‘Os Nossos Dias’ está de volta às tardes da RTP1

Os inícios de tarde da RTP1 vão voltar a ter uma telenovela, já a partir desta segunda-feira (1). Os Nossos Dias, que esteve no ar entre 2013 e 2016 ao longo de duas temporadas, regressa ao canal público para anteceder A Nossa Tarde.

A novela começa esta segunda excecionalmente com um episódio duplo, às 14h15. A partir daí, Os Nossos Dias ocupará a faixa das 14h45. O horário era ocupado pela reposição de Filha da Lei desde o passado dia 18, quando a pandemia levou a RTP1 a reduzir a duração do talk show de Tânia Ribas de Oliveira.

Os maus resultados de Filha da Lei, que chegou a bater nos 5% de share e a perder para a CMTV e a SIC Notícias, fizeram soar os alarmes na direção de José Fragoso. Com apenas 10 dos seus 20 episódios exibidos, Filha da Lei sai do ar sem novo horário anunciado.

A história de Os Nossos Dias é protagonizada por Marta Brito (Anabela Teixeira), uma empregada de supermercado, e Rodrigo Gouveia (Pedro Laginha), o gestor de uma empresa da família, filho de Otília Gouveia (Carmen Santos).

Marta é uma mãe solteira com duas filhas: Beatriz (Sara Mestre), com 8 anos e Susana (Sofia Arruda), com 18. Esforça-se por dar uma vida sem privações às suas duas filhas, mas quando sabe que a filha mais nova tem um problema de saúde raro e grave, tudo muda na vida desta família.

Foto: RTP/Divulgação

Apesar de algumas privações e das discórdias com a mãe, Susana vive num ambiente familiar harmonioso e teria tudo para ser feliz, não fosse o seu temperamento impulsivo e a revolta que sente pelas dificuldades por que passa. Susana e Daniela (Inês Faria) vão acabar por pôr a amizade em risco ao apaixonarem-se por David (Hélder Agapito).

Por outro lado, Rodrigo teve uma educação formal, mas pouco afetiva com os pais. Consegue ser bastante sedutor, no entanto também rapidamente cria uma barreira entre si e os outros. O jovem não vive sem o apoio do seu melhor amigo, o advogado Gonçalo (Luís Gaspar).

Marta e Rodrigo viveram uma forte paixão, mas ele já estava noivo de outra mulher, Luísa (Carla Maciel). Rodrigo acaba por contar a Marta desse relacionamento e oferece-lhe dinheiro para desaparecer. Mais tarde, o casamento entre RodrigoLuísa atravessa um momento difícil quando descobrem que ela é infértil.

Para além da história dos protagonista, outro dos núcleos em destaque na novela é o da central de táxis. Regina (Sandra Faleiro) é dona da empresa, na qual trabalham os taxistas Paulo (Rui Melo), Valdemar (Joaquim Nicolau) e Carla (Ana Guiomar).

Tatiana (Anabela) é fadista e trabalha no café da mãe, Elvira (Amélia Videira). É uma solteirona fogosa e estouvada que passa a vida a enamorar-se por todo o homem atraente que lhe surge à frente, para grande arrelia da sua mãe, que gostava de a ver assentar.

O elenco da primeira temporada da novela inclui também nomes como Nuno Pardal, Madalena Brandão, Débora Monteiro, Dina Félix da Costa, Fernando Pires, Leonor Alcácer, Marta Fernandes, Lucas Dutra, entre outros.

Concebida como uma novela low cost, com poucas cenas de exteriores, Os Nossos Dias foi uma aposta da direção de Hugo Andrade em 2013, e começou por ser exibida ao final da manhã. Em 2014 transitou para depois do Jornal da Tarde, substituindo as novelas brasileiras nesse horário, e aí se manteve ao longo de duas temporadas, somando um total de 610 episódios.

Mais Artigos
Taça de Portugal - Audiências
Audiências. Taça de Portugal bate recorde e dá a liderança à TVI