Rita Guerra

Festival da Canção 2021. Já são conhecidos os jurados das semifinais

A RTP anunciou esta quinta-feira (18) os seis elementos do júri responsável por avaliar os temas a concurso em ambas as semifinais do Festival da Canção.

Uma vez mais, e à semelhança do que tem sido a regra desde a renovação do formato em 2017, o lote de jurados apresenta um conjunto de nomes ligado, direta ou indiretamente, ao mundo da música. Para lá de vocalistas e músicos, onde se encontram normalmente ex-participantes do concurso, o painel é composto ainda por alguns profissionais cujo trabalho está interligado com a área, sejam críticos, jornalistas especializados ou radialistas.

O destaque vai para dois históricos representantes portugueses no Festival Eurovisão da Canção. São eles Paulo de Carvalho, que venceu em 1974 com ‘E Depois do Adeus’ e em 1977 com ‘Portugal no Coração’ (aqui integrando o grupo Os Amigos), e ainda Rita Guerra, que em 2003 se tornou na primeira concorrente nacional a não cantar exclusivamente em português na Eurovisão. O tema ‘Deixa-me Sonhar’ foi interpretado, em parte, em inglês.

Repetindo a velha máxima de ter como jurados os compositores vencedores do ano anterior – Luísa Sobral, Isaura e Conan Isíris fizeram parte do painel em 2018, 2019 e 2020, respetivamente – Marta Carvalho, que venceu na última edição com ‘Medo de Sentir’, passa agora de concorrente a jurada. Também NBC, que ficou em segundo lugar em 2019, faz parte do lote de especialistas.

Finalmente, a lista de profissionais fica completa com Vanessa Augusto, radialista na Antena 3 e apresentadora do programa Eléctrico, da RTP1, e a fotojornalista da revista BLITZ Rita Carmo.

Modelo de votação 50/50

As votações dos temas a concurso irão manter o esquema de 50/50. Ou seja, o voto será repartido entre o público e os jurados escolhidos pela estação. No caso da Grande Final, as avaliações especializadas partirão de outro lote de jurados, que será associado a sete regiões diferenciadas do país, incluindo Portugal Continental e Ilhas.

Em caso de empate, a organização mantém o mesmo método de decisão: “Nas semifinais passa o tema com maior pontuação do júri, enquanto que na final a canção que tiver tido mais votos do público será a vencedora”.

No entanto, e no que diz respeito aos votos nas semifinais, o objetivo é o de seguir os passos do Eurovision Song Contest e não revelar as pontuações individuais daqueles que conquistarem um lugar na final. A RTP explica que “as pontuações obtidas pelas canções, tanto no voto do júri como no voto do público, apenas serão reveladas depois da grande final no site oficial do Festival da Canção”.

Atuações das semifinais podem ser usadas na Final

Em pleno Estado de Emergência provocado pela pandemia do novo coronavírus, a RTP viu-se obrigada a adotar medidas de segurança concordantes com as normas da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Segundo o site ESC Portugal, uma das regras tomadas pela estação pública para a realização do evento é a testagem de todos os participantes antes do início dos ensaios, sendo que, no caso de um teste positivo ao SARS-CoV-2, o candidato em questão fica impossibilitado de participar no certame. No entanto, no caso de a testagem positiva ou a necessidade de isolamento profilático acontecer entre a respetiva semifinal e a Final, a gravação da prestação na semifinal será utilizada na transmissão da Grande Final.

Com os ensaios para a primeira semifinal já em curso, os candidatos apenas podem entrar nas instalações da RTP quinze minutos antes da sua hora prevista, de forma a evitar o elevado fluxo de pessoas. Cada participante terá ao seu dispor um camarim individual, por entre os vários distribuídos pelos pisos da sede. As deslocações de todos os intervenientes também serão reduzidas ao essencial e apenas os intérpretes podem prescindir de máscara durante as atuações.

O Festival da Canção 2021 decorre nos dias 20 e 27 de fevereiro (semifinais) e 6 de março (final). O Espalha-Factos irá acompanhar todas as novidades do concurso, bem como da Eurovisão, num podcast especial. Está já disponível o episódio piloto do EFVisão, apresentado por Tiago Serra Cunha, uma das vozes do formato.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Documentário
‘Pelé’. Netflix lança documentário sobre o astro do futebol