João Paulo Rodrigues
Fotografia: SIC

João Paulo Rodrigues vai apresentar ‘Não te Esqueças da Letra’ na RTP

RTP vai apresentar um novo formato de concurso musical, adaptado do formato americano Don’t Forget the LyricsNão te Esqueças da Letra. O programa vai ser apresentado por João Paulo Rodrigues e ainda não tem data de estreia.

Depois de apresentar Missão 100% Português ao lado de Vera Kolodzig Hoje é Domingo!Não te Esqueças da Letra é o novo desafio de João Paulo Rodrigues na RTP, segundo a informação avançada por uma fonte do canal à revista Maria. O formato vai ser, tal como o nome indica, um concurso de karaoke que vai testar os conhecimentos musicais de todos aqueles que conseguem decorar as letras de todas as músicas que lhes passam pelos ouvidos.

O programa ainda não tem uma data de estreia anunciada, mas deverá iniciar as gravações em breve. Para além disso, a Maria desvenda ainda mais uma novidade: Não te Esqueças da Letra não vai ser o substituto de Joker, o formato de Vasco Palmeirim que deve chegar ao fim ainda este ano, após três anos no ar. Tudo aponta para que o novo concurso venha a ser transmitido pela RTP1 ao sábado, pelas 21 horas, segundo informações da RTP.

Duas fases, dois concorrentes e um prémio máximo de 10 mil euros

Não te Esqueças da Letra vai ser um concurso em duas fases. Na primeira, o público vai conhecer dois concorrentes que vão ter de lutar entre si para conquistar o maior número de pontos disponíveis possíveis para poder passar à seguinte fase. Para isso, vão contar com “cinco categorias e uma canção surpresa. Cada categoria tem uma diferente pontuação associada e inclui duas canções”, tal como revela o regulamento do programa.

De entre as duas músicas apresentadas, os concorrentes vão poder selecionar a que querem interpretar, acompanhados ao vivo por uma banda e com a letra projetada em monitor. Quando a letra desaparece e a banda para de tocar, o candidato tem de completar as palavras em falta. “Se acertarem em todas as palavras em falta, arrecadam os pontos associados. Se falharem uma ou mais palavras em falta, não ganham nenhum ponto nessa categoria. Cada jogador escolhe duas categorias para tentar somar o maior número de pontos”, avança ainda o regulamento.

A primeira fase fica concluída com uma música adicional, igual para ambos os participantes. Neste momento, o objetivo é cantar o maior número de palavras corretas, sem interrupções ou erros, porque cada palavra corresponde a um ponto.

O candidato a arrecadar mais pontos avança para a segunda e última fase, onde conta já com um prémio mínimo de 500 euros e um máximo de 10 mil euros. Contudo, para alcançar o prémio final, o participante vai ter de ultrapassar várias etapas sem falhar, pois quando tal acontece, mantém-se no mesmo patamar. Para combater a dificuldade e o nervosismo, há a possibilidade de recorrer a três ajudas: a de um amigo ou familiar que esteja presente em estúdio, a de revelação de duas em falta, ou ainda receber três hipóteses de escolha.

O novo formato é um desafio para aqueles que pensam que conhecem as letras das canções mais populares do mundo “de trás para a frente”, uma vez que, quando há dinheiro em jogo, tudo muda. Não te Esqueças da Letra deverá estrear ainda durante o mês de março. Vai ser transmitido aos sábados, a partir das 21 horas, e conta até ao momento com 15 episódios programados.

Mais Artigos
steven spielberg
Steven Spielberg. O que já se sabe sobre o novo filme autobiográfico