festival de cannes

Cannes 2021. Festival em risco de ser adiado para o verão

O Festival de Cinema de Cannes deste ano será, provavelmente, adiado para julho. Normalmente, o festival acontece todos os anos no mês de maio, na cidade francesa de Cannes. Em 2021, tal como no ano passado, parece difícil a manutenção desse calendário.

A organização do festival deverá anunciar até ao final do mês se as datas se mantêm ou se haverá, de facto, um adiamento para julho. A realizar-se no verão, o festival deverá acontecer entre 5 e 25 de julho, segundo a Variety.

O setor do cinema foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia. Os festivais de cinema sofreram um forte abalo, tendo a maioria sido cancelados ou organizados online. A edição de 2020 do Festival de Cinema de Cannes foi, a certa altura, adiada para outubro, tendo acabado por ser cancelada e lançada apenas a Seleção Oficial. Em 2021, o adiamento será na esperança de que a pandemia esteja mais controlada por essa altura, evitando um cancelamento do icónico evento.

Num ano normal, o adiamento para julho teria originado uma onda de protestos dos proprietários de hotéis, já que esse período de tempo coincide com a época alta para o turismo na Riviera Francesa. No entanto, com o impacto económico da pandemia atingiu severamente os hotéis, com a maior parte deles fechados por meses. Este ano, o sindicato dos hotéis de Cannes já terá sido informado, na semana passada, de que o Festival de Cinema de Cannes será, provavelmente, movido para julho.

Numa entrevista à revista francesa Les Inrocks, Thierry Frémaux refere também a possibilidade de estender o festival por mais dois dias, o que significaria iniciar o festival um dia antes e terminá-lo um dia depois. Esta possibilidade põe-se dada a abundância de filmes promissores em desenvolvimento.

No entanto, os organizadores prometem que o cenário do ano passado não se repetirá: o festival de cinema de Cannes irá acontecer em 2021, podendo vir a ser o primeiro evento internacional de cinema do ano.

Mais Artigos
Festival da Canção
Festival da Canção 2021. Vê as atuações da segunda semifinal