Whatsapp

WhatsApp. Quais as consequências para quem não aceitar a nova política de privacidade?

As alterações na política de privacidade do WhatsApp, anunciadas no início de 2021, têm deixado vários utilizadores insatisfeitos e provocado o crescimento de outras aplicações de trocas de mensagem como o Signal e o Telegram.  No entanto, apesar das críticas, a empresa anunciou agora o que irá acontecer aos usuários da aplicação que não aceitem a nova política.

Desta forma, a empresa afirma que aqueles que não aceitarem a política até dia 15 de maio deixarão de poder enviar ou ler mensagens, sendo que continuarão a poder receber notificações e chamadas.

No entanto, apesar dos utilizadores poderem continuar a receber notificações e chamadas, a empresa revelou ao jornal digital TechCrush que tal irá ser por um “curto período de tempo“. Assim, todas as funcionalidade irão ser progressivamente eliminadas, de forma a que a aplicação perca a total funcionalidade.

Para além disso, o WhatsApp anunciou que as contas daqueles que não aceitem a nova política de privacidade não irão ser apagadas, bem como esclareceu que os utilizadores poderão aceitar a política a qualquer momento, mesmo depois de 15 de maio.

A nova política de privacidade

A principal questão que levantou uma onda de revolta relativamente às alterações na política de privacidade do WhatsApp é o facto desta atualização prever a partilha de dados de conversas dos utilizadores com o Facebook, dono da aplicação.

Esta partilha de dados permite serem armazenados nos servidores do Facebook informações que poderão posteriormente ser utilizadas para fins publicitários.

No entanto, no site da aplicação de conversas, face às várias questões dos utilizadores, a empresa deixou claro que “A atualização da política não afeta, de forma alguma, a privacidade das mensagens trocadas com amigos ou familiares. Em vez disso, esta atualização inclui alterações relacionadas com a troca de mensagens empresariais no WhatsApp, que é opcional, e assegura uma maior transparência sobre a forma como recolhemos e utilizamos os dados”.

Assim, esta mudança no WhatsApp surge apenas para conversas com contas empresariais, sendo que todo o tipo de conversas entre utilizadores continuarão a ser encriptadas.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Concerto de homenagem a Dolly Parton está a caminho da Netflix