Bridgerton
Fotografia: Liam Daniel/Netflix © 2020

Afinal, ‘Bridgerton’ é o maior sucesso de sempre da Netflix

Bridgerton, a série da Netflix que é uma adaptação televisiva da obra de Julia Quinn, tornou-se na mais vista de sempre na plataforma de streaming. Pensava-se que tivesse sido a 5.ª melhor estreia, mas afinal a empresa confirma que foi o maior sucesso de sempre.

A notícia foi dada pela própria Netflix, que tinha estimado, aquando da estreia da série, que 28 dias após o lançamento de Bridgerton, o drama e romance da alta sociedade britânica iria contar com um total de 63 milhões de visualizações, tornando-se na 5.ª melhor estreia da Netflix. Estas previsões estavam incorretas, sendo que o resultado é melhor do que o previsto.

Desta forma, 28 dias após a estreia, Bridgerton contava com 82 milhões de espectadores, ultrapassando o recorde anterior que pertencia à série The Witcher, que contabilizou um total de 76 milhões de visualizações em 28 dias.

Assim, Jinny Howe, uma das responsáveis da Netflix afirmou que “poder anunciar que ‘Bridgerton’ é agora a maior série de todos os tempos na Netflix é um sonho que se tornou realidade“.

A luta renhida com The Witcher

Apesar destes números, é importante referir que aquando da estreia de Bridgerton a plataforma de streaming Netflix tinha 203.7 milhões de subscritores, o que fazendo as contas significa que 40.3% da totalidade dos utilizadores viram a série.

Por outro lado, quando The Witcher estreou, em dezembro de 2019, a Netflix tinha inscritos 169 milhões de utilizadores, o que significa que cerca de 45% dos inscritos contactaram com a série.

Estas comparações têm posto em causa qual é verdadeiramente a série mais vista na plataforma de streaming: Bridgerton ou The Witcher.

Afinal, o que é uma visualização?

Netflix não disponibiliza dados de audiência de todos os programas, nem são analisados por uma agência independente. Importa ainda relembrar que a medição de audiências da plataforma de streaming não é feita de modo convencional.

Em 2019, a Netflix revelou que analisa três tipos de utilizador. Os subscritores que viram pelo menos dois minutos de um programa são os “starters”. São ainda analisados os “completers” — utilizadores que veem 90% de um filme ou série — e os “watchers” — quem vê 70% de um programa. O período de tempo que a Netflix considera são os primeiros sete dias e depois os 28 dias desde a estreia.

É através dos dados dos “watchers” que a Netflix diz calcular as audiências dos programas que são divulgadas publicamente, como quando algum filme ou série bate um recorde.

Seguindo esta métrica, a série mais vista na estreia é Bridgerton, com 82 milhões de espectadores, seguindo-se a primeira temporada de The Witcher, registando pelo menos 76 milhões de espectadores. Em terceiro lugar, está a primeira parte de Lupin, com 70 milhões. Seguem-se a quarta temporada de La Casa de Papel, com 65 milhões, e a terceira temporada de Stranger Things Tiger King, ambas com 64 milhões.

Deste modo, sendo ou não a série mais vista da Netflix, visto que depende de como olhamos para os números, Bridgerton tem sido um verdadeiro sucesso na plataforma de streaming, não só em Portugal como também no resto do mundo. No nosso país, a série encontra-se atualmente no terceiro lugar do Top 10, mais de um mês depois da sua estreia.

 

Com informação sobre as métricas da Netflix de um artigo anterior.
Mais Artigos
The Crown
‘The Crown’. Este seria o ator escolhido pelo príncipe Harry para o interpretar