A pandemia de coronavírus continua a mudar planos em todo o mundo, e desta vez foi o Festival de Cannes a sofrer as consequências da crise pandémica. A edição de 2021 do evento de cinema francês viu hoje as datas adiadas de maio para julho deste ano.
“Como anunciado no último outono, o Festival de Cannes reservou o direito de alterar as datas dependendo em como a situação de saúde global se desenvolvesse“, declarou a instituição em comunicado. Assim, como avança ainda a comunicação por parte do festival, as datas planeadas para a realização do evento que se compreendiam entre 11 e 22 de maio passam para 6 e 17 de julho de 2021.
Lê também: ‘O Grande Gatsby’ vai ter uma série do mesmo criador de ‘Vikings’
A edição anterior deste festival, da qual o realizador Spike Lee lideraria o júri, teve de ser alvo de medidas mais fortes. A pandemia de coronavírus levou então a que o Festival de Cannes tivesse mesmo de ser cancelado.
O Festival Internacional de Cinema de Berlim, outro dos cinco considerados como principais (Veneza, Toronto e Sundance), adotou um modelo híbrido para a edição deste ano. Haverá um evento restrito à internet durante o mês de março, enquanto o momento ao vivo terá lugar na capital alemã em junho próximo.
Entretanto, e como quase toda a restante Europa, a França encontra-se sob confinamento como proteção da segunda vaga da pandemia.
O último vencedor do maior prémio entregue pelo Festival de Cannes, a Palma de Ouro, foi Parasitas (2019), que arrecadou também o Óscar de Melhor Filme do Ano em 2020.