Fotografia: DR

Disney fecha estúdios que produziram ‘A Idade do Gelo’

A Disney, devido à crise pandémica, decidiu fechar o estúdio de animação Blue Sky. Esta medida vai afetar mais de 400 funcionários e a produção do filme Nimona.

Depois deste estúdio ter sido adqurido durante a compra da Fox por parte da Disney em março de 2019, a gigante multinacional decide encerrá-lo. Esta empresa era conhecida, principalmente, pelos filmes da franquia A Idade do Gelo.

De acordo com o Deadline, o fecho defintivo acontecerá em abril deste ano e irá colocar 450 trabalhadores no desemprego. A Disney, no entanto, está em conversações para “explorar posições abertas” a nível interno. O filme de animação Nimona, que estava em fase de produção, foi interrompido e não será lançado. Iria estrear em janeiro de 2022.

No entanto, o projeto da série de animação da franquia Idade do Gelo continua em desenvolvimento para a plataforma de streaming da Disney. Os filmes produzidos pela Blue Sky continuam a estar disponíveis neste serviço.

Que história nos deixam os estúdios Blue Sky?

Fundada em 1987, a Blue Sky começou por trabalhar no ramo publicitário norte-americano e a seguir foi a responsável por uma animação chamada Sexo, Baratas e Rock ‘n’ Roll.

Depois da sua estreia no mundo da animação, em 1997 os estúdios passaram a ter parte da sua estrutura acionista detida por uma divisão da 20th Century Fox. A parceria começou pela animação de personagens CGI em filmes como Alien: A Ressurreição e Clube de Combate. 

Após a curta de animação Bunny, realizada por Chris Wedge, ter sido premiada com um Óscar, o estúdio decidiu focar-se em longa-metragens de animação. Daí surge A Idade do Gelo, tendo superado todas as expectativas e sido um sucesso à escala mundial. Fizeram-se mais quatro sequelas. De acordo com estatísticas agregadas pelo portal Box Office Mojo, a franquia conseguiu gerar mais de 2,5 mil milhões de euros em receitas de bilheteira em todo o mundo.

Para além desta franquia, os estúdios Blue Sky lançaram outros filmes, como Robôs, Horton e o Mundo dos Quem, Ferdinando – que chegou a ser nomeado para o Óscar de Melhor Longa-Metragem de Animação em 2017 – e Armados em Espiões.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Estes são os melhores especiais de comédia para ver em streaming