Festival da Canção 2021 Sónia Araújo e Jorge Gabriel
Fotografia: Pedro Pina / RTP

‘Festival da Canção’ ganha 100 mil espectadores face a 2020

O Festival da Canção 2021 começou com uma semifinal que teve mais 135 mil espectadores que a primeira emitida no ano anterior, mas perdeu 0,6 pontos percentuais no que diz respeito ao share, o que indica que a emissão foi menos competitiva.

Mas, se a audiência foi maior, porque é que o share desceu? Porque, fruto do confinamento geral, o consumo televisivo está mais alto. É por isso que, mesmo perdendo peso em quota de mercado, o concurso para escolher o representante português na Eurovisão aumentou o número de espectadores.

A emissão conduzida por Sónia Araújo e Jorge Gabriel marcou 7% de audiência média e 12,5% de share, contra 5,6% de audiência média e 13,1% de share da semifinal emitida em 2020. A primeira metade da emissão, com a apresentação das canções, manteve-se em torno dos 800 mil espectadores, mas a segunda hora, preenchida por recaps e poucas atuações musicais, acabou por perder fôlego e, depois de revelados os finalistas, já eram menos de 400 mil espectadores a sintonizar o canal público.

Apesar das variações, o Festival da Canção acabou por manter sempre o terceiro lugar, e com resultados superiores àqueles que a RTP regista habitualmente ao sábado. O share foi mais elevado no Alentejo (18,8%), mais baixo em Lisboa (11,1%), no que a regiões diz respeito. Nas faixas etárias, o festival foi líder entre os maiores de 75 anos (25,3% de share) e teve mais dificuldades no público dos 4 aos 14 (7,4% de share).

Quando observamos classes sociais, houve grande equilíbrio, com o Status AB (15,6%) a registar os melhores valores e o E (9,9%) os piores, o que indica uma maior adesão ao concurso musical por parte das classes mais altas.

A RTP1 terminou o dia em terceiro, com 10,2% de share. A liderança sorriu à TVI, que chegou aos 19,2% em dia de aniversário.

Festival domina trends

O Festival da Canção foi o tema mais pesquisado na área do Entretenimento durante o dia de sábado, mostram os dados do Google Trends. À hora da publicação desta notícia, já editada no domingo (21), o programa continua em segundo lugar nesse top de tendências.

No Twitter, durante a noite, o programa da RTP foi também líder das trends, mantendo-se entre os temas mais comentados desde as 21h até às cinco da manhã. No ano passado, durante a final do evento, a hashtag #FestivaldaCanção chegou a figurar nos temas mais comentados em Espanha, Reino Unido, França e Porto Rico.

Notícia atualizada às 14h39 com informações sobre métricas digitais.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
João Manzarra em A Máscara
Opinião. Quando cai ‘a máscara’