A Serra é a nova novela da SIC
Fotografia: SIC / Divulgação

‘A Serra’ “é um passo atrás na ficção da SIC”

A nova telenovela da SIC, intitulada A Serra, foi um dos temas do podcast Fita Isoladora, do Espalha-Factos, que saiu para as plataformas digitais esta quinta (25).

O painel habitual, constituído por João Malheiro, Pedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha, recebeu Sara Recharte, comentadora habitual para temáticas relacionadas com a ficção nacional, para analisar os primeiros episódios desta recente aposta do canal de Paço de Arcos.

A deceção acabou por ser a nota dominante na análise à estreia, principalmente quando comparada A Serra com recentes produtos de ficção da estação, como a telenovela Amor Amor ou a série O Clube, disponível na plataforma de streaming OPTO.

Eu não estava à espera de uma coisa tão má“, afirma Sara Recharte. “Personagens unidimensionais, que são blocos autênticos”, carateriza. “Temos aldeões muito tacanhos, muito pacatos, muito boa gente, e pessoas que vivem num hotel. Amor Amor veio trazer uma proletarização das classes nas novelas e A Serra estragou tudo“, conclui a comentadora.

“Aparece aqui uma visão mitificada da Serra e do Interior, há uma visão das famílias pobres que é de ‘pobretes, mas alegretes’. Em que temos pessoas, coitadinhas, muito pobrezinhas, mas muito felizes”, completa Pedro Miguel Coelho.

Este anfitrião do podcast aponta uma lista de falhas da produção, nomeadamente no que diz respeito a “uma neve obviamente falsa” ou “uma mistura aleatória de localizações“, ao mesmo tempo que aponta que esta “é a novela mais standard e mais cliché de sempre, só que passada na Serra“.

Guerra do streaming e ‘Tudo Pelo Vosso Bem’ também em discussão

O reforço do catálogo da Disney+, com os formatos incluídos no Star, também merece reflexão pelo painel do Fita Isoladora, que recebe Hugo Torres, subdiretor da Time Out e jornalista que acompanha as temáticas da televisão e do cinema, para estabelecer perspetivas sobre as próximas batalhas no combate entre os gigantes do streaming, nomeadamente a Disney, a Netflix e a HBO.

O regresso de Rosamund Pike, no papel de uma vilã que tem feito as delícias da internet em Tudo Pelo Vosso Bem, está também em análise, com a presença de Carolina Correia, diretora do Espalha-Factos, e André Santos, editor do site.

Todos os episódios do Fita Isoladora estão disponíveis para audição e subscrição nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

 

Mais Artigos
Audiências - Isto É Gozar Com Quem Trabalha
Audiências. ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha’ lidera o dia e marca máximos