Na tarde de quarta-feira (27), Hélder, concorrente do Big Brother: Duplo Impacto, da TVI, voltou a causar controvérsia. Desta vez, o nortenho fez a saudação nazi à frente dos colegas, o que fez com que o Big Brother decidisse sancioná-lo. O castigo será divulgado esta noite, dia 28 de janeiro, no Extra do programa.
Precisamente no aniversário do Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, o concorrente de Santa Maria da Feira decide brincar com um gesto que, segundo ele, “faz parte da história”, “toda a gente sabe”, e que por isso “não tem mal”. Já durante a edição de 2020, Hélder tinha sido nomeado para sair depois de fazer comentários discriminatórios face à homossexualidade de Edmar, embora tenha sido, posteriormente, perdoado pelo público.
Apesar disso, a atitude de Hélder foi repreendida pelos restantes concorrentes da casa, que o avisaram quanto à gravidade da situação e lhe pediram para parar. “Já te avisei em relação a isso. Não brinques com isso, é grave”, afirmou Gonçalo Quinaz. “É mau, é. Não faças”, alertou ainda Noélia após perceber o significado do gesto. Ainda assim, o nortenho ignorou os conselhos dos colegas.
Quem também não deixou este comportamento passar em branco foram os comentadores do Big Brother. Pedro Crispim e Gisela Serrano mostraram-se bastante indignados com a atitude “demasiado grave e surreal” de Hélder, e por isso, consideram que ele deveria ser expulso.
Durante o programa Dois às 10, também Ana Garcia Martins, mais conhecida como Pipoca Mais Doce, comentou a “brincadeira” do concorrente. “Acho que é uma total falta de noção. O Hélder é muito conhecido por isso, mas é também falta de conhecimento, e contexto histórico. Para ele aquilo é uma brincadeira e não percebe tudo o que está por detrás daquele gesto. Obviamente tem de ser, não só chamado a atenção, como sancionado”.
Pelas redes sociais, sobretudo no Twitter, já se têm sentido as repercussões do gesto de Hélder. Os fãs não gostaram do que viram e concordam que esta atitude não pode ser ignorada.
#BBTVI Hélder castigado por símbolo nazi… FINALMENTE
— Sara (@cabelododiogo) 27 de janeiro de 2021
27.01.46-Libertação do campo de concentração Auschwitz
76 anos depois disso temos um hélder a fazer a saudação nazi só falta dzr q era em homenagem #bbtvi— •!joana¡•760 20 20 06:) (@joh_OD) 28 de janeiro de 2021
Não é por Hélder fazer a saudação nazi com cara de atrasado que deve ser desculpado.
Tem 40 anos, foi avisado pelos colegas e escolheu livremente fazer a saudação nazi.
Merece ser expulso. #bbtvi— Lara ϟ (@2bitch4you_) 28 de janeiro de 2021