Depois de alguns meses afastada dos ecrãs, Alexandra Lencastre regressou este sábado (30) à SIC. A atriz foi convidada para apresentar por um dia o programa Estamos em Casa, e prepara-se agora para a sua estreia na ficção do canal, reforçando o elenco de Amor, Amor.
Alexandra Lencastre vai iniciar as gravações da novela já em fevereiro, segundo a revista Nova Gente, com uma personagem escrita propositadamente para ela. É o regresso depois de um período de ausência motivado por questões de saúde, com várias publicações a noticiar que a atriz terá passado por uma depressão nos últimos meses.
Ainda não se conhecem muitos detalhes sobre a personagem de Alexandra Lencastre, mas sabe-se que a sua personagem irá ajudar a protagonista Linda (Joana Santos) a descobrir a verdade sobre o passado, revelando um dos maiores segredos da novela escrita por Ana Casaca.
A atriz foi contratada pela SIC em fevereiro de 2020, depois de 16 anos na TVI, e a ideia inicial era que se estreasse na estação interpretando Ângela Pinto, uma das vilãs de Amor, Amor. O papel viria a ser atribuído a Luísa Cruz, e foi interpretado na primeira fase da novela por Margarida Bakker, filha da própria Alexandra Lencastre.

Questionado sobre a situação da atriz numa conferência de imprensa em dezembro passado, Daniel Oliveira garantiu que a estação estava “a criar outras propostas de ficção onde a Alexandra poderá encaixar-se”. O diretor geral de entretenimento da Impresa garantiu mais tarde, em entrevista à TV Guia, que Amor, Amor ia ser a porta de entrada de Alexandra Lencastre na ficção da SIC, e negou os rumores de um desentendimento entre a atriz e a estação.
“Entendemos em conjunto, de forma a compatibilizar todos os desafios que estavam em mãos da Alexandra, a nível pessoal e profissional, que era adequado que ela só entrasse na segunda fase. Não houve nenhum atrito… e temos falado regularmente”, garantiu Daniel Oliveira.
A novela de Ana Casaca poderá não ser o único projeto reservado para Alexandra Lencastre. Segundo o Fantastic TV, está em cima da mesa a possibilidade de a atriz participar num novo projeto de ficção da plataforma OPTO. Trata-se de “uma série que está em desenvolvimento e que deverá arrancar gravações no final de janeiro. A confirmar-se a participação dela, não será no papel inicialmente previsto”, garante fonte não oficial da estação ao site.
Além do papel em Amor, Amor, está também confirmado o regresso de Irresistível, o talk-show que Alexandra Lencastre conduziu no ano passado na SIC Mulher. A nova temporada do programa está em preparação e deverá estrear em breve.