Fotografia: D.R.

Mensagem de Lisboa. Chegou o novo jornal online dedicado à capital

Esta segunda-feira (22), foi lançado o jornal online Mensagem de Lisboa, fundado por Catarina Carvalho e Ferreira Fernandes, antigos membros da direção do Diário de Notícias. A publicação digital é totalmente dedicada à capital do país e pretende pôr em destaque o jornalismo comunitário.

No verão de 2020, relata o site do Mensagem de Lisboa, o grupo empresarial O Valor do Tempo “queria dinamizar a vida cultural do café A Brasileira do Chiado e um grupo de jornalistas acreditava que havia muito que fazer no jornalismo local”. Neste contexto, surge o Mensagem de Lisboa, composto por jornalistas tanto experientes como jovens, e por variados colaboradores, com a objetivo de “homenagear a cidade de Lisboa”.

Catarina Carvalho, ex-diretora executiva do Diário de Notícias e diretora da nova publicação, explica ao Meios e Publicidade que “em Portugal há muito tempo que deixou de existir jornalismo local”. A Mensagem compromete-se a dar luz às histórias da cidade, dos “que cá moram, nasceram e trabalham, os que chegaram e ficaram, os que partiram e aqui deixaram o coração”. Para além disso, pretende levar a cabo jornalismo comunitário, “com debates, reuniões de vizinhos, conferências e, até, teatro”, realçam no manifesto de apresentação ao projeto.

O jornal, com redação na Rua Augusta, na Baixa de Lisboa, e sede no café A Brasileira do Chiado, é constituída por uma equipa de sete membros: a Catarina Carvalho e Ferreira Fernandes juntam-se os jornalistas Álvaro Filho, Catarina Reis, Frederico Raposo, Nuno Mota Gomes e Nuno Saraiva, cartunista. Mensagem de Lisboa conta, ainda, com vários colaboradores e cronistas, entre os quais Ana Bárbara Pedrosa, Afonso Reis Cabral, António Araújo, Rita Côrte-Real e Susana Moreira Marques.

O projeto, que se descreve como criador de “jornalismo aberto à cidade”, arranca com apoio de uma bolsa do Facebook Journalism Project e com outras parcerias, como o projeto Newspack da Google, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Lisbon School of Design – LSD e a Nova-IMS.

A editora do novo jornal online está em negociações com o Sapo, para que possa apoiar outros projetos em desenvolvimento, como newsletters e um podcast. No entanto, as receitas, explica a diretora, não provêm da venda de notícias, mas sim da pertença à comunidade. Um membro desta comunidade tem vantagens, como o acesso às reuniões e debates organizados ou ter um papel nas entrevistas levadas a cabo. O título de membro custará cerca de seis euros por mês.

Desta forma, Mensagem de Lisboa pauta pela sua matriz dinâmica e envolvente da comunidade nas histórias retratadas. O primeiro evento organizado acontece a 3 de março, pelas 18h30, onde os inscritos poderão estar presentes na reunião aberta de redação.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Mariana Monteiro
Mariana Monteiro apresenta o ‘Estamos em Casa’ desta semana