Luís Severo
Fotografia: Neuza Rodrigues/Facebook Luís Severo

À Escuta. Outras Maneiras junta Luís Severo, Vaiapraia, Filipe Sambado e muitos outros

Esta semana. no À Escuta, rubrica semanal em que o Espalha-Factos destaca os lançamentos da música nacional, a grande novidade é o projeto Outras Maneiras, um esforço em grupo entre vários artistas portugueses, o novo disco de Light Gun Fire e o novo single de antecipação de Xinobi com Lazarusman. As novidades não se estancam neste trio: temos ainda as colaborações entre ProfJam e Timor Ysf e Nelson Freitas e Mr. Eazi, o novo disco de Knok Knok e os singles mais recentes de Lemon Lovers (que nos apresentam um single ao vivo) e Rope Walkers.

Outras Maneiras junta artistas do Coletivo Maternidade num só disco

Outras Maneiras é um LP que conta com a participação de vários artistas do coletivo Maternidade. O disco é o resultado de gravações realizadas em maio de 2020, depois do primeiro confinamento, e surgiu da vontade de amigos se juntarem para fazer música. Outras Maneiras é um conjunto de sete canções, entre as quais covers do Grupo de Ação Cultural – Vozes na Luta, Marco Paulo, Starlolix e Duo Ouro Negro, e três originais (duas de Vaiapraia e uma de Lucía Vives).

Ana Farinha, April MarmaraBernardo Álvares, Catarina Olaio Marques, chica, Duarte Coimbra, Filipe Sambado, Jasmim, Lucía Vives, Luís Severo, Maria Inês Paredes, Margarida Alfeirão, Rodrigo Castaño, Teresa Serra Nunes e Vaiapraia são os nomes que compõem Outras Maneiras, um disco realizado entre amigos e para amigos, que contém desde música de intervenção (‘Cantiga Sem Maneiras’)  até cantigas de amor clichê, revisitadas num estilo punk-rock (‘Sou Tão Feliz‘).

The Lemon Lovers editam ‘Pocket‘ ao vivo

A canção ‘Pocket‘, editada pela primeira vez em 2016, no álbum Watching The Dancers, mereceu uma nova versão este ano, gravada ao vivo para o festival Spring Break Showcase em Poznan, na Polónia. Esta revisitação ganha novos arranjos, mais serenos e compassados do que os da versão anterior, que era complementada por guitarras mais renhidas e uma roupagem mais rock ‘n’ roll. Este single fará parte do novo disco da banda, a ser lançado ainda este ano. A componente visual de ‘Pocket‘ ficou a cargo de Miguel da Santa, que ficou responsável pela realização e edição do videoclipe desta encantadora versão.

Light Gun Fire estreiam primeiro álbum, Retrospective

Retrospective é o primeiro longa-duração do quarteto Light Gun Fire, pensado e trabalhado durante um “período de grandes restrições que afetou a atividade normal de vários músicos e artistas“. Luís Grade Ferreira (voz), Guilherme “Yanagui” Salgueiro (teclas), João Freitas (bateria) e João Pestana (baixo) dão vida, neste disco, a um conceito de sonoridade única, misturando a música eletrónica e a pop num exercício introspetivo que lhes permitiu a tal retrospetiva de que trata o disco.

No fundo, Retrospective é “o resultado de um trabalho que condensa quem realmente somos, enquanto banda e indivíduos, e não podia ser mais o espelho da realidade em que vivemos”, segundo o vocalista. As oito canções que compõem o disco complementam-se, mostrando que o todo é muito mais do que a soma das suas partes.

Os Knok Knok regressam com Gravidade

Knok Knok, a dupla formada por Armando Teixeira Duarte Cabaça, lançou o seu segundo longa-duração. Num mundo com cada vez mais paralelismos possíveis com os mundos da ficção científica, e cujo propósito não conhecemos completamente, surge Gravidade, um disco de improvisação eletrónico pós-apocalíptico, que se encaixa nas realidades mais distorcidas do grande ecrã.

As “eletrónicas sintetizadas do Armando, em trilha perfeita com locomoção percussiva de Cabaça, tanto atravessam a repetição do Krautrock como a liberdade do pós-punk“, compõem a banda sonora perfeita para este mundo distópico onde nos inserimos de momento.

Tellin Me Something‘ é a nova colaboração entre Nelson Freitas e Mr. Eazi

A primeira canção de Nelson Freitas em 2021, ‘Tellin Me Something‘, conta com a participação de Mr. Eazi, uma “superestrela nigeriana” que já colaborou com artistas como BeyoncéBad BunnyNicki Minaj J Balvin. Composta por Felino Ramos, este novo single mistura harmonias de afrobeat com pop.

Acompanhados por um videoclipe filmado no deserto do Dubai, os ritmos quentes de Nelson Freitas e Mr. Eazi fazem-nos ansiar pelo verão. Enquanto este não chega, fica ‘Tellin Me Something‘ para fazer frente ao frio que vivemos deste lado do globo.

Xinobi e Lazarusman juntam-se para criar ‘Energy. Power. Vibe.’

Enery. Power. Vibe.‘ é o single que completa e dá nome ao mais recente EP (que conta, ainda, com o single Restless‘) de Xinobi e Lazarusman, editado pela Discotexas. A colaboração pretende dar a conhecer a “receita infalível para a boa disposição”: boas energias e vibrações profundas, cheias de poder, que os inspiram no quotidiano. A amizade entre a dupla descolou em 2017, aquando da participação de Lazarus nas canções ‘On the Quiet’, ‘Searching for’ e ‘See Me’, que vieram a tornar-se clássicos no repertório de Xinobi, que se diz “muito sortudo por ter trabalhado com o Lazarusman, desde que o conheci e à sua maravilhosa humildade e humor contagiantes“.

Sobre a canção, o slam poet de Joanesburgo, Lazarusman, complementa que “a energia nunca é perdida, ela é transferida, e durante este ano as nossas energias flutuam devido ao estado do mundo. Mais uma vez, é hora de alinhar as nossas energias, perceber o nosso próprio valor e sermos quem somos realmente”. ‘Enery. Power. Vibe.’ tem o poder de transformar qualquer sala de estar em pista de dança.

Mudo de Vida‘ é o novo single de Timor Ysf com participação de ProfJam

Mudo de Vida‘ é o mais recente single do luso-cabo-verdiano Timor Ysf, que conta com a participação de ProfJam. O rapper, um dos companheiros de Piruka em palco, lançou o seu primeiro longa-duração no ano passado, Escuridão no Brilho, ao lado de vários outros singles soltos. ‘Mudo de Vida‘ tem instrumental de Felino, mistura e masterização de benji price e letra escrita a meias entre a dupla, e passa uma mensagem forte de motivação e subsistência para aqueles que pretendem mudar de vida.

Rope Walkers apresentam ‘God What’s Your Name

Formado em 2019 e encabeçados inicialmente por Rui Ferraz e Carolina Costa, a quem se juntaram João Sousa, Luís Candeias e Bruno Soares, os Rope Walkers têm vindo a lançar sucessivos singles em português e inglês. Desta feita, apresentam-nos ‘God What’s Your Name’, uma canção enérgica e intensa, com harmonias preenchidas pelo rock alternativo, o indie pop e algumas pitadas de folk. O diálogo de Rope Walkers divaga entre o racional e o emocional, adicionando texturas e camadas ao atual panorama da música feita em Portugal.

Seiva apresentam single de antevisão do segundo álbum

Viagem da Consolação‘ é o mais recente single dos Seiva, banda portuguesa que se baseia profundamente na tradição oral portuguesa. Das letras aos instrumentos , os Seiva pretendem conservar e restaurar o som da música tradicional portuguesa. O trio formado por Vasco Ribeiro Casais (viola braguesa, cavaquinho, adufe, gaitas-de-foles portuguesas), Joana Negrão (voz, gaita-de-foles portuguesa, adufe) e Rita Nóvoa (percussões portuguesas) tiram inspiração das canções de trabalho e de fé e estrearam-se com um disco homónimo, em 2015, onde juntaram os instrumentos tradicionais com componentes eletrónicas.

O mais recente single serve de antevisão para um novo disco, com lançamento previsto ainda para este ano, que virá reforçar o objetivo dos Seiva – fazer com que “as raízes portuguesas ganhem um novo significado nos dias de hoje”.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Terra Brava está em últimos episódios na SIC.
Audiências. SIC continua em alta no horário nobre