Fotografia: Divulgação

‘O Grande Gatsby’ ganha nova adaptação em filme de animação

Realizado por William Joyce, o romance de F. Scott Fitzgerald volta a ser adaptado ao grande ecrã, num formato inédito.

O Grande Gatsby, clássico de literatura por F. Scott Fitzgerald, está de regresso ao grande ecrã. A DNEG Feature Animation irá transformar a obra numa longa-metragem de animação, levando os loucos anos 20 por caminhos inéditos.

Não, desta vez não é Leonardo DiCaprio quem vai encabeçar o elenco ao interpretar o magnânimo Jay Gatsby. Pouco se conhece ainda sobre as vozes que irão dar vida às personagens, embora a equipa do projeto destaque já alguns nomes sonantes. William Joyce, vencedor de um Óscar pela curta de The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (2011), é o realizador escolhido para a animação.

O argumento encontra-se a cargo de Brian Selznick, autor de volumes como Wonderstruck e A Invenção de Hugo Cabret. Michael Siegel e David Prescott juntam-se, de igual modo, a Joyce na equipa de produtores, pretendendo recriar O Grande Gatsby através de técnicas de produção na sua maioria virtuais.

O legado vivo de Fitzgerald

Num comunicado anexo ao anúncio do projeto, Joyce reforça o caráter singular da obra, ainda hoje capaz de mobilizar milhões de leitores. “Gatsby continua a lançar um feitiço poderoso, inédito em qualquer outro livro nas letras Americanas. Muito do poder de Gatsby provém do encantamento da prosa de Fitzgerald. Ele criou uma paisagem onírica viva que, até certo ponto, inebriou cineastas desde a era do cinema mudo”, afirma.

De facto, o realizador acredita que a animação poderá finalmente fazer justiça à obra. “As versões fílmicas prévias estavam constrangidas ao live action, mas animação inovadora pode finalmente concretizar a qualidade elusiva do romance”, conclui.

Os próximos anos afiguram-se bastante significativos para levar O Grande Gatsby a um público mais amplo. Devido ao romance ter passado a obra literária de domínio público no início do ano, a prequela Nick, escrita por Michael Farris Smith, foi autorizada a ver a luz do dia, abordando a vida de Nick Carraway antes de conhecer Gatsby.

O livro será ainda convertido em série, assinada pela A+E Studios e ITV Studios of America. A produção, desenvolvida pelo argumentista Michael Hirst, foca-se com mais profundidade na vida das várias personagens secundárias que compõem o romance.

Mais Artigos
BBC
Morreu o príncipe Philip. Como a BBC se prepara para anunciar a morte de um monarca