'O Meu Vizinho Totoro' | Fotografia: Divulgação

RTP2 transmite filmes de animação de culto aos fins-de-semana

RTP2 tem um novo espaço na programação dedicado à sétima arte. Através da transmissão de filmes de animação de “culto e de realizadores consagrados“, é já a partir de fevereiro que a aposta do canal público chega aos ecrãs. Os filmes vão para o ar aos sábados e domingos, pelas 13h30.

O anúncio foi realizado este domingo (31), através da conta do canal na rede social Twitter. A seleção da dois inclui filmes de animação de vários estúdios e criadores, entre os quais várias produções japonesas – incluindo clássicos do Studio Ghibli.

O filme O Meu Vizinho Totoro, de Hayao Miyazaki, é uma das apostas do novo espaço e junta-se a outras produções como A Colina das Papoilas – também dos Ghibli – Kiki, A Aprendiz de Feiticeira, A Ganha Pão, Mirai ou Mary e a Flor da Feiticeira, entre outros ainda por anunciar.

Lê também: RTP2 alarga programação infantil após anúncio de fecho das escolas

Conhece as primeiras seleções da RTP2 para os próximos fins-de-semana:

Sábado, 6 de fevereiro – A Ganha Pão (2017)

RTP2
‘A Ganha Pão’ | Fotografia: Divulgação

Pelas 13h25, vai para o ar A Ganha Pão (2017), de Nora Twomey. O filme irlandês fala sobre Parvana, uma menina de 11 anos que se disfarça de rapaz para ajudar a familiar a subsistir quando vê o pai capturado, durante o controlo talibã sobre o Afeganistão. O filme foi nomeado ao Óscar de Melhor Filme Animado em 2017.

Domingo, 7 de fevereiro – Mirai (2018)

RTP2
Fotografia: Divulgação

A partir das 13h20, a escolha é Mirai (2018), com a realização de Mamoru Hosoda e produzido pelo Studio Chizu. A história debruça-se sobre Kun e a sua irmã Mirai, que embarcam em viagens no tempo e encontros com antepassados nunca conhecidos.

Sábado, 13 de fevereiro – Mary e a Flor da Feiticeira (2017)

RTP2
Fotografia: Divulgação

Mary e a Flor da Feiticeira (2017), realizado a quatro mãos por Hiromasa YonebayashiGiles New, é uma adaptação do livro The Little Broomstick (1971) de Mary Stewart. O filme do Studio Ponoc segue Mary, de 11 anos, que, aborrecida num dia de verão, acaba por descobrir uma vassoura e uma flor – ao tocar-lhes, ativa um feitiço que a leva por mundos nunca vistos. A versão dobrada do filme vai para o ar pelas 13h15.

Domingo, 14 de fevereiro – A Colina das Papoilas (2011)

RTP2
Fotografia: Divulgação

A Colina das Papoilas (2011), uma obra de Gorô Miyazaki produzida pelo Studio Ghibli, vai para o ar às 13h25. O filme é passado em Yokohama no ano de 1963 e conta uma história de amor entre dois jovens estudantes, parte da primeira geração de um Japão pós-Segunda Guerra Mundial.

O Espalha-Factos é alheio a qualquer alteração de programação decidida pela RTP2.

com Tiago Serra Cunha

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Golden Globes 2021: ‘Nomadland’ e ‘The Crown’ são grandes vencedores