Esta Manhã TVI
Fotografia: Instagram / Daily Cristina

‘Esta Manhã’ chega para juntar “frescura” à informação “mais relevante”

O novo programa das manhãs da TVI foi apresentado esta terça-feira (26) numa conferência de imprensa online onde foram revelados alguns detalhes. Esta Manhã é o nome do formato que junta o apresentador Nuno Eiró à jornalista Sara Sousa Pinto e tem estreia marcada para segunda-feira (1).

O programa vai para o ar imediatamente antes do Dois às 10 e terá a duração de aproximadamente três horas, sendo transmitido entre as 7h e as 10h. Além de Nuno Eiró e Sara Sousa Pinto, há ainda outros elementos na equipa do Esta Manhã. Iva Domingues, Pedro Carvalhas e Susana Pinto são os restantes profissionais destacados para a nova aposta do canal de Queluz.

Sobre o propósito do formato, a ideia é que a informação continue a ser dada, mas de uma forma mais leve e o mais próxima possível. Ao longo de cada emissão haverá espaço para as notícias que marcam a atualidade, para a meteorologia e para o trânsito, para entrevistas e até mesmo para cozinhar. O cenário de Esta Manhã será o estúdio de informação do canal Quatro, mas com algumas adaptações. Foi também revelado que o novo programa estará sob a alçada da direção de informação da TVI. 

Anselmo Crespo destacou aos jornalistas o facto de o Esta Manhã ser emitido num horário tradicionalmente de informação, mas afirmou que “tudo o vai distinguir, quer dos noticiários, quer dos formatos de daytime”. Desta forma, acrescentou que os conteúdos serão adaptados ao registo do formato, “não vamos cozinhar só por cozinhar”, exemplificou. Também as entrevistas terão um estilo próprio e diferente do dos programas Dois às 10 e Goucha.

Para Nuno Eiró o Esta Manhã trata-se de “juntar ao mais relevante, alguma frescura”. O apresentador não escondeu o entusiasmo por abraçar este novo desafio e não tem dúvidas de que este é o momento mais alto da sua carreira. “É muito bom começar um projeto do zero, sem quaisquer referências portuguesas”. Também Sara Sousa Pinto se mostrou radiante, mas sobretudo agradecida pela confiança nela depositada. Sobre a química da dupla a jornalista revela que os dois têm o mesmo sentido de humor e de sarcasmo, “parece que o conheço desde sempre”, afirma.

Iva Domingues no Esta Manhã será a responsável por dar conta de notícias internacionais e que envolvam o star system, música, cinema, entre outros tópicos. De recordar que a apresentadora deixou o Extra do Big Brother para se juntar a um novo projeto, que agora foi desvendado. Quando questionada sobre o porquê de Iva ter assumido o lugar de anfitriã do espaço de comentário do reality se já estava prevista a sua saída, Cristina Ferreira disse apenas que a TVI “é uma estação em movimento” e que Iva foi aposta por considerarem que o Duplo Impacto precisava de um arranque com a apresentadora.

A função de Pedro Carvalhas no novo programa matinal será a de dar as hard news. O veterano jornalista fica a cargo de blocos curtos de pura informação que terão lugar ao longo da emissão. Já Susana Pinto irá andar pelo país para, nas palavras da própria, “dar portugalidade” aos espectadores, sendo que a sua função será a de “criar proximidade, estar nos locais, descentralizar”. Atualmente, Susana Pinto está também a gravar o Portugalando, um novo programa, ainda sem data de estreia marcada no canal.

Cristina Ferreira e Anselmo Crespo, diretores da TVI, na apresentação de Esta Manhã
Fotografia: TVI / Sapo Mag

O facto de o género do formato ser infotainment não assusta a equipa. Anselmo Crespo afirma que “se este é um risco, é um risco assumido com muito orgulho”. Tanto o diretor de informação da TVI, como Cristina Ferreira realçaram que o facto de se juntar o entretenimento à informação não torna os jornalistas menos sérios. A diretora de programação do canal vai mais longe e afirma que a leveza com que os assuntos vão ser tratados permite chegar a pessoas que, muitas vezes, não compreendem as notícias quando apresentadas de forma tradicional.

Este tipo de programa é muito replicado internacionalmente, mas Anselmo Crespo garante que o Esta Manhã não será uma cópia de formatos que existem noutros países. O diretor assume que “não faria sentido copiar, queremos trazer o mesmo conceito: é informação, mas não tem de ser cinzenta“. Sobre o que vai ser diferente disse apenas: “queremos ser portugueses”.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Eurovisão
Eurovisão 2021. Artistas vão poder atuar ao vivo a partir de Roterdão