Lúcia Moniz no FC 1997
Fotografia: RTP/ YouTube

Festival da Canção. Lúcia Moniz celebra 25 anos de ‘O Meu Coração Não Tem Cor’ na segunda semifinal

É a segunda melhor classificação nacional no Eurovision Song Contest e celebra em 2021 a redonda data de 25 anos. ‘O Meu Coração Não Tem Cor’ será interpretado por Lúcia Moniz na segunda semifinal do Festival da Canção, este sábado (27).

Como tem sido habitual nos últimos anos, e à semelhança do que aconteceu na primeira semifinal, a RTP tem feito uma aposta no regresso de vários dos representantes portugueses na maior competição de música do mundo. “Nesta semifinal mais uma memória inesquecível será evocada, com Lúcia Moniz a regressar ao Festival da Canção para interpretar “O Meu Coração Não Tem Cor”, a canção vencedora de 1996 que nesse ano representou Portugal no Festival da Eurovisão”.

Em comunicado, a estação pública relembra que o sexto lugar obtido nesse ano “representou então um recorde para a canção portuguesa”. O tema interpretado por Lúcia Moniz arrecadou um total de 92 pontos, apenas menos sete do que o terceiro classificado, num ano marcado pela sétima e última vitória da Irlanda até hoje. O recorde nacional apenas foi superado mais de 20 anos depois, precisamente com a vitória de Salvador Sobral com ‘Amar Pelos Dois’, em 2017.

Novos concorrentes, apresentadores e comentadora digital

Para a segunda eliminatória, de onde serão escolhidos os últimos cinco finalistas do Festival da Canção 2021, são mais dez os temas a concurso, numa cerimónia conduzida por Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. Na Green Room, onde todos os candidatos esperam pelos resultados, Inês Lopes Gonçalves mantém-se como anfitriã, papel que voltará a ocupar na Grande Final, a 6 de março.

Emissão digital Festival da Canção
A emissão digital começa às 21h de dia 27 nas plataformas da RTP. Créditos: Divulgação

Em simultâneo à transmissão televisiva, é possível assistir a uma emissão especial online na RTP Play, YouTube e Facebook do Festival da Canção e Twitter da RTP Play. A transmissão digital, a cargo de Joana Martins, é “totalmente realizada por via remoto” e conta com a presença com um painel de comentadores e “conteúdos exclusivos para apresentar”. Bernardo Pereira continua no painel e Isabel Campelo estreia-se na emissão.

A segunda semifinal do Festival da Canção 2021 é transmitida este sábado (27) na RTP1, pelas 21h. ‘Por um Triz’ (Carolina Deslandes), ‘I Got Music’ (Da Chick), ‘Joana do Mar’ (Joana Alegre), ‘A Vida Sem Acontecer’ (Graciela), ‘Dancing in the Stars’ (Neev), ‘VOLTE-FACE’ (EU.CLIDES), ‘Não Vou Ficar’ (Pedro Gonçalves), ‘Jasmim’ (Tainá), ‘Mundo Melhor’ (Ariana) e ‘Com um Abraço’ (Ana Teresa) competem pela qualificação.

No mesmo dia, à tarde, regressa o formato Hoje Há Festival, com apresentação de João Paulo Rodrigues e Vera Fernandes. Serão várias as atuações musicais de ex-vencedores do festival e outros convidados, como as Nonstop, Aurea, Rita Guerra e Leonor Andrade.

Podes acompanhar todas as novidades do Festival da Canção e da Eurovisão no novo podcast do Espalha-Factos. O EFVisão está disponível em todas as plataformas digitais e conta com análises, flash interviews e outros formatos de informação. Ouve aqui o último episódio, narrado por Pedro Miguel Coelho, um dos vários anfitriões:

Mais Artigos
Festa é Festa
‘Festa é Festa’ já tem data de estreia na TVI