Dia dos Namorados em confinamento celebrar o amor
Fotografia: Courtney Coles/Unsplash

Dia dos Namorados. Como celebrar o amor em confinamento

Mais um ano passa e mais um Dia dos Namorados chega. Este domingo (14) celebra-se o dia mais romântico do ano em condições ligeiramente diferentes. Numa altura em que mais que nunca é preciso reavivar o amor e não perder o romance, o Espalha-Factos traz-te sugestões para passares um dia romântico com o teu mais-que-tudo, seja à distância ou em casa.

Um jantar para dois

Um dos planos mais comuns entre os casais neste dia do ano é o típico jantar fora num restaurante. Devido ao confinamento que a pandemia exigiu, tal não é possível. No entanto, não há razões para não disfrutares de um jantar romântico na companhia do teu parceiro, no conforto de casa.

Se viverem juntos, podem aventurar-se na cozinha e preparar algo especial para a refeição. Se não forem propriamente os melhores cozinheiros, há outras opções que podem dar uma ajudinha. A MADPIZZA e o Casal Garcia juntaram-se e criaram o seu próprio kit de culinária, pondo à disposição dos clientes um cabaz de 55 euros, recheado de produtos italianos e espumante. Contendo a receita passo a passo de como confecionar os três pratos, esta pode ser uma solução divertida para os mais desamparados na cozinha.

Dia dos Namorados em confinamento
Fotografia: MADPIZZA e Casal Garcia

Uma refeição solidária

Contudo, caso queiras optar por algo diferente, existe sempre a opção da encomenda. À parte das plataformas já conhecidas, como a Ubereats e a Glovo, a Plateform oferece uma solução solidária. Se no dia 14 de fevereiro encomendares o “menu de Dia dos Namorados” de algum dos seus restaurantes (Coyo Taco, ZeroZero, Honest Greens, Vitaminas, Honorato, Wok to Walk ou Talho Burguer), estarás a contribuir com uma doação para o Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA).

Se não estiveres na mesma casa que o teu “Valentim”, a tecnologia é a tua melhor amiga. Coordenem as vossas horas de refeições e através de uma simples videochamada, podem disfrutar da companhia um do outro.

Flower Power

Outro elemento típico do Dia dos Namorados são, claro está, as flores. Ainda que as floristas estejam fechadas, há maneiras de surpreenderes a pessoa de quem mais gostas com um arranjo bonito. Procura se a tua florista local faz entregas ao domicílio, ou tenta encontrar uma loja online que ainda tenha entregas disponíveis para esta data especial.

O CHEFPANDA, por exemplo, “Marketplace das datas comemorativas especiais”, oferece uma grande variedade de bouquets. Desde rosas a margaridas, esta plataforma permite-te personalizar o ramo de acordo com os gostos da pessoa a quem o vais oferecer, desde o tipo de flor utilizada à sua cor, sendo possível, até, acrescentar uma curta mensagem ou um bolo. Este serviço de entrega está disponível nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, sendo a encomenda feita online, no site da empresa.

O Presente Certo

Caso flores não sejam o presente de eleição para a tua cara-metade, não te aflijas! Há milhares de coisas que podes oferecer a custo zero, por exemplo, um DIY de Dia dos Namorados (há muitos no Youtube), uma bonita carta de amor ou algum pedaço de arte. Caso a capacidade artística ou o tempo não estejam a teu favor, podes sempre optar por algo menos caseiro mas igualmente sentido.

Há muitas lojas que fazem campanhas durante estas alturas especiais. Um destes casos é a FNAC, que de dia 4 até dia 14 tem uma campanha das melhores sugestões para o Dia dos Namorados. Há descontos em produtos “para os mais criativos”, para “os que não deixam escapar nada”, como máquinas fotográficas, “para os que mandam na cozinha”, “para os que adoram diversão”, como jogos de tabuleiro e ainda para quem tem um gosto especial para colecionar.

Podes ainda personalizar a tua própria caixa ou cabaz de presente romântico, em sites como Make a Gift ou Bee Gift Box, que são entregues diretamente à tua cara metade.

Uma Noite Temática

Numa altura em que muitos casais não se podem reunir, é ainda mais necessário estar presente e aligeirar o ambiente pesado que se pode sentir nestas alturas. Para estes casos, as conversas por vídeo são a melhor ferramenta.

Durante este dia especial em que outrora estariam juntos, podem fazê-lo na mesma, ainda que não fisicamente, por exemplo, através de uma game night. Existem várias plataformas de conversa em vídeo que suportam jogos, como o House Party ou o Plato, aplicações gratuitas e disponíveis na App Store e na PlayStore.

Fotografia: Aplicação Plato.

Um filme no escurinho 

Há ainda a opção de verem filmes em conjunto. Na Disney+ a funcionalidade GroupWatch permite que vejas um filme ou série com a tua cara metade ou grupo de amigos, até sete pessoas.

Com a Teleparty, antiga Netflix Party, podes ver filmes com outra pessoa, enquanto os comentam numa barra de chat. A extensão gratuita do Chrome requer que todos os utilizadores possuam conta na plataforma de streaming, mas, para já, não existe opção de vídeoconferência.

Facebook permite ver vídeos da plataforma durante uma videochamada, mas podes sempre recorrer ao Zoom, Skype, ou Discord e tentar a velha técnica de partilha de ecrã.

Solteiros, não desesperem

Apesar de ser Dia dos Namorados, é também o Dia do Amor! Por isso, não há nenhum motivo para não celebrares o amor próprio, o amor pelos teus amigos ou por alguém que gostes muito, mesmo que não seja um amor romântico.

Encomenda um jantar, reúne amigos e joguem a algo, ou se quiseres deitar-te na cama a comer gelado e refletir sobre a vida, tens aqui várias sugestões de filmes e séries do Espalha-Factos para este dia.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Lúcia Moniz no FC 1997
Festival da Canção. Lúcia Moniz celebra 25 anos de ‘O Meu Coração Não Tem Cor’ na segunda semifinal