Presidenciais
Fotografia: Divulgação

Presidenciais. Sabe como as generalistas vão acompanhar a noite eleitoral

As eleições Presidenciais acontecem já este domingo, 24 de janeiro. RTP, SIC e TVI têm preparadas emissões especiais para acompanhar a evolução da noite eleitoral num dos dias mais decisivos do ano para o futuro do país.

Os candidatos a Presidente da República vão a votos em plena situação pandémica, que traz novas condicionantes à escolha do chefe de Estado. O Espalha-Factos resume como podes acompanhar ao pormenor as projeções, sondagens e resultados oficiais.

A mega operação da RTP

A estação pública tem na calha, como habitual, uma mega operação para acompanhar a noite eleitoral. A emissão principal, conduzida por José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço e Carlos Daniel, inicia-se pelas 18h na RTP3 e passa a simultâneo com a RTP1 a partir das 18h45. A transmissão online está assegurada na RTP Play.

As sondagens da Universidade Católica Portuguesa são conhecidas a partir das 20h e analisadas por Ricardo Ferreira Reis, diretor do centro de sondagens da Universidade.

Em estúdio, os jornalistas terão comentário de Pedro Adão e Silva, Pedro Norton, João Soares e Miguel Poiares Maduro, que vão analisar os resultados. O cartoonista André Carrilho, que tem ilustrado o Diário de Campanha da RTP, terá uma participação especial ao longo da noite. Ao final da noite, António José Teixeira, Domingos Andrade, Luísa Meireles e Graça Franco analisam os resultados finais e comentam os futuros desafios políticos.

Debates
Fotografia: RTP

O canal público terá ainda jornalistas em todas as sedes dos candidatos para reportar as primeiras reações aos resultados que vão sendo revelados ao longo da noite.

Também a Antena 1, emissora da RDP, terá uma emissão especial. A partir das 19h, a editora de política Natália Carvalho coordena e conduz a noite eleitoral, que conta com os comentários do jornalista Raúl Vaz, da antiga jornalista parlamentar Anabela Neves e do diretor do Media Lab do ISCTE Gustavo Cardoso. Passam ainda pelo estúdio Ricardo Ferreira Reis, Miguel Maria Pereira e João Cancela.

O acompanhamento da SIC

Rodrigo Guedes de Carvalho, Clara de Sousa e Bento Rodrigues iniciam às 19h30 a cobertura da noite eleitoral da SIC. Os pivôs recebem em estúdio Luís Marques Mendes, José Miguel Júdice e Francisco Louçã, comentadores residentes que vão acompanhar a evolução dos resultados das Presidenciais. O humorista Ricardo Araújo Pereira irá fazer intervenções ao longo da noite, enquanto prepara o próximo episódio de Isto é Gozar Com Quem Trabalha.

Antes da emissão principal, a SIC Notícias tem um especial a partir das 17h conduzido por Marisa Cateano Antunes. Depois dos resultados, o canal de informação da estação de Paço de Arcos continua a fazer o rescaldo eleitoral com a condução de Rosa Pinto. Durante toda a noite, o canal terá repórteres em todas as sedes de candidato.

O canal terá projeções realizadas pela METRIS/GFK e da responsabilidade da equipa do ICS/ISCTE, numa sondagem conjunta da SIC e do ExpressoPedro Magalhães analisa os resultados das previsões.

A emissão “inovadora” da TVI

O acompanhamento da TVI às Presidenciais traz algumas novidades. A emissão, que se inicia às 19h45 na TVI24 e entra em simultâneo com a generalista pelas 20h, marca a estreia da jornalista Sara Pinto no ecrã do canal. A pivô junta-se a José Alberto CarvalhoPedro MourinhoCarla Moita na condução da emissão. O especial termina pelas 22h30 na TVI mas prolonga-se a partir dessa hora no canal de notícias.

TVI
Fotografia: TVI

Em estúdio, o comentário está a cargo de Paulo Portas, Miguel Sousa Tavares, Manuela Ferreira Leite, Fernando Medina e Rui Moreira. O canal de Queluz de Baixo terá também repórteres nas sedes de cada candidato, para acompanhar as reações em tempo real. A TVI promete, em comunicado, uma emissão “inovadora e dinâmica”, com recurso a tecnologia, grafismo e realidade aumentada para a atualização dos resultados.

As eleições Presidenciais escolhem o novo Presidente este domingo, 24 de janeiro. Vão a votos Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Gomes, Marisa Matias, João Ferreira, André Ventura, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva.

Mais Artigos
Spotify
Spotify explora o poder do áudio e expande-se para novos países