este sábado (27), ou um dos cinco que foram escolhidos no anterior (20) vai suceder a Elisa como vencedor e ter a oportunidade de representar o país no Eurovision Song Contest. Depois de cancelado pela primeira vez na sua história em 2020, o certame tem este ano vários cenários para a sua realização.
O Espalha-Factos irá acompanhar todas as novidades do concurso, bem como da Eurovisão, num podcast especial, o EFVisão. Amanhã (28), ficará disponível o próximo episódio do formato, com análise à segunda gala. Até lá, podes ouvir os comentários sobre as primeiras canções selecionadas: