Normal People Dia dos Namorados

Dia dos Namorados. Filmes e séries que mostram o lado difícil do amor

Tal como o amor, o Dia dos Namorados pode ser entusiasmante, mas também complicado. Pode ser divertido, ou trazer sentimentos contraditórios. O Espalha-Factos sugere 11 séries e filmes que desafiam o clássico conceito de final feliz, e mostram como nem sempre o amor é tão simples como na maioria das comédias românticas.

Blue Jay (2016)

Blue Jay Dia dos Namorados
Sarah Paulson e Mark Duplass em Blue Jay (Fotografia: Netflix).

Sarah PaulsonMark Duplass interpretam dois antigos namorados que voltam a encontrar-se na sua cidade natal. Outrora um casal do secundário, os dois estão em fases muito diferentes da vida, mas mantêm a cumplicidade e a intimidade que sempre tiveram. A felicidade, a nostalgia, a mágoa, e o desgosto andam de mãos dadas neste retrato romântico a preto e branco. O drama é um original da Netflix.

Newness (2017)

Newness Dia dos Namorados
Laia Costa e Nicholas Hoult em Newness (Fotografia: Netflix)

Numa altura em que as aplicações de encontros dominam a vida social de muitos jovens, dois millennials vão tentar fazer uma relação funcionar, com todos os desafios que isso implica. É a primeira vez que realmente encontram alguém que se transforma em mais do que um encontro de uma noite. Mas o aborrecimento instala-se na relação e decidem experimentar algo novo: ter uma relação aberta.

O drama com Nicholas Hoult e Laia Costa questiona os limites de uma relação tradicional e retrata como é difícil chegar ao “final feliz”. Está disponível na Netflix.

6 Years (2015)

6 Years
Fotografia: Netflix

Tudo parece perfeito na vida deste jovem casal. Cresceram juntos, e agora iniciam a vida adulta após seis anos de relação. Mas os tempos do secundário já passaram, e a realidade das oportunidades profissionais, a violência, e a traição vão fazê-los questionar o amor ideal que sempre tiveram. O drama conta com Taissa Farmiga e Ben Rosenfield nos papéis principais, com realização e argumento de Hannah Fidell (A Teacher). Está disponível na Netflix.

Malcolm & Marie (2021)

Malcolm & Marie
Fotografia: Netflix | Divulgação

ZendayaJohn David Washington brilham neste drama íntimo filmado durante o primeiro confinamento nos EUA. O filme segue MalcolmMarie, um casal que conversa, discute, e reflete sobre a sua relação em apenas uma noite. A linha entre o amor e o ódio é difícil de distinguir, e este casal mostra como uma relação pode ser bonita, mas também complicada.

Numa Relação (2018)

Emma Roberts no filme Numa Relação
Fotografia: Divulgação

Este filme independente americano é uma comédia com algum drama à mistura. Conta a história de dois casais, e mostra como as atividades mais simples podem importar para o futuro de uma relação. Numa Relação apresenta-nos, sem filtros, os amores e desamores de quatro pessoas, durante o verão. É protagonizado por Emma RobertsMichael Angarano, Dree Hemingway e Patrick Gibson.

Está disponível no TVCine+ e é exibido a 15 de fevereiro no TVCine Top, às 23h45.

The Five-Year Engagement (2012)

Dia dos Namorados
Emily Blunt e Jason Segel

Há filmes que terminam com o pedido de casamento — e acabaram felizes para sempre. Mas para esta comédia, o noivado é apenas o início. Tom (Jason Segel) e Violet (Emily Blunt) vão provar que organizar um casamento não é assim tão fácil, à medida que vários imprevistos impedem que se casem, durante cinco anos.

The Five Year-Engagement mostra-nos como nunca devemos apressar as decisões no que toca ao amor e que, acima de tudo, temos de seguir os nossos sonhos. Está disponível na Netflix, conta com nomes como Chris Pratt, Allison Brie, Mindy Kaling  e Dakota Johnson, e é um verdadeiro feel good movie com uma lição valiosa.

Soulmates (2020-)

Soulmates
Sarah Snook como Nikki, Kingsley Ben-Adir como Franklin em Soulmates. Fotografia: Jorge Alvarino/AMC

Descrita como um Black Mirror do romance, esta série antológica apresenta-nos uma realidade alternativa. No futuro, há um teste que diz quem é a nossa alma gémea. Em cada episódio, conhecemos personagens diferentes que terminam ou começam relações por causa deste teste. E começamos a questionar o que faz realmente uma relação funcionar.

A série foi exibida no canal AMC entre novembro e dezembro de 2020.

Servant (2019-)

Servant Dia dos Namorados
Toby Kennel e Lauren Ambrose em Servant.

Uma escolha menos óbvia para o Dia dos Namorados, mas que vale a pena. Servant segue a vida de um casal que lida com uma tragédia que lhes causa grandes problemas no casamento. Enquanto tentam refazer a sua vida, uma força misteriosa entra no lar. Comédia, terror e drama com Rupert GrintToby Kennel e Lauren Ambrose, que nos faz questionar o quão longe iríamos por quem mais amamos, e se conseguiríamos reconhecer uma relação a apodrecer à frente do nosso nariz.

A série está disponível na Apple TV+.

Normal People (2020)

Normal People Dia dos Namorados
Fotografia: HBO/Divulgação

Baseada no romance homónimo de Sally Rooney, Normal People mostra como dois jovens se vão conhecendo a si próprios e um ao outro, numa complicada relação que cresce com eles. Marianne (Daisy Edgar-Jones) e Connell (Paul Mescal) são de diferentes classes sociais, de diferentes grupos na escola, mas há qualquer coisa que os puxa sempre um para o outro. Há vários desafios que os afastam, e outros que voltam a juntá-los. Um retrato belo e cru do que é a intimidade, e do que é crescer.

A minissérie está disponível na HBO Portugal.

After Life (2019-)

Kerry Godliman e Ricky Gervais em After Life
(Fotografia: Divulgação/Netflix)

E se encontrarmos o amor da nossa vida, mas ela acabar por morrer? A comédia dramática de Ricky Gervais mostra o que acontece a Tony após a sua mulher Lisa morrer inesperadamente. O jornalista vai recordando os melhores momentos, à medida que luta para sobreviver sem ela. A série está disponível na Netflix.

Fleabag (2016-2019)

Fleabag da Amazon Prime Video
Fotografia: Reprodução/D.R.

Numa onda igualmente trágica a igualmente cómica, temos Fleabag. A série de Phoebe Waller-Bridge segue a vida de uma jovem rapariga que tenta ultrapassar a morte da melhor amiga, encontrar o seu lugar no mundo, e que acaba por apaixonar-se por alguém que nunca poderá amá-la de volta. A série está disponível na Amazon Prime Video e tem tudo o que precisamos no Dia dos Namorados: dá para rir, para chorar, e para sonhar.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Manuel Luís Goucha
Goucha relembra início de carreira na TVI: “Não tive humildade suficiente”