Disney
Fotografia: via Divulgação

Streaming. Disney+ fecha 2020 mais próxima da HBO Portugal

Com a entrada de um novo player de peso no mercado, as outras plataformas ressentiram-se no final de 2020

Chegada a território nacional em meados de setembro, a plataforma de streaming Disney+ posicionou-se, nas contas do último trimestre de 2020, muito próxima da terceira colocada, a HBO Portugal, de acordo com a amostra recolhida junto dos utilizadores da aplicação JustWatch. Com a entrada de um novo player de peso, os outros operadores de mercado ressentiram-se, vendo as suas quotas contraírem.

Os dados foram divulgados pelo site JustWatch, um guia de streaming, tendo em conta o interesse dos seus utilizadores nas diferentes plataformas, e dizem respeito ao último trimestre de 2020. Com a maior quota de mercado, permanece a Netflix (28%) seguida, ainda a alguma distância, do serviço da Amazon (21%).

Na terceira posição surge a HBO Portugal (17%), com uma diferença muito curta face à recente plataforma Disney+ (15%). Há que realçar que na anterior análise lançada pelo site JustWatch, referente aos primeiros três trimestres do ano – e que, portanto, só incluía o mês de estreia da Disney+ -, a nova plataforma tinha 5% de quota de mercado, longe dos 18% da HBO e ainda atrás da FOX Play (6%).

FOX Play mantém-se agora com a mesma quota de mercado, recuando da quarta para a quinta posição. Atrás, segue a Apple TV (4%), havendo ainda uma quota de 9% votada a players não discriminados. É de ressaltar também que, à exceção da Disney+ e da FOX Play, todas as outras plataformas, incluindo o grupo de outros players, viram a sua quota de mercado contrair face à anterior análise.

Streaming 2020
Quota das plataformas de streaming no mercado nacional. Imagem: JustWatch

Na análise da evolução mensal, constata-se, nas principais plataformas, um crescimento generalizado na primeira metade do ano, a que se seguiu uma tendência de inversão. Na Netflix observa-se um pico a ser atingido em julho, enquanto na Amazon Prime esse valor é alcançado um mês antes. No caso da HBO, o pico observa-se logo em março, a que se segue um período de estagnação, antes de começar, efetivamente, a recuar.

No caso da FOX Play, verifica-se uma descida muito acentuada nos primeiros três meses de 2020, mantendo-se estagnada no resto do ano. A Apple TV não conhece grandes oscilações mantendo, contudo, a tendência de contração, entre o início e o final do ano. No grupo dos outros players, registam-se fortes subidas e descidas ao longo do ano, destacando-se a forte redução de quota de mercado, de cerca de 15% no início de 2020 para 9% no final.

Streaming 2020
Evolução mensal das plataformas de streaming em Portugal. Imagem: JustWatch

O grande destaque do ano no streaming é mesmo a Disney+ que, logo no primeiro mês de presença no mercado nacional, conseguiu igualar a quota da terceira posicionada, a HBO, no mesmo mês (16%). No balanço final do último trimestre, as duas plataformas ficaram separadas por escassos dois pontos percentuais.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Daft Punk
Daft Punk. A viagem ao passado que criou o futuro (atual) da pop