futebol fita isoladora centralização dos direitos televisivos
Fotografia: EF via Unsplash

Futebol. Centralização dos direitos televisivos traz-nos “mais perguntas que respostas”

O Governo anuncia para breve a produção de legislação que garanta a centralização dos direitos televisivos das competições desportivas. A medida, que é defendida pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, como algo que se traduzirá em “melhor distribuição do dinheiro“, foi comentada no episódio mais recente do Fita Isoladora, podcast do Espalha-Factos.

Pedro Afonso, jornalista da Eleven Sports, é convidado do episódio que ficou disponível esta quinta (21) em todas as plataformas de podcast. Sublinhando a necessidade desta medida, até pelo seu caráter de democratização e possibilidade de aumento da competitividade das ligas portuguesas, o repórter é contudo cauteloso, explicando que as intenções anunciadas pelo Governo nos devem colocar “mais perguntas que respostas“.

Vamos perceber qual é o projeto do Secretário de Estado, porque já temos visto muitas vezes a Liga, mesmo antes do Pedro Proença, a apresentar propostas e ideias e isso nunca foi para a frente. O que é que leva agora o Governo a dar o primeiro passo e a obrigar a que haja uma centralização dos direitos? Isso só será possível quando houver proposta. Devemos colocar perguntas, mais que respostas – perceber o que é que isso vai exigir dos clubes, além das receitas que isso vai gerar“, sublinha.

Na conversa com João Malheiro, Pedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha, o jornalista relembra ainda que “Portugal é o único país da Europa que ainda não tem os direitos centralizados e isso mostra um bocadinho o retrocesso do nosso sistema em termos desportivas“.

A discussão acerca da centralização dos direitos televisivos faz parte do segundo bloco do episódio, que contou ainda com uma primeira parte dedicada ao terceiro aniversário da estreia de Call Me By Your Name em Portugal, e com um segmento final de análise às canções do Festival da Canção 2021, reveladas na quarta-feira.

Todos os episódios do Fita Isoladora estão disponíveis para audição nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Ana Guedes Rodrigues
Ana Guedes Rodrigues reforça a informação da RTP