Marta Temido vai ser entrevistada esta quarta-feira (20), pelas 23h00, na Grande Entrevista da RTP3. A Ministra da Saúde fala na estação pública depois de o Governo ter anunciado um agravar das medidas restritivas para conter a propagação da pandemia e a alteração da gestão do stock de vacinas para acelerar vacinação nos lares.
A entrevista, que chega num momento crítico da Saúde em Portugal, vai ser conduzida pelo jornalista Vítor Gonçalves. “No momento mais crítico da Saúde em Portugal, importa ouvir Marta Temido, a ministra da Saúde”, refere a RTP em comunicado.
De relembrar que o número de novos casos diários notificados no país ultrapassa os dez mil há já vários dias e, esta terça-feira (19), registou-se um novo número máximo de óbitos causados pela Covid-19, com 218 mortes confirmadas.
Alteração da gestão do stock de vacinas e medidas restritivas em discussão
No final do mês de dezembro, Marta Temido anunciou, em direto no Telejornal da RTP, que chegariam na primeira semana de janeiro de 2021 perto de 79 mil doses da vacina para a Covid-19. As doses anunciadas deveriam vir a ser aplicadas nos lares de terceira idade, nos profissionais do INEM e das Forças Armadas.
Esta segunda, aquando do anúncio do agravamento das medidas de restrição para o combate à pandemia de Covid-19, o primeiro-ministro António Costa revelou que, em vez de se manterem reservas que corresponderiam a três semanas de vacinação, vai reduzir-se para uma. O novo prazo previsto de entregas da vacina da Pfizer-BioNTech, cujas novas doses não pararam de chegar, apesar dos atrasos anunciados, permitiu avançar com esta mudança na gestão de stocks. Assim, a vacinação nos lares de idosos de todo o país deverá estar concluída até ao final da próxima semana, revela António Costa.