Dá Tempo ao Tempo

Dia dos Namorados. 14 filmes românticos para ver com a cara metade

2021 continua um ano cheio de restrições. Contudo, o romance não está fora da equação. Se ainda não tens planos para o Dia dos Namorados, que tal agarrares uma manta e sentares-te no sofá com a tua alma gémea a ver um filme? O Espalha-Factos fez uma lista de 14 obras cinematográficas que vos vão aquecer o coração.

Trilogia Antes (1995)

Esta é a história de dois jovens: Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy). Conhecem-se num comboio e começam a falar, mas para não terem de ficar por ali, Jesse propõe que passem a noite em Viena, até à manhã seguinte. Ela aceita e assim Antes do Amanhecer mostra que o amor pode surgir das maneiras mais espontâneas.

Nove anos depois da estreia do filme, é lançado Antes do Anoitecer, que continua a história das duas personagens. Agora em Paris, Jesse e Celine voltam a encontrar-se e a acender a chama da paixão. Embora tenham estado separados durante vários anos, nunca se esqueceram um do outro. Ora, isto é a prova de que o amor à primeira vista existe mesmo.

De forma a concluir a trilogia, surge Antes da Meia Noite, que nos explica que nem sempre o amor é fácil e bom, mas que tudo isto faz parte da vida de um casal. A trilogia é uma ótima maneira de passar o Dia dos Namorados. Antes do Amanhecer

Notting Hill (1999)

Em segundo lugar na lista do Dia dos Namorados está um clássico: Notting Hill. Esta é a história da atriz Anna Scott (Julia Roberts) e de Will (Hugh Grant), o dono de uma livraria. Certo dia, o destino dos dois cruza-se, e a atração sentida por eles faz com que se comecem a ver mais vezes.

Entre idas e vindas, o casal apaixona-se, contudo, o relacionamento torna-se complicado, já que inúmeros problemas surgem no seu caminho. Mesmo assim, o filme mostra que por muitos desafios que se enfrente, o amor vence sempre.

Notting Hill está disponível para aluguer no Google Play Movies, Youtube, Apple TV+Rakuten TV e videoclube da MEO.

notting hill

10 Coisas Que Odeio Em Ti (1999)

10 Coisas Que Eu Odeio Em Ti  narra a vida de Kat ( Julia Stiles), uma rapariga complicada e que não deixa que nenhum rapaz se aproxime dela. Certo dia, com base numa aposta com outro colega, Patrick (Heath Ledger), o misterioso bad-boy da escola, tenta conquistá-la. O que começa por ser uma aposta, acaba por se tornar num intenso romance que revela que mesmo os corações mais gelados podem ser derretidos, quando encontramos a nossa cara metade.

O filme pode ser assistido na Disney+ ou alugado na Google Play Movies, Apple TV+, Youtube e Rakuten TV.

Dia dos Namorados: 10 Coisas que eu odeio em ti

A Minha Namorada Tem Amnésia (2004)

Henry (Adam Sandler) vê a sua vida mudar quando conhece Lucy (Drew Barrymore) e a convida para tomar um café. O mais estranho é que, quando se reencontram, ela diz que não o conhece. Assim, Henry descobre que Lucy teve um acidente e que só tem memória do que acontece em 24h.

No entanto, isso não o impede de se apaixonar por ela e de começar um grande romance. O filme mostra o personagem principal a lutar todos os dias pelo amor de Lucy, sem nunca desistir, tal como todas as relações devem ser.

A Minha Namorada Tem Amnésia pode ser alugado na Apple TV+ ou na Rakuten TV.

Dia dos Namorados: a minha namorada tem amnésia

O Diário da Nossa Paixão (2004)

Diário da Nossa Paixão é um filme que demonstra que quando encontramos o nosso verdadeiro amor, não importa quantos anos passem, ele fará sempre parte das nossas vidas. O filme acompanha a história da jovem e rica Allie Hamilton (Rachel McAdams) e de Noah Calhoun (Ryan Gosling), um pobre operário. Durante o verão, os dois apaixonam-se, no entanto, este amor rapidamente chega ao fim, uma vez que a família de Allie os obriga a separar.

Sete anos depois, quando Noah volta à cidade, Allie decide ir visitá-lo, apesar de estar noiva. Quando se voltam a ver, a chama do amor de juventude reacende e agora ela tem de decidir com quem quer ficar para o resto da vida.

Dia dos Namorados: o diario da nossa paixao

P.S. I Love You (2007)

P.S. I Love You narra a vida de Holly Kennedy, uma jovem feliz e realizada. Holly casou-se com Gerry, mas este fica doente e morre, deixando-a sozinha. Todavia, antes de falecer, ele deixa à esposa uma série de cartas.

Embora o gesto tenha sido romântico, a mãe e as amigas de Holly acham que as cartas a mantêm presa ao passado. Aquilo que só a personagem principal sabe, é que são as cartas que a estão a ajudar a aliviar a dor. Apesar de não parecer o típico filme de Dia dos Namorados, é uma história de superação que mostra que o amor perdura por muito tempo, mesmo depois das pessoas partirem.

Dia dos Namorados: p.s. i love you

Dia dos Namorados (2010)

Com um elenco variado, este filme mostra como vários casais passam o Dia dos Namorados, seja com as suas caras metade, seja solitários ou até felizes por não terem ninguém. O enredo começa com um pedido de casamento de Reed (Ashton Kutcher), a Morely (Jessica Alba), mas passa também por casais com relações não tão sérias e por pessoas que odeiam este dia.

É um filme para todo o tipo de pessoa e que pode ser alugado no videoclube da MEO, na Google Play Movies, no Youtube e Rakuten TV.

Dia dos Namorados

Dá Tempo ao Tempo (2013)

Tim (Domhnall Gleeson) faz parte de uma família em que todos os homens são capazes de viajar até ao passado. Quando ele descobre que possui esta habilidade começa a aproveitar as oportunidades que perdeu.

É a partir daí que conhece Mary (Rachel McAdams) e se apaixona perdidamente por ela. De forma a tornar a relação perfeita, ele usa e abusa do seu dom para corrigir qualquer erro que cometa. Os dois acabam por casar, mas é só à medida que envelhece que Tim percebe que a autenticidade dos sentimentos não tem preço e que a dor e a mágoa têm um papel fundamental na vida de um casal.

O filme pode ser visto na Netflix, ou alugado na Apple TV+Rakuten TV.

Dá Tempo ao Tempo

A Culpa é das Estrelas (2014)

A Culpa é das Estrelas narra a vida de Hazel (Shailene Woodley) e Gus (Ansel Elgort), dois adolescentes que se conhecem num grupo de apoio a pessoas com cancro. Por causa da sua doença, Hazel sempre descartou a ideia de se envolver com alguém, contudo, Gus rouba-lhe o coração e os dois apaixonam-se. A sua história de amor espera-se curta devido à fase terminal em que ambos se encontram, mas isso não os impede de passarem os últimos momentos juntos.

Embora o Dia dos Namorados seja para festejar, este filme vai deixar uma lágrima no canto do olho. A Culpa é das Estrelas está disponível na HBO Portugal.

A Culpa é das Estrelas HBO Portugal

Carol (2015)

Passado nos anos 50, este filme conta a história de Carol Aird (Cate Blanchett), uma mulher que está a passar por um divórcio, após o seu marido ter descoberto que ela teve um caso com uma amiga. Certo dia, Carol conhece a jovem Therese (Rooney Mara), e as duas sentem uma atração imediata.

Assim, começam a aproximar-se cada vez mais e apaixonam-se. Farta de esconder a sua relação, Carol convida Therese a fazer uma viagem, na qual as duas se entregam ao amor e são levadas a tomar a maior decisão das suas vidas.

Carol é o primeiro filme LGBT desta lista e mostra que o amor é mais forte do que a a opinião da sociedade.

Dia dos Namorados: Carol

Viver Depois de Ti (2016)

Viver Depois de Ti conta a história de Louisa (Emilia Clarke), uma jovem que é contratada como assistente domiciliária de Will (Sam Cliflin), um homem que devido a um grave acidente de mota ficou confinado a uma cadeira de rodas. Inicialmente, a relação dos dois mostra-se complicada, no entanto, as loucuras de Louisa suavizam o coração de Will e revelam-se um antídoto contra a sua depressão. O filme pode ser assistido na HBO Portugal.

Dia dos Namorados: viver depois de ti

Call Me By Your Name (2017)

Na continuidade de filmes LGBT temos Call Me By Your Name. Esta história conta a paixão vivida entre Elio (Timothée Chalamet) e Oliver (Armie Hammer). O pai de Elio é um antropólogo que, todos os verões, convida um aluno para ficar hospedado em sua casa por algumas semanas, para acompanhar os seus estudos.

Naquele ano, o escolhido foi Oliver e Elio fica encarregue de lhe mostrar as redondezas. Durante as semanas que se seguem, começa a sentir-se uma química entre os dois, e embora a tentem ignorar, a paixão torna-se demasiado forte para resistir.

Call Me By Your Name é outro filme que pode deixar-te de coração despedaçado, uma vez que não tem o final desejado. Apesar disso, o filme que pode ser visto na Netflix, tem já confirmada uma sequela.

Call Me By Your Name
Imagem: Divulgação / Sony Pictures Classics

A Todos os Rapazes (2018)

Lara Jean (Lana Condor) é uma adolescente que, desde criança, escreve cartas de amor para os rapazes que já amou, mas nunca as envia. Um dia, as cartas são misteriosamente enviadas para todos eles, o que faz com que lhe venham pedir explicações.

Numa tentativa desesperada de evitar lidar com uma das suas crushes, decide fingir uma relação com Peter Kavinsky (Noah Centineo), que também recebeu uma carta. Peter aceita porque quer fazer ciúmes à sua ex, no entanto, à medida que passam mais tempo juntos, os dois começam a ganhar sentimentos um pelo outro.

Mas a história de A Todos os Rapazes não fica por aqui. No segundo filme, intitulado P.S. Ainda Te Amo, a narrativa complica-se com o aparecimento de John Ambrose McClaren, uma das cinco paixões de Lara Jean que também recebeu uma carta.

Quanto ao terceiro e último filme da saga, chegou à Netflix mesmo a tempo do Dia dos Namorados. Todos os filmes podem ser assistidos na Netflix.

A Todos os Rapazes Que Amei PS Ainda Te Amo
Imagem: Divulgação Netflix

Love, Simon (2018)

Simon (Nick Robinson) é um jovem americano que esconde ser gay. Um dia, ao ler um texto num blog de um colega anónimo da sua escola, que revela que também é homossexual, sente que existe finalmente alguém com quem se pode conectar. Assim, começa a trocar mensagens com ele, ao mesmo tempo que tenta descobrir a sua identidade. Depois de semanas a conversarem, os dois rapazes apaixonam-se, mesmo sem nunca se terem visto.

A lista de filmes para o Dia dos Namorados acaba assim com mais uma história LGBT que demonstra que o medo é o nosso maior inimigo, mas que no fim o amor vence sempre. O filme pode ser assistido na Google Play Movies, Apple TV+, Youtube, Rakuten TV, ou videoclube da MEO. Chega à Disney+ a 23 de fevereiro.

Love, Simon

Mais Artigos
Estes são os melhores especiais de comédia para ver em streaming