Rock and Roll Hall of Fame
Fotografias: EF via D.R.

Jay-Z, Tina Turner e Foo Fighters nomeados para o Rock and Roll Hall of Fame

As votações já estão abertas aos fãs

O rapper Jay-Z, a cantora Tina Turner e a banda Foo Fighters estão entre os 16 nomeados deste ano para o Rock and Roll Hall of Fame. As votações estão já abertas aos fãs e prolongam-se até ao final do mês de abril.

Em mais um ano atípico que, à semelhança do anterior, tem deixado a música ao vivo praticamente em suspenso, o Rock and Roll Hall of Fame anunciou os nomes daqueles que, após centenas ou milhares de concertos depois, são elegíveis a ver o seu nome inscrito no museu e instituição com o mesmo nome, sediada em Cleveland, nos Estados Unidos.

A lista de candidatos destaca-se pela diversidade de géneros musicais, numa tendência cada vez maior de dar mais espaço a outras expressões artísticas para lá do Rock que dá nome à premiação. Ainda assim, são três as bandas de peso que mais o representam: Foo Fighters, Iron Maden e Rage Against the Machine.

Em mais de 30 anos, e com centenas de indicações, foram as artistas mulheres que se viram menos representadas, como facilmente se comprova com as poucas dezenas de artistas a solo na grande lista de músicos e bandas compostas exclusivamente por homens. Este ano, são sete as mulheres candidatas, com destaque para Tina Turner, que já em 1991 havia sido incluída em dueto com o então marido, Ike Turner. Desta vez, concorre a solo ao lado de outra das maiores referências no feminino, Kate Bush. Na corrida estão ainda Mary J. Blige, Chaka Khan, Carole King, Dionne Warwick e as The Go-Go’s.

Também o rapper Jay-Z figura como um dos mais prováveis artistas a recolher um maior número de votos, sendo que não deixa de representar um género pouco reconhecido neste meio. A lista de nomeados fica completa com Devo, Fela Kuti, LL Cool J, New York Dolls e Todd Rundgren.

Os cinco nomes mais votados irão ser anunciados em maio e terão a oportunidade de figurar ao lado de ícones da música como Chuck Berry, Elvis Presley, Aretha Franklin, Janis Joplin, David Bowie ou Michael Jakson. No ano passado, foram homenagiados artistas como Whitney Houston, Depeche Mode ou The Notorious B.I.G.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Hell's Kitchen
Daniel Oliveira sobre ‘Hell’s Kitchen’: “O Ljubomir supera todas as expectativas”