Haruki Murakami
Fotografia: Divulgação

Murakami e Bossa Nova, a fórmula para descontrair durante o isolamento

O escritor japonês Haruki Murakami lança esta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, uma experiência musical online. Murakami Jam – Blame it on the Bossa Nova promete duas horas de Bossa Nova, conversa e, ainda, a leitura do conto 1963/1982 – A Rapariga de Ipanema, onde o autor relata um encontro imaginário com a protagonista da célebre canção de Tom Jobim

Lisa Ono, artista de bossa nova, os pianistas de jazz Junko Onishi e Yosuke Yamashita e a cantora Miu Sakamoto são apenas mais alguns dos artistas a marcar presença nesta sessão organizada no âmbito do programa Murakami Radio, emitido de dois em dois meses e que tem Murakami como DJ

Haruki Murakami revelou, na apresentação e gravação do projeto, que o ritmo da Bossa Nova foi algo que o ajudou a lidar com a pandemia, sendo o mote desta sessão musical a partilha deste momento relaxante. “Como estes são tempos de ansiedade, espero que consigam descontrair, nem que seja só por um instante, ouvindo as músicas que escolhi, explicou.

O evento, gravado no domingo (14) na Tokyo Fm, contou um público de 100 fãs, escolhidos através de sorteio. Os restantes seguidores de Murakami poderão assistir à sessão legendada em inglês a partir do dia 17 de fevereiro e até ao dia 24 do mesmo mês, disponível no site da estação de rádio. O bilhete custa 4000 mil ienes, cerca de 30 euros. 

Durante a emissão, o escritor de 72 anos partilha alguns pormenores da sua vida pessoal, as suas rotinas durante a pandemia e a sua perspetiva sobre a música, arte pela qual não esconde a sua paixão: “Penso sinceramente que a boa música ajuda a curar e aumenta a bondade latente em cada ser humano”, considera.

O autor de culto, traduzido em mais de 50 línguas, é aclamado pela crítica, sendo constantemente referido como possível vencedor do Nobel da Literatura. Embora o derradeiro prémio da literatura ainda não conste na biografia de Murakami, muitos são os importantes galardões internacionais que lhe foram atribuídos, como os prémios Franz Kafka, Jerusalém e Hans Christian Andersen. 

Kafka à Beira Mar, A Morte do Comendador, 1Q84, Norwegian Wood e a mais recente obra A Menina dos Anos são alguns dos mais reconhecidos títulos de Murakami. 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Festival da Canção
Festival da Canção 2021: As últimas cinco músicas apuradas para a final