Troféu Festival da Canção 2021
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Festival da Canção 2021: Quem lidera no YouTube antes das semifinais?

Com o aproximar da primeira semifinal do Festival da Canção 2021, intensificam-se as apostas dos fãs acerca daqueles que serão os primeiros concorrentes a conquistar um lugar na Grande Final de 6 de março.

Uma das principais plataformas de medição da popularidade dos temas junto do público é o YouTube, onde há cerca de um mês foram divulgadas todas as músicas a concurso. Em 2019, ‘Telemóveis’ destacou-se claramente dos outros temas, alcançando mais tarde a vitória em Portimão. Mas em 2020, a vantagem de Bárbara Tinoco, que lhe garantiu a vitória do televoto em Elvas, não foi suficiente para conquistar o troféu.

No entanto, parece seguro atestar que a edição deste ano não está a gozar do mesmo entusiasmo nos espectadores, pelo menos a partir daquilo que este barómetro digital permite analisar. A canção com mais visualizações de 2021 tem menos 70 mil views do que a terceira mais vista de 2020, praticamente na mesma altura do ano.

Karetos e Romeu Bairos
‘Saudade’ é o tema com mais visualizações no YouTube do Festival da Canção / Fotografia: Karetus

São três os temas a concurso que se destacam dos restantes, precisamente por serem os únicos que superaram a barreira das 100 mil visualizações. ‘Saudade’ é a canção mais vista com 157 mil visualizações. Muito próxima, apenas com uma diferença de 3 mil visualizações, está ‘Por um Triz’ (são 154 mil). Finalmente, o pódio fica completo com ‘Dancing in the Stars’, que reúne um total de 127 mil visualizações.

Contrariamente ao ano anterior, onde Bárbara Tinoco tinha uma grande vantagem em relação ao segundo mais visto, desta vez o cenário encontra-se muito mais em aberto. O tema dos Karetus com Romeu Bairos é então aquele que ocupa o primeiro lugar, seguido de perto por Carolina Deslandes. Com alguma distância, Neev ocupa o terceiro lugar, garantindo um afastamento confortável em relação à quarta canção mais ouvida.

Seguem-se outras três canções, as únicas que mesmo não chegando ao patamar de 100 mil views, têm contudo mais de 50 mil. São elas ‘Não Vou Ficar’ de Pedro Gonçalves (próximo das 80 mil visualizações), ‘Contramão’ de Sara Afonso (54 mil) e ainda ‘Love is on My Side’ dos The Black Mamba, com 51 mil visualizações.

‘Por Um Triz’ chegou a ser o tema mais visto, ocupando agora o segundo lugar / Fotografia: Beatriz Silva

Todos os restantes temas posicionam-se abaixo das 50 mil visualizações. Por ordem decrescente, encontram-se as canções ‘Cheguei Aqui’ (49 mil), ‘Na Mais Profunda Saudade’ (47 mil), ‘Joana do Mar’ (45 mil), ‘VOLTE-FACE’ (41 mil), ‘Mundo’ (35 mil), ‘Claro Como Água’, ‘Livros’ e ‘I Got Music’ (empatadas com 34 mil), ‘Dia Lindo’ (31 mil), ‘A Vida Sem Acontecer’ e ‘Girassol’ (ambas com 30 mil). Por último, e com as mesmas 27 mil visualizações, estão os temas ‘Com um Abraço’, ‘Mundo Melhor’ e ‘Jasmim’.

Estes dados permitem perceber que as duas semifinais parecem equilibradas, com os temas aparentemente mais apreciados pelo público a estarem consideravelmente distribuídos por ambas as galas. Na primeira meia final, os Karetos, os The Black Mamba e Sara Afonso parecem ter vantagem para chegar à Grande Final. O mesmo acontece com Carolina Deslandes, Neev e Pedro Gonçalves na segunda.

Contudo, é importante salvaguardar que este não deixa de ser apenas um medidor de popularidade, por entre os vários possíveis, e que o júri é responsável por metade das pontuações, o que deixa tudo em aberto. É importante referir ainda que, sendo o Festival da Canção um programa de televisão, as atuações ao vivo podem mudar por completo as preferências dos espectadores.

NEEV
‘Dancing in the Stars’ é o terceiro tema mais visto / Fotografia: Divulgação // Mike Ghost

A primeira semifinal do Festival da Canção 2021 começa este sábado (20), com a segunda eliminatória agendada para o dia 27 de fevereiro. A Final, onde será escolhido o sucessor de Elisa, decorre dia 6 de março, pela primeira vez desde a renovação do formato dentro de estúdio, devido à atual situação epidemiológica.

Ouve o EFVisão, novo podcast do EF sobre o Festival da Canção:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
ticket to paradise
‘Ticket to Paradise’. George Clooney e Julia Roberts juntos em nova comédia romântica