Documentário
Fonte: Netflix

‘Pelé’. Netflix lança documentário sobre o astro do futebol

A Netflix estreia um documentário sobre um dos maiores jogadores da história do futebol mundial esta terça-feira (23). O foco da produção é a carreira de Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido por Pelé. Trata-se de um dos dois melhores jogadores do século da FIFA, além de Maradona.

Pelé, novo documentário original Netflix, revisita o extraordinário período em que Pelé, até hoje o único a ganhar três Copas do Mundo como jogador, passou de jovem craque em 1958 a herói nacional durante uma era radical e turbulenta da história brasileira“. É esta a apresentação do documentário feita pela plataforma de streaming.  O trailer de promoção do filme mostra imagens do jogador canarino com a camisola da seleção.

O percurso de Pelé desde o início das conquistas na seleção é o mote principal do filme. O documentário revela a transformação de um jovem prodígio de 17 anos, que se estreou na seleção em 1958, até ao tricampeonato mundial. Um percurso que não deixou de ter mágoas. O jogador viu-se privado de jogar na Europa e nas melhores equipas do mundo que o pretendiam, como o Real Madrid, o AC Milan e o Manchester United, por ser considerado “tesouro nacional“.

O presidente Jânio Quadros usou a expressão para classificar o considerado ‘rei do futebol’. O astro acabou por fazer a carreira, no clube de sempre, o Santos. Só perto de ‘pendurar as chuteiras’ saiu do Brasil para jogar, nos Estados Unidos da América, no New York Cosmos. Ao todo, o futebolista fez mais de 1200 golos como profissional de futebol.

Documentário Netflix
Fonte: Santos FC/site

Sucesso na seleção marcou carreira

Documentário Netflix
Fonte: Domício Pinheiro/Estadão Conteúdo /

O atleta conseguiu atingir os maiores sucessores da carreira pela seleção canarinha. De 1958 a 1970, foram três os Mundiais ganhos pelo Brasil com Pelé a ser a figura de proa. O projeto conta com declarações dos protagonistas das conquistas e que privaram com o astro brasileiro. Amarildo, Jairzinho e Mário Zagallo deixaram os seus testemunhos como colegas que compartilharam o balneário na seleção e viveram com Pelé os feitos no torneio mundial. A obra inclui também depoimentos do próprio internacional brasileiro e de familiares e jornalistas que viveram bem de perto a época de ouro do futebol do país irmão.

Pelé , um documentário “íntimo, inspirador, emotivo, leve“, como refere o site da Netflix , tem a duração de uma hora e 48 minutos. O projeto foi produzido pela Pitch Productions produziu com David Tryhorn e Ben Nicholas como produtores executivos. O cineasta Kevin Macdonald, vencedor de uma estatueta por Oscar de Melhor Documentário de Longa metragem em 2000 por Munique, 1972: Um Dia em Setembro dirigiu o projeto.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Graça Freitas
Graça Freitas dá ‘Grande Entrevista’ na RTP3 um ano depois da chegada da pandemia