Fotografia: Anders Hellberg

PBS e BBC produzem documentário sobre Greta Thunberg

BBC e PBS vão produzir documentário sobre da adolescente pelo clima

Depois de Eu Sou a Greta, da Hulu, a BBC e a PBS vão produzir um novo documentário sobre Greta Thunberg. Greta Thunberg: A Year to Change the Worldtítulo provisório, o documentário conta a luta pela justiça climática, desde os 16 anos da ativista até aos dias de hoje.

Segundo a Deadline, o documentário será dividido em três partes, que contarão a história de Greta Thunberg, contextualizada por uma equipa de cientistas, que explicam a ciência por detrás da missão da ativista. No entanto, o documentário terá “momentos mais calmos“, que exploram o que está por detrás dos discursos de Greta, assim como as suas reflexões sobre vida, enquanto uma adolescente diferente da norma. Citado pela Deadline, o produtor executivo do documentário, Rob Lidell, disse que “fazer isto com a Greta é um privilégio extraordinário“, pois “é conseguir uma visão interior do que é ser um ícone mundial“.

De acordo com a mesma fonte, as gravações recuperam filmagens desde 2019, quando Greta tinha apenas 16 anos, pois a sua luta foi sempre acompanhada pelas câmaras. Do mesmo modo, a equipa de gravações esteve presente na sua casa, na Suécia, durante o confinamento, devido à pandemia de covid-19.

Segundo a PBS, o documentário pretende mostrar “em primeira mão, as consequências da mudança climática“, pelos olhos de Greta. Assim, a equipa de gravação visita, ao lado da ativista, “lugares onde o impacto da mudança climática é óbvio, tanto para a natureza como para a humanidade“. Para isso, Greta entra em contacto com realidades como a da “indústria de petróleo canadense“, ou “minas de carvão europeias“, e “glaciares dos Estados Unidos“, em zonas como o Montana.

Citado pela própria estação, o diretor de conteúdo da PBS, Bill Gardner, disse “através do estudo científico de Greta, temos um entendimento mais profundo dos problemas causados pelas alterações climáticas“, assim como um entendimento do “caminho complexo, para resolver este problema“.

O documentário será um especial do Dia da Terra e estreia a 22 de abril deste ano, nos Estados Unidos. Até ao momento, não há informações sobre a estreia do documentário em Portugal.

Mais Artigos
Terra Nossa
Audiências. Generalistas quebram em dia de Porto x Sporting