Guia TV
Fotografia: EF via Divulgação

Guia TV: Sabe o que ver no primeiro fim-de-semana de confinamento

O primeiro fim-de-semana do novo confinamento vai ser especialmente marcado por dias de cinema, tanto em canais generalistas como cabo. Neste Guia TV, o Espalha-Factos reúne-te as melhores sugestões televisivas entre os dias 15 e 17 de janeiro.

Sexta-feira, 15 de janeiro

A Queda de Harvey Weinstein, TVCine Edition (22h)

 

Neste Guia TV, no primeiro filme do Especial Documentários do TVCine Edition, Ursula Macfarlane apresenta um olhar sobre a ascensão e a queda daquele que foi um dos mais poderosos produtores de HollywoodHarvey Weinstein. O produtor foi acusado, em 2017, de abuso sexual por várias mulheres, o que deu origem ao movimento #MeToo. Para além disso, Harvey Weinstein foi demitido da sua empresa e expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Através de diversos relatos e de uma profunda investigação, é documentado, durante 95 minutos, um dos maiores escândalos sexuais do século.

A Morte do Super-Homem, RTP1 (22h42)

João Jesus em A Morte do Super-Homem
Fotografia: RTP/Divulgação

A adaptação cinematográfica do conto homónimo de Rui Zink apresenta Luís Carlos, que regressa de uma viagem de seis semanas a Boston, onde esteve a pesquisar para a sua tese de Mestrado sobre o Super-Homem, segundo ele o maior, se não mesmo único, herói de todos os tempos. Solitário e convicto de que tem total controlo sobre o seu apetite por cocaína, quando chega a Lisboa descobre que, segundo as notícias, o Super-Homem morreu. Para Luís Carlos, isso pode significar o fim da pesquisa e da “promissora” carreira como professor universitário e o desespero instala-se. O telefilme conta com a participação de João Jesus, Susana Arrais, Afonso Lagarto e Sara Norte.

Sábado, 16 de janeiro

Rogue One, uma História de Star Wars, SIC (2h55)

23-Star wars rogue one

Situada antes dos eventos de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança e depois de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, a aventura relata como Jyn Erso está prestes a provar o seu valor. No entanto, tudo muda quando Mon Mothma, líder da Aliança Rebelde, lhe dá a arriscada missão de se juntar a um grupo de pessoas comuns para roubar os planos da Estrela da Morte. Esta arma secreta e super poderosa, inventada pelo Império Galáctico, possui força suficiente para fazer explodir planetas inteiros. É aqui que Erso e o grupo de heróis improváveis vão ter de embarcar numa luta de vida ou morte, onde serão forçados a confrontar alguns dos mais perigosos defensores do Império. O filme de Gareth Edwards conta com a participação de Felicity Jones, Diego LunaBen Mendelsohn e Alan Tudyk.

Conta-me com Carolina Deslandes, TVI (14h00)

Maria Cerqueira Gomes estreia-se este sábado no programa de entrevistas da TVI. A apresentadora vai conversar com Carolina Deslandes no Conta-me, e vão falar sobre a carreira da cantora, as dificuldades que as redes sociais trazem à privacidade da família da artista e muito mais numa “conversa sincera, transparente e com muita empatia”. Não podia faltar neste Guia TV.

 

Captive State — Cercados, RTP1 (00h45)

Tudo começa quando uma força alienígena invade a Terra. No entanto, este ataque é completamente o oposto do que se vê em muitos outros filmes de aliens: os invasores extinguiram a fome, as guerras e a criminalidade, subjugando todos os humanos sob a ilusão de uma unidade pacífica. Mesmo assim, alguns grupos de rebeldes ainda lutam contra a invasão, numa tentativa de recuperar a liberdade perdida. O filme de 2019 realizado por Rupert Wyatt conta com a participação de John Goodman, Ashton Sanders, Jonathan Majors, Machine Gun Kelly e Vera Farmiga.

Domingo, 17 de janeiro

Contrabando, TVI (2h15)

O drama de 2012 apresenta Chris Farraday (Mark Wahlberg), um homem que já há muito tempo deixou a vida do crime. Porém, depois de o cunhado Andy estragar um negócio de droga ao seu cruel patrão, Tim Briggs, Chris vê-se obrigado a voltar a fazer aquilo que ele faz de melhor — contrabando — para pagar a dívida de Andy. Quando o plano se desmorona, a horas de alcançar o dinheiro, Chris vai ter de recorrer às suas enferrujadas habilidades para navegar por entre uma traiçoeira rede criminosa de traficantes de droga, polícias e assassinos, antes que a mulher Kate e os filhos se tornem o alvo.

O Pátio das Cantigas, Canal Hollywood (16h00)

Pátio das Cantigas top 9

O filme português mais visto de sempre no cinema, com 608 322 espectadores, é transmitido este domingo pelo Canal Hollywood. O remake do clássico de português conta com Miguel Guilherme no papel principal e ainda Sara MatosCésar MourãoRui Unas Dânia Neto no elenco.

George Ezra no Baloise Session, RTP2 (23h00)

RTP2 transmite um concerto do cantor, compositor e músico britânico este domingo (17). Agora que os concertos estão fora de questão em Portugal, podes ao menos ver George Ezra na segurança da tua casa. O cantor conhecido por ‘Budapest’ deu este concerto na Suíça, em 2018.

Colette, RTP1 (00h00)

Keira Knightley em Colette
Keira Knightley em Colette, filme de 2018  (Fotografia: Reprodução/D.R.).

O Guia TV termina com o filme biográfico sobre Sidonie-Gabrielle Colette, figura “escandalosa” na Paris da transição do século, que hoje é considerada uma das mais importantes e inovadoras escritoras francesas do século passado. Tudo começou quando ela casa, em 1893, com Henry Gauthier-Villars, um escritor autocentrado e sedutor conhecido pelo pseudónimo Willy. Quando ele descobre o enorme talento da mulher para a escrita, desafia-a a escrever romances para serem publicados em nome dele. É assim que, em 1900, surge Claudine à l´École, que teve por base experiências da vida de Colette e onde, descrevendo as aventuras de uma adolescente, eram desafiados os conceitos de decência da época. Foi este atrevimento que contribuiu para o seu sucesso, especialmente junto das mulheres mais jovens.

Outros destaques:

  • RTP2 transmite ainda o clássico de Akira KurosawaA Fortaleza Escondida, na sexta-feira, pelas 22h52, e Daqui Pra Frente, no sábado, às 23h15. Também vais poder ver o bailado Stabat Mater de David Bobée, no sábado, às 22h10;
  • RTP Memória vai apresentar, no domingo (17), o filmes Cassandra Crossing, com Sophia Loren, às 15h00, e Disposta a Tudo, com Nicole Kidman, às 22h00;
  • TVCine Action vai ‘Brincar aos Polícias’, com Armados em Polícias, na sexta-feira (22h30) e no domingo (11h40), e com Patrulha de Bairro, no sábado, pelas 22h30;
  • AXN Movies entra também com especiais neste Guia TV: o ‘Especial Música Maestros’, inclui filmes como Ultravioleta (sexta, 19h20),  O Escritor Fantasma (sábado, 19h) e  Depois da Terra (domingo, 21h10), entre outros;
  • Noutro especial, ‘Mestres do Cinema: Matt Damon’ AXN Movies transmite, esta sexta-feira, Interstellar, às 14h30. Já com ‘Filmes da Tua Vida’, apresenta, no domingo, Alien – o 8.º Passageiro, pelas 14h00;
  • Se não te fartas de Harry Potter, podes contar com O Cálice de Fogo (sábado, 14h10) e A Ordem da Fénix (domingo, 13h45) no Canal Hollywood.

 

Com Carolina Correia.
Mais Artigos
O Clube
‘O Clube’. SIC já equaciona terceira temporada