Vilões do cinema e televisão: Joker, Darth Vader e Dolores Umbridge
Fotografia: EF via D.R.

12 vilões do cinema e da televisão que “amamos odiar”

Como bons fãs de vilões que somos, decidimos reunir 12 dos nossos darksiders favoritos, sem nenhuma ordem específica, e explicar-te porque devias amar odiá-los. Devemos lembrar-nos que os nossos heróis favoritos não teriam a oportunidade de se exibir tanto sem um arqui-inimigo para desafiá-los. O vilão está sempre lá para despertar as emoções e fazer o sangue ferver.

Agora sim, vamos aos vilões mais amados/odiados dos filmes e séries. Estão prontos?

1. Darth Vader (Star Wars)

Darth Vader Star Wars
Fonte: Pinterest

“Luke, I’m your father”. Existem poucos vilões cinematográficos tão significativos quanto este. Darth Vader evoluiu de um misterioso antagonista para um enigma que gerou uma trilogia inteira. Quem cortaria o braço do seu próprio filho e provavelmente tentaria matá-lo? O que aconteceu com Anakin Skywalker para fazê-lo abandonar os Jedi? No caso dele, o que é muito raro no caso da maioria dos vilões, temos uma explicação completa. O sacrifício de Vader no final de Return of the Jedi foi redentor, mas sua jornada para o Dark Side mostrou ao público que era muito mais do que apenas o vilão da trilogia original — ele era humano. Esta foi a sua história o tempo todo, e o seu legado.

2. Joker

Joker
Fotografia: Divulgação

Arthur (Joker) tenta alegrar as pessoas através do seu trabalho como palhaço, uma luta constante para ser aceite e encaixar-se na sociedade. Entretanto, quando o mundo começa a virar-lhe as costas, é aí que ele “se encontra’. Joker aborda problemas cruciais como a desigualdade entre classes sociais e a falta de acesso à saúde (especialmente no auxílio psiquiátrico). O final poderoso em que ele está no carro cercado por pessoas com máscaras de palhaço, revela que Gotham está cansado do sistema e pronto para lutar por um futuro melhor.

3. Loki

Loki
Fonte: Pinterest

O irmão adotivo de Thor é uma das personagens favoritas da Marvel. O espirituoso irmão do “Deus do Trovão” muda de lado consoante a causa que melhor se adapta aos seus interesses. É um trapaceiro que fará qualquer coisa para conseguir o que deseja, mesmo que isso signifique usar a aparência de alguém para enganar as pessoas. Loki é um dos maiores vilões que brilham pela inteligência e habilidade de nos fazer aplaudir as suas travessuras.

4. Dolores Umbridge (Harry Potter)

Dolores Umbridge e Harry Potter
Fotografia: Divulgalção/WarnerBros.

Claro, You-Know-Who é, sem dúvida, o vilão mestre da série Harry Potter, mas a professora Dolores Jane Umbridge é pior do que Voldemort no que diz respeito ao ódio dos fãs. Ela provoca “ranço” apenas ao entrar numa sala. Ela considera-se da supremacia bruxa e odeia qualquer tipo de ser que veja como menos digno do que ela. O comportamento “doce”, falsidade, e a sua ascensão ao poder no governo (graças a outros funcionários corruptos) tornam-na aterrorizante, porque este último lhe dá os meios para realizar seus desejos opressores, até mesmo genocidas, e safar-se.

5. Klaus Mikaelson (Vampire Diaries/The Originals)

Klaus Vampire Diaries

Quando ele foi apresentado em The Vampire Diaries, Klaus era a criatura mais poderosa que já existiu, um vampiro-original híbrido (vampiro e lobisomen) e ele era mau, muito mau. Massacrou alguns dos personagens favoritos dos fãs, dias após a sua chegada. Contudo, descobrimos que ele era apenas uma alma profundamente atormentada, procurando desesperadamente por uma família que pudesse realmente chamar de sua, depois dos seus próprios pais o perseguiram por 1000 anos.

6. Maléfica

Maleficent 2 - Maléfica 2
Fotografia: Divulgação

Ela é considerada uma heroína incompreendida da Disney, mas para a grande maioria, é a vilã que amaldiçoou Aurora a um sono sem fim em Bela AdormecidaAngelina Jolie trouxe uma humanidade para a personagem que a fez parecer ainda mais durona e cheia de nuances. Não que todos os vilões mereçam ser perdoados, mas Maléfica pode ser apenas um daqueles antagonistas que merece um lugar de destaque em ambos os lados.

7. Magneto (X-Men)

Michael Fassbender como Magneto
Fotografia: Divulgação

Erik Lehnsherr foi forçado, em criança, a assistir à sua mãe morrer num campo de concentração nazi. Ele viu os irmãos mutantes enfrentarem discriminação e perseguição devido às suas habilidades únicas. No universo X-Men , os mutantes eram o próximo estágio da evolução humana, o que significava que o homo sapiens seria naturalmente extinto na presença de uma espécie superior. Magneto entendeu isso e, diferentemente de Charles Xavier, queria reivindicar o mundo para os irmãos.

8. Evil Queen (Once Upon A Time)

Reginal Mills segura num espelho
Lana Parrilla como Regina Mills em Once Upon a Time (Fotografia: ABC)

Quando foi apresentada pela primeira vez, Regina Mills (Rainha Má) parecia uma vilã desprezível. Once Upon A Time rapidamente a consolidou como uma antagonista astuta e uma personagem que os fãs amavam odiar. Conforme a história continuava, porém, flashbacks trágicos e o desenvolvimento incrível do personagem no presente fizeram de Regina uma personagem muito mais simpática e complexa. Eventualmente, tornou-se numa heroína favorita dos fãs.

9. Gru (Gru – O Maldisposto)

Fotografia: Divulgação

Muitos devem estar a perguntar-se: porque é que o Gru está nesta lista? Não poderíamos deixar de citar o nosso “malvado favorito”. Podemos pensar que ele seria uma tentativa “falhada” de transformar uma personagem em vilão, mas não se enganem: ele pode ser querido quase sempre, só não tentem mexer com as suas miúdas ou os minions, porque a sua pior versão poderá aparecer.

10. Cersei Lannister (Game of Thrones)

Guerra dos Tronos
Fotografia: Divulgação

Uma personagem odiada por muitos (para não dizer todos), Cersei foi capaz de destruir uma cidade, matar, mas se procurarmos algo que possamos ver de positivo, temos uma mulher forte, inteligente e que ama e protege todos aqueles que ela considera como sua família. Ela faz o que for necessário para ter o que deseja.

11. Heisenberg – Walter White (Breaking Bad)

Breaking-Bad-Heisenberg
Fotografia: Divulgação

Walter “Walt” White, também conhecido como Heisenberg, é um professor de química que usa o seu conhecimento para fazer metanfetaminas de alta qualidade e acaba por tornar-se num dos maiores chefões do tráfico de drogas na América. A lista “Walter é o melhor em” é bastante longa: trair os seus parceiros, mentir aos amigos e, claro, fabricar a melhor metanfetamina do país.

12. Hannibal Lecter (Hannibal)

hannibal
NBCU Photo Bank/NBCUniversal

Hannibal é, à primeira vista, um homem cortês, de classe e sofisticação. Ele é charmoso, inteligente e extremamente eloquente. Esta é uma boa observação, já que Hannibal realmente acredita ser todas essas coisas e deseja que todos pensem o mesmo sobre ele, enquanto espera que o tratem com respeito. Porém, na realidade, ele é um mestre na manipulação. Hannibal é um psicopata e um sádico calculista. Ele não tem remorsos ou empatia pelas suas vítimas. Tem uma moral distorcida, pois não vê impedimento algum em tirar a vida de qualquer pessoa. Vê-se como uma entidade e sente que está acima de todas as outras pessoas.

Mais Artigos
Festival da Canção
Festival da Canção 2021. Conhece as vozes da segunda semifinal