A Serra Bem Me Quer
A Serra venceu contra Bem Me Quer (Fotografia: Montagem - SIC / TVI)

‘A Serra’ é parecida com ‘Bem Me Quer’? “Começámos em janeiro de 2020”, afirma Daniel Oliveira

A Serra estreou na SIC esta segunda-feira, dia 22 de fevereiro e foi um sucesso de audiências. No entanto, rapidamente foram apontadas semelhanças em relação à telenovela da TVIBem Me Quer. Na conferência de imprensa de apresentação do novo produto de ficção, Daniel Oliveira refere o fator coincidência, mas não deixa de lembrar que o canal de Paço de Arcos começou a produzir antes.

A nova novela da estação de Paço de Arcos chegou ao pequeno ecrã na noite desta segunda-feira e promete trazer “o que Portugal de melhor tem“, em complementaridade com Amor Amor. Na trama escrita por Inês Gomes e produzida pela SP Televisão, Fátima (Júlia Palha) é a protagonista. A jovem trabalha na queijaria da família, que passa por dificuldades económicas. Esta premissa não lhe é estranha? Acontece que no formato da QuatroBem Me Quer, a protagonista Maria Rita (Kelly Bailey) está na mesma situação e tem o mesmo trabalho.

Mas ainda há mais semelhanças. Um dos pontos fortes da nova história da SIC é a “paixão inevitável” que cresce entre Fátima e Tomás (José Mata). No entanto, o jovem rico está noivo de Mariana (Carolina Carvalho), filha de Carlota Pereira Espinho (Sofia Alves), “a mulher mais poderosa da Serra”, e rival de Fátima. Também na telenovela da TVI acontece algo parecido ou até igual: Maria Rita apaixona-se por David, também numa boa posição económica, que está noivo de Vera (Bárbara Branco), filha de Mercedes (São José Correia), uma mulher com vários poderes.

Na conferência de imprensa de apresentação de A Serra, quando confrontado com as semelhanças em relação ao produto da TVI, uma aposta de Nuno Santos e a primeira telenovela com Cristina Ferreira no papel de diretora de Entretenimento e Ficção da estação de Queluz de Baixo, o diretor geral de Programas da SIC adianta que a ideia surgiu no canal em 2019.

“Acho curioso na medida em que como sabem nós começámos a gravar esta novela em janeiro de 2020, tanto as primeiras imagens como a premissa da história. Provavelmente a história andava pelo ar e alguém agarrou na mesma ideia”, afirma.

Bem Me Quer, no ar desde outubro na TVI, começou a ser gravada em agosto, na cidade de Aveiro. Cristina Ferreira, a diretora de programas que lançou esta aposta de ficção na Quatro, ainda estava no canal de Paço de Arcos nos primeiros sete meses do ano passado. No entanto, Júlia Palha, atual protagonista da nova aposta da ficção, também só se juntou ao elenco da SIC em outubro.

“Às vezes acontece estas coincidências num mercado tão competitivo. Não me lembro de ter acontecido, mas aconteceu agora”, acrescenta ainda Daniel Oliveira. Para além disso, o responsável da estação de Paço de Arcos defende que a história conta com valores corretos e originalidade. “Nós não alterámos a nossa convicção de que estávamos a fazer uma história certa, com os valores certos e original, não nos desviámos do caminho só porque havia alguma pedra no caminho”, sublinha.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Vento Norte
‘Vento Norte’. Entre a pré-ditadura e os loucos anos 20, conhece a nova série da RTP