taylor swift
Fotografia: Divulgação

Taylor Swift anuncia regravação do álbum ‘Fearless’

Nova versão do disco de estúdio é o primeiro passo para a cantora recuperar controlo do seu catálogo.

Taylor Swift anunciou que uma nova versão de Fearless, segundo álbum de estúdio da cantora, irá ser lançada no próximo dia 9 de abril. O primeiro single, ‘Love Story (Taylor’s Version)’, é lançado na madrugada de quinta para sexta (12) à noite. Este é o primeiro passo para a cantora recuperar controlo do seu catálogo.

O anúncio foi feito nas redes sociais pela cantora esta quinta (11). “Estou entusiasmada para vos dizer que a nova versão de Fearless (Taylor’s Version) está pronta e estará convosco muito em breve“, escreveu Taylor Swift, responsável por dois dos discos mais ouvidos de 2020 – folklore e evermore. Em dezembro do ano passado, a cantora já tinha publicado uma pequena amostra da nova versão de Love Story nas suas redes sociais.

A nova versão de Fearless será constituída por 26 músicas, incluindo seis novas faixas nunca antes ouvidas. “Decidi adicionar músicas do cofre. São músicas que quase entraram no disco original, mas agora voltei lá e regravei-as de forma a que as pessoas não ouçam só as músicas que entraram no álbum, mas também as músicas que quase entraram – a imagem completa“, contou a cantora numa aparição no programa Good Morning America

Lançado originalmente em 2008, Fearless foi o salto de Taylor Swift para o mainstream, conquistando quatro prémios Grammy, incluindo o de Álbum do Ano.

A saga de Taylor Swift pelo controlo da sua visão artística

A regravação de Fearless é o primeiro passo levado a cabo por Taylor Swift para tentar recuperar o controlo do seu catálogo mais antigo. A novela em torno dos direitos da obra da artista já se arrasta há vários anos, tendo-se iniciado no final de 2018, quando Swift anunciava que abandonaria a sua gravadora, Big Machine Records, assinando contrato com a Republic Records, do Universal Musical Group. O novo contrato dava-lhe controlo dos seus originais.

O dono das gravações originais de um artista controla o seu uso. Isto inclui a venda de álbuns, mas também a permissão de uso da sua música em filmes, televisão, anúncios ou videojogos. Pouco tempo depois, no início de 2019, o investidor Scooter Braun, manager de artistas como Ariana Grande ou Justin Bieber, comprava a Big Machine e, com ela, as gravações originais dos primeiros seis discos de Taylor Swift.

Entre 2019 e a data presente, as gravações de Taylor Swift voltaram a trocar de mãos, tendo sido compradas por um fundo de investimento fundado por Roy E. Disney, nomeado Shamrock Capital. De acordo com a cantora, Braun continuava envolvido com o fundo de investimento e só permitiria a Swift a compra das suas próprias gravações se assinasse um contrato de confidencialidade. “Os meus advogados disseram que aquilo não era normal, que nunca tinham visto um contrato de confidencialidade como aquele, a menos que fosse para silenciar um acusador de agressão“, contou a cantora em novembro do ano passado.

O novo contrato da cantora com a Universal ditava que esta podia começar a regravar os seus trabalhos antigos a partir de novembro de 2020, como havia contado numa aparição no Good Morning America em 2019. “Acho que os artistas merecem ser donos do seu próprio trabalho“, confessou à altura.

Através da criação de novas gravações do seu material antigo, a cantora pretende recuperar algum controlo sobre o seu catálogo antigo, incentivando marcas, realizadores e outros potenciais parceiros a evitar usar as versões originais das suas músicas. “Esta é a única forma de voltar a ganhar o sentimento de orgulho que uma vez tive ao ouvir canções dos meus primeiros seis álbuns”, referiu a cantora numa carta dirigida à Shamrock Capital, escrita em outubro de 2020.

Fearless (Taylor’s Version) tem data de lançamento marcada no próximo dia 9 de abril. O primeiro single, ‘Love Story (Taylor’s Version)’, estará disponível para audição a partir da meia-noite desta quinta-feira (11).

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Justin Bieber
Justin Bieber anuncia lançamento do novo álbum ‘Justice’