Tal como o amor, o Dia dos Namorados pode ser entusiasmante, mas também complicado. Pode ser divertido, ou trazer sentimentos contraditórios. O Espalha-Factos sugere 11 séries e filmes que desafiam o clássico conceito de final feliz, e mostram como nem sempre o amor é tão simples como na maioria das comédias românticas.
Blue Jay (2016)

Sarah Paulson e Mark Duplass interpretam dois antigos namorados que voltam a encontrar-se na sua cidade natal. Outrora um casal do secundário, os dois estão em fases muito diferentes da vida, mas mantêm a cumplicidade e a intimidade que sempre tiveram. A felicidade, a nostalgia, a mágoa, e o desgosto andam de mãos dadas neste retrato romântico a preto e branco. O drama é um original da Netflix.
Newness (2017)

Numa altura em que as aplicações de encontros dominam a vida social de muitos jovens, dois millennials vão tentar fazer uma relação funcionar, com todos os desafios que isso implica. É a primeira vez que realmente encontram alguém que se transforma em mais do que um encontro de uma noite. Mas o aborrecimento instala-se na relação e decidem experimentar algo novo: ter uma relação aberta.
O drama com Nicholas Hoult e Laia Costa questiona os limites de uma relação tradicional e retrata como é difícil chegar ao “final feliz”. Está disponível na Netflix.
6 Years (2015)

Tudo parece perfeito na vida deste jovem casal. Cresceram juntos, e agora iniciam a vida adulta após seis anos de relação. Mas os tempos do secundário já passaram, e a realidade das oportunidades profissionais, a violência, e a traição vão fazê-los questionar o amor ideal que sempre tiveram. O drama conta com Taissa Farmiga e Ben Rosenfield nos papéis principais, com realização e argumento de Hannah Fidell (A Teacher). Está disponível na Netflix.
Malcolm & Marie (2021)

Zendaya e John David Washington brilham neste drama íntimo filmado durante o primeiro confinamento nos EUA. O filme segue Malcolm e Marie, um casal que conversa, discute, e reflete sobre a sua relação em apenas uma noite. A linha entre o amor e o ódio é difícil de distinguir, e este casal mostra como uma relação pode ser bonita, mas também complicada.
Numa Relação (2018)

Este filme independente americano é uma comédia com algum drama à mistura. Conta a história de dois casais, e mostra como as atividades mais simples podem importar para o futuro de uma relação. Numa Relação apresenta-nos, sem filtros, os amores e desamores de quatro pessoas, durante o verão. É protagonizado por Emma Roberts, Michael Angarano, Dree Hemingway e Patrick Gibson.
Está disponível no TVCine+ e é exibido a 15 de fevereiro no TVCine Top, às 23h45.
The Five-Year Engagement (2012)

Há filmes que terminam com o pedido de casamento — e acabaram felizes para sempre. Mas para esta comédia, o noivado é apenas o início. Tom (Jason Segel) e Violet (Emily Blunt) vão provar que organizar um casamento não é assim tão fácil, à medida que vários imprevistos impedem que se casem, durante cinco anos.
The Five Year-Engagement mostra-nos como nunca devemos apressar as decisões no que toca ao amor e que, acima de tudo, temos de seguir os nossos sonhos. Está disponível na Netflix, conta com nomes como Chris Pratt, Allison Brie, Mindy Kaling e Dakota Johnson, e é um verdadeiro feel good movie com uma lição valiosa.
Soulmates (2020-)

Descrita como um Black Mirror do romance, esta série antológica apresenta-nos uma realidade alternativa. No futuro, há um teste que diz quem é a nossa alma gémea. Em cada episódio, conhecemos personagens diferentes que terminam ou começam relações por causa deste teste. E começamos a questionar o que faz realmente uma relação funcionar.
A série foi exibida no canal AMC entre novembro e dezembro de 2020.
Servant (2019-)

Uma escolha menos óbvia para o Dia dos Namorados, mas que vale a pena. Servant segue a vida de um casal que lida com uma tragédia que lhes causa grandes problemas no casamento. Enquanto tentam refazer a sua vida, uma força misteriosa entra no lar. Comédia, terror e drama com Rupert Grint, Toby Kennel e Lauren Ambrose, que nos faz questionar o quão longe iríamos por quem mais amamos, e se conseguiríamos reconhecer uma relação a apodrecer à frente do nosso nariz.
A série está disponível na Apple TV+.
Normal People (2020)

Baseada no romance homónimo de Sally Rooney, Normal People mostra como dois jovens se vão conhecendo a si próprios e um ao outro, numa complicada relação que cresce com eles. Marianne (Daisy Edgar-Jones) e Connell (Paul Mescal) são de diferentes classes sociais, de diferentes grupos na escola, mas há qualquer coisa que os puxa sempre um para o outro. Há vários desafios que os afastam, e outros que voltam a juntá-los. Um retrato belo e cru do que é a intimidade, e do que é crescer.
A minissérie está disponível na HBO Portugal.
After Life (2019-)

E se encontrarmos o amor da nossa vida, mas ela acabar por morrer? A comédia dramática de Ricky Gervais mostra o que acontece a Tony após a sua mulher Lisa morrer inesperadamente. O jornalista vai recordando os melhores momentos, à medida que luta para sobreviver sem ela. A série está disponível na Netflix.
Fleabag (2016-2019)

Numa onda igualmente trágica a igualmente cómica, temos Fleabag. A série de Phoebe Waller-Bridge segue a vida de uma jovem rapariga que tenta ultrapassar a morte da melhor amiga, encontrar o seu lugar no mundo, e que acaba por apaixonar-se por alguém que nunca poderá amá-la de volta. A série está disponível na Amazon Prime Video e tem tudo o que precisamos no Dia dos Namorados: dá para rir, para chorar, e para sonhar.