Festival da Canção 2021
Fotografias: Pedro Pina/RTP

Festival da Canção 2021: As primeiras cinco músicas apuradas para a final

São já conhecidos os primeiros cinco finalistas do Festival da Canção 2021. Os temas ‘Love is on My Side’, ‘Na Mais Profunda Saudade’, ‘Dia Lindo’, ‘Saudade’ e ‘Contramão’ transitam agora para a Grande Final de 6 de março e habilitam-se a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

Das dez músicas em competição na primeira semifinal, transmitida este sábado (20) em direto a partir do Estúdio 1 da RTP, apenas metade terá a oportunidade de voltar a subir a palco. Repetindo o método de 2020, e à semelhança daquilo que acontece na Eurovisão, a estação pública revelou as cinco canções mais votadas, sem contudo divulgar as respetivas pontuações. Os pontos de cada concorrente em ambas as semifinais serão anunciados após a final.

Conhece os primeiros finalistas do certame:

The Black Mamba – ‘Love is on My Side’ (Autor: Tatanka)

Valéria – ‘Na Mais Profunda Saudade’ (Autor: Hélder Moutinho)

Fábia Maia – ‘Dia Lindo’ (Autora e Intérprete)

Karetus & Romeu Bairos – ‘Saudade’ (Autores: Karetos)

Sara Afonso – ‘Contramão’ (Autor: Filipe Melo)

Modelo de votação 50/50

As votações dos temas a concurso apresentam um esquema de 50/50. Ou seja, o voto é repartido de igual forma entre o público e os jurados escolhidos pela estação. Ambas as partes têm 50% de influência no resultado, com os votos a serem posteriormente convertidos em pontos, apenas conhecidos após a final. O mesmo irá acontecer na segunda semifinal, que acontece dia 27 de fevereiro.

No caso da Grande Final, as avaliações especializadas partirão de outro lote de jurados, que será associado a sete regiões diferenciadas do país, incluindo Portugal Continental e Ilhas. Em caso de empate, a organização mantém o mesmo método de decisão: “Nas semifinais passa o tema com maior pontuação do júri, enquanto que na final a canção que tiver tido mais votos do público será a vencedora”.

Lê também: Festival da Canção 2021. Quem são as vozes da primeira semifinal?

Um destes cinco temas selecionados este sábado (20), ou um dos cinco a serem selecionados no próximo (27) vai suceder a Elisa como vencedor e ter a oportunidade de representar o país no Eurovision Song Contest. Depois de cancelado pela primeira vez na sua história em 2020, o certame internacional tem este ano vários cenários para a sua realização.

Espalha-Factos irá acompanhar todas as novidades do concurso, bem como da Eurovisão, num podcast especial, o EFVisão. Amanhã (21), ficará disponível o próximo episódio do formato, com análise à primeira gala.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Barack Obama e Bruce Springsteen
Barack Obama e Springsteen juntos em podcast do Spotify