Festival
Adelaide Ferreira | Fotografia: Pedro Pina/RTP

RTP1 celebra sábados de Festival da Canção com emissão especial

O Festival da Canção 2021 está quase a arrancar e a RTP1 tem preparadas várias emissões especiais para anteceder as noites do concurso. Hoje Há Festival vai para o ar a partir das 15h nas tardes de a 20 e 27 de fevereiro e 6 de março, dia em que vão para o ar as semifinais e a Grande Final.

Apresentado por João Paulo Rodrigues e Vera Fernandes – dupla encarregue por Hoje é Domingo, formato dos fins-de-semana do canal público -, esta versão do programa nos sábados de Festival pretende reviver alguns dos momentos mais marcantes do evento, sob o mote da edição deste ano, #OFestivaléNosso.

Festival
João Paulo Rodrigues e Vera Fernandes são os apresentadores da emissão especial. | Fotografia: Pedro Pina/RTP

Além de recordar as histórias do Festival da Canção desde o primeira ano, com convidados em estúdio, serão também recordadas as músicas vencedoras das últimas 54 edições. Pelo palco vão passar Paulo de Carvalho, Cláudia Pascoal, Elisa, Adelaide Ferreira, Rui Drumond ou Rui Bandeira, que vão interpretar os temas com os quais venceram o certame.

A estação pretende ainda “reviver as edições” onde participaram artistas como DulcePontes, Lúcia Moniz, Carlos Mendes, Eduardo Nascimento ou António Calvário, explica nas informações do programa. Os temas serão interpretados “pelas novas gerações de cantores”.

O primeiro Hoje Há Festival é emitido a partir das 15h deste sábado (20), dia da primeira semifinal do concurso, na RTP1.

O que se sabe sobre esta edição

As semifinais do Festival da Canção 2021 estão marcadas para os dias 20 e 27 de fevereiro, transmitidas a partir do Estúdio 1 da RTP. Cada eliminatória apura cinco canções para um total de dez concorrer na Grande Final, agendada para dia 6 de março.

Depois da revelação das canções e intérpretes que vão dar voz aos temas dos autores selecionados para esta edição do Festival, a RTP já revelou a ordem em que os temas vão ser cantados.

Serão 20 compositores a competir pela vitória no certame, que apura o representante português na próxima edição do Festival Eurovisão da Canção, que acontece em maio em Roterdão, nos Países Baixos. A RTP garantiu a presença de Portugal no concurso europeu, que tem planeados vários cenários para que o festival aconteça mesmo em situação pandémica.

EFVisão, o novo podcast do Espalha-Factos sobre o Festival

Em vésperas do arranque de mais uma edição do Festival da Canção, o Espalha-Factos lança o EFVisão, um podcast especial de acompanhamento de todas as novidades da Eurovisão e da apuração nacional.

O novo espaço de áudio vai estar no ar todas as segundas-feiras de manhã com o resumo dos acontecimentos do fim de semana, com anfitriões rotativos. Além do noticiário semanal, o podcast contará com programas de análise e rescaldo das noites festivaleiras.

Ouve aqui o primeiro episódio:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
The Crown
‘The Crown’. Este seria o ator escolhido pelo príncipe Harry para o interpretar