RTP3
Fotografia: D.R.

RTP3 assinala 20 anos em outubro com nova imagem e programas

Este ano passam duas décadas sobre o nascimento da então NTV, o primeiro canal de notícias com selo da RTP, a 15 de outubro de 2001. Inicialmente de cariz regional, dedicado ao norte, o canal passou a ter âmbito nacional e teve três mudanças de nome até se tornar na RTP3, em 2015. A estação pública vai aproveitar a efeméride para uma renovação do seu canal informativo, que ganhará novos programas, nova imagem e fará uma maior aposta no online.

Segundo se pode ler no Plano de Atividades para 2021 da RTP, divulgado no site da empresa, o objetivo é “prosseguir o esforço de renovação da Informação nas várias plataformas e o fortalecimento da nossa operação, num tempo em que a incerteza deixa acrescida responsabilidade ao serviço público”. Para a RTP3, a direção de António José Teixeira prepara um “reforço da oferta informativa, particularmente ao fim da tarde e à noite”.

A programação do canal será reforçada com “um novo magazine informativo”, e serão desenvolvidos novos formatos na área da cultura. Garantida está a continuidade do Fronteiras XXI, uma parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que terá uma nova série de programas. Na calha estão, também, uma série de programas sobre grandes diplomatas portugueses e um documentário sobre o juramento do RALIS em 1975.

A estação pública pretende também desenvolver sinergias com outras plataformas da RTP, nomeadamente a rádio, e aprofundar as parcerias com o jornal Público e o Jornal de Notícias, podendo incluir também outras entidades.

RTP Informação RTP3 RTP1
Fotografia: Pedro A. Pina / RTP

Nos objetivos da direção de informação da RTP está aumentar a presença no território, reforçando as delegações nacionais e internacionais. Também na Marechal Gomes da Costa haverá mudanças, com uma remodelação da redação e dos estúdios de Informação, acrescentando-lhe novas valências tecnológicas. Está também prevista a aquisição de novos equipamentos de trabalho e emissão, que permitam completar a transição da informação para HD.

A presença online vai ganhar uma maior centralidade ao longo deste ano, com o lançamento de “um telejornal digital, pensado, produzido e transmitido em direto para as redes sociais”.

Outra das novidades será a adaptação de algumas rubricas e programas do canal a podcasts. É o caso de Choque de Ideias, rubrica de debate do programa Tudo é Economia, e o programa de debate político O Outro Lado. Está também previsto o lançamento de um novo espaço de debate exclusivamente em podcast, que poderá depois migrar para a RTP3.

À celebração dos 20 anos do serviço de programas de informação, a RTP junta outras comemorações ao longo de 2021. Os dez anos da RTP Play e os 25 anos da RDP África estão entre as efemérides que vão trazer novidades à antena televisiva e radiofónica da emissora pública.

Lê também: Nuno Artur Silva diz que “orçamento da RTP deveria ser reforçado”
Mais Artigos
TVI24
TVI24. Doze anos celebrados com nova programação em emissão especial