Daniela Ruah
Fotografia: Cliff Lipson/CBS

Daniela Ruah estreia-se como realizadora em ‘Investigação Criminal: Los Angeles’

A atriz realizou um episódio da 12.ª temporada da série, na qual interpreta a agente especial Kensi Blye.

Daniela Ruah teve a sua primeira experiência como realizadora na série Investigação Criminal: Los Angeles. A atriz, que interpreta a personagem Kensi Blye na série da CBS, realizou o 11.º episódio da 12.ª e atual temporada da série para “contornar” a situação pandémica no setor.

O episódio, que começou a ser gravado no dia 12 de janeiro, vai terminar a gravação esta terça-feira (19) e tem data de estreia marcada para dia 21 de fevereiro, nos Estados Unidos. Em Portugal, deverá ser emitido pela FOX em março.

A atriz explicou à agência Lusa que realizar é um “desafio completamente diferente”, uma vez que atualmente existem limitações em relação ao que podem fazer. “Cabe ao realizador usar a câmara de uma forma criativa para recriar uma estética rica quando temos muito menos com que trabalhar”, afirmou.

Daniela Ruah explicou que os guiões tiveram de ser adaptados devido à pandemia de Covid-19, Um dos desafios que encontrou na preparação da gravação prendeu-se com a impossibilidade de utilizar figurantes, como era hábito, o que fez com que existissem muito menos pessoas em cena: “tínhamos centenas de figurantes e uma cena cheia, visualmente rica, isso é uma coisa que não podemos fazer agora”. Ainda assim, a atriz considera que as regras podem ser úteis para um principiante, visto que tem “muitos parâmetros com que trabalhar, o que me ajuda”.

Ruah afirmou que gostava de continuar a explorar a realização, tanto nos Estados Unidos como, possivelmente, em Portugal. Salienta, no entanto, que “não trocaria uma carreira pela outra”: “sinto um grande entusiasmo e só mesmo pela preparação sei que estou a adorar”, declarou a atriz, que citou Yangzom Brauen e Tawnia McKiernan como mentoras neste processo de realização. 

A realização de um sonho antigo

A atriz explicou que já tinha uma paixão pela realização há muito tempo, mas não se sentia confiante o suficiente para dar o passo em frente. Ainda assim, acabou por se sentir preparada devido à onda de abertura que se sentiu em Hollywood.

“Tínhamos muito a imagem de um homem branco atrás das câmaras e a liderar uma equipa inteira, e hoje em dia temos uma abertura muito diferente”, esclareceu. “Temos uma série de filmes – tanto mais comerciais como mais independentes – que estão a ser realizados, produzidos e escritos por mulheres ou pessoas com ‘backgrounds’ diversos, e acho que isso traz muita riqueza”.

A oportunidade de realizar um episódio de uma série que protagoniza e da qual já conhece a linguagem foi o passo mais lógico. Daniela Ruah admitiu que é díficil “ser realizador em televisão, nos Estados Unidos (…). Os canais de televisão gostam de trabalhar com pessoas que conhecem e em quem confiam”.

Salientou, ainda, a importância do envolvimento do seu marido, o duplo David Paul Olsen – irmão do ator Eric Christian Olsen, o seu parceiro no ecrã -, que também vai entrar no episódio realizado por Ruah. “Eu não posso realizar um episódio e trabalhar as horas que trabalho, se o meu marido não faz parte 100% desse processo”, afirmou. “Ele toma conta dos miúdos, ele cozinha, ele faz tudo o que precisa de fazer, cancela os planos dele para acomodar os meus planos de realização, porque me apoia a 100%”.

A 12.ª temporada de Investigação Criminal: Los Angeles não inclui o novo coronavírus no enredo. Daniela Ruah esclareceu que a série é “comida de conforto” para os espectadores: “Se alguém quer desligar do mundo e ver uma coisa que entretém, não quer estar a desligar as notícias e depois ver personagens fictícias a usar máscaras e a lidar com a pandemia na televisão”, explicou.

De acordo com a atriz, é esta ideia que contribui para o sucesso da série, que está em exibição desde 2009. “É ‘comida de conforto’ porque os bons ganham sempre no fim. É raro nós não ganharmos no fim, e as pessoas sentem conforto nisso, especialmente vivendo numa época social, política e económica, a pandemia”, disse.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Barack Obama e Bruce Springsteen
Barack Obama e Springsteen juntos em podcast do Spotify