All Together Now
Fotografia: Divulgação

‘All Together Now’. Programa tem estrutura com mais de 20 câmaras e 150 microfones

All Together Now chega a Portugal em março e vai poder ser visto nas noites de domingo da TVI, com apresentação de Cristina Ferreira. O concurso musical, descrito como “o maior acontecimento televisivo do ano”, envolve uma estrutura com dezenas de câmaras de alta tecnologia e centenas de microfones no estúdio da Altice Arena.

Este é um formato com uma componente técnica relevante, especialmente na captação de imagem. A gravação de cada programa envolve 19 câmaras, um drone, uma steady cam e uma grua e ainda um carro de exteriores equipado com as “câmaras mais sofisticadas do mercado”, explica a TVI.

Além disso, Portugal é o segundo país entre todos os que já adaptaram o programa a incluir uma banda ao vivo. Tendo em conta esse aspeto, e existindo um painel de 100 jurados, são utilizados 150 microfones, coordenados por três régies de áudio.

All Together Now
Uma das dezenas de câmaras utilizadas nas gravações do programa. | Fotografia: Reprodução/TVI

Gravado na Sala Tejo da Altice Arena, a maior sala de espetáculos do país, o formato produzido pela Shine Iberia ocupa um dos maiores cenários televisivos vistos a nível nacional, com cerca de 2500 metros quadrados. André Soares Ferreira, realizador, admite no comunicado da estação que as características do programa se assumem como um “enorme desafio em termos de realização” e reforça que é isso que o transforma numa “experiência única”.

100 jurados e medidas de segurança

O maior painel de jurados alguma vez visto num talent-show é presidido, na versão portuguesa, pela fadista Gisela João, conforme anunciou a Diretora de Entretenimento e Ficção do Canal na apresentação do programa à imprensa, na passada sexta-feira (12).

All Together Now
Fotografia: TVI/Divulgação

A classificar a prestação dos concorrentes estão ainda personalidades da música, da representação, da dança, do entretenimento e da informação. Rita Pereira, Diana Lucas, Ricardo Soler, Paulo Sousa, Vanessa Silva, Diana Monteiro, Pedro Gonçalves, Lurdes Baeta e Pedro Teixeira são alguns dos 100 jurados do programa, cujas gravações ainda estão a decorrer.

O programa esteve envolvido em polémica depois de a Direção-Geral de Saúde ter revelado não ter sido consultada em relação à permissão para o início de gravações. Sobre este assunto, Cristina Ferreira explicou na apresentação do concurso que todos os protocolos de segurança estão a ser cumpridos e acrescentou que não está preocupada com a perceção pública em relação às medidas tomadas.

A Media Capital acrescenta no comunicado que, como tal, a gravação de cada programa exige muitas horas, motivada pela necessidade de cumprir as regras de contenção relativas à Covid-19: “Para que seja cumprido à risca o protocolo de segurança, desde a chegada à Altice Arena até à entrada em palco, passando pela caracterização, tudo é feito com calma e dividindo os concorrentes em grupos”.

All Together Now vai ocupar os domingos à noite a partir de março, ainda em data a definir. A estação promete “atuações inesquecíveis, reações emocionantes e momentos de humor”. Este concurso é um original britânico e já foi adaptado em cerca de 15 países, como Brasil, França e Itália.

Mais Artigos
Personagem negra de ‘Os Simpsons’ já não terá a voz de ator branco