Ordem Moral
Fotografia: RTP/Flickr

TVCine Edition celebra língua portuguesa em ‘Semana da Língua Materna’

No dia 21 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Língua Materna. Com o TVCine Edition, a celebração estende-se a toda a semana, com um especial que reúne cinco filmes que comemoram o melhor da língua portuguesa.

“Uma língua é muito mais do que um meio de comunicação: é a condição mesma da humanidade. Nela se sedimentam os nossos valores, as nossas crenças, a nossa identidade”, declara a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay. É neste seguimento que o TVCine Edition apresenta o Especial Semana da Língua Materna, entre 21 e 25 de fevereiro, sempre às 22 horas, com cinco filmes portugueses.

Tudo começa com Ordem Moralde Mário Barroso (21). Seguem-se O Fim Do Mundode Basil da Cunha (22), Amantes Na Fronteirade Atsushi Funahashi (23), Benzinhode Gustavo Pizzi (24). O especial termina com o filme Caminhos Magnétykosde Edgar Pêra (25).

Ordem Moral – Dia 21 – 22h

Ordem Moral
Fotografia: RTP/Flickr

O filme conta a história verídica de Maria Adelaide Coelho da Cunha(Maria de Medeiros), a abastada herdeira do Diário de Notícias. Em 1918, Maria Adelaide abandona a família para viver com o motorista, 26 anos mais novo. Semanas depois, é encontrada e internada no hospício Conde de Ferreira pelo marido e dada como louca pelos hospitais de Júlio de Matos, Egas Moniz e Sobral Cid, condição que sempre negou. Apesar de tentar combater este desfecho, o marido acaba por conseguir vender o jornal e entregá-lo ao serviço dos poderes que irão instituir a ditadura poucos anos depois.

O Fim do Mundo – Dia 22 – 22h

No trabalho de Basil da Cunha, Spira (Michel David Pires Spencer) é um rapaz de 18 anos que, depois de passar os últimos oito anos a cumprir pena numa casa de correção,  regressa ao bairro da Reboleira, Amadora, onde vive a família. Todos ficam contentes com o regresso do rapaz e tentem fazê-lo sentir-se em casa. Todos menos Kikas, um dos maiores traficantes do bairro, que o considera uma ameaça e vai fazer de tudo para que Spira não seja aceite.

Amantes na Fronteira – Dia 23 – 22h

Amantes na Fronteira TVCine Edition

Esta produção conjunta entre Portugal e o Japão apresenta dois casais distintos mas muito parecidos: uma mulher portuguesa que se apaixona pelo criado japonês em pleno século XVIII e uma mulher portuguesa que vive um romance com um homem japonês no ano de 2020. Ambos os casais veem o romance terminar de forma trágica, por razões de diferenças de classe social, nacionalidade, entre outros obstáculos. Do mesmo modo, ambas as mulheres vão planear uma vingança contra aqueles que arruinaram a sua vida.

Benzinho – Dia 24 – 22h

No filme de Gustavo PizziIrene Klaus são um casal que vive feliz com os quatro filhos, apesar de todas as dificuldades contra as quais têm de lutar todos os dias. No entanto, um dia tudo muda: Fernando, o filho de 16 anos, é convidado para jogar numa equipa profissional de andebol na Alemanha e Irene não está preparada para se ver afastada dele. Os sentimentos negativos da mulher vão então destabilizar todo o ambiente familiar.

Caminhos Magnétykos – Dia 25 – 22h

Alba Baptista em Caminhos Magnétykos
Alba Baptista em Caminhos Magnétykos

No final deste especial, o TVCine Edition traz a história de Raymond (Dominique Pinon), um homem francês na casa dos 60 anos de idade que vive em Portugal com a esposa e a filha, Catarina (Alba Baptista). A rapariga de 21 anos está prestes a casar-se com um homem rico. No entanto, pouco a pouco, Raymond começa a arrepender-se de ter concordado com um casamento que apenas olha ao lado financeiro em mente e começa a viver num grande pesadelo.

Mais Artigos
Do Contra
‘Do Contra’. O regresso de ‘Contra Informação’ faz-se no digital