O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Bridgerton
Fotografia: Liam Daniel/Netflix © 2020

10 séries e filmes para veres depois de ‘Bridgerton’

Bridgertona série do momento que já quebrou recordes na Netflix é uma viagem de emoções. Chegar ao fim dos oito episódios pode deixar-te com saudades das personagens, que ainda não sabemos se vão voltar para uma segunda temporada. Até haver novidades, estas são as séries e filmes que sugerimos depois de uma maratona de Bridgerton.

The Great

Elle Fanning é Catarina a Grande em The Great
Fotografia: HBO / Divulgação

Se adoras palácios luxuosos e tramas dramáticas, não podes deixar The Great passar despercebida. Em dez episódios, podes ficar a conhecer a imperatriz russa, Catarina, a Grande, e as suas peripécias como novata na corte. Baseada em eventos reais, mas com um toque forte de sátira, a série protagonizada por Elle Fanning e Nicholas Hoult foi uma das melhores de 2020 para o Espalha-Factos e está disponível na HBO Portugal.

Emma. de Autumn de Wilde, 2020

Anya Taylor-Joy em Emma
Anya Taylor-Joy em Emma. (Fotografia: Reprodução/D.R.)

Se viste Bridgerton mas gostavas de conhecer a Inglaterra regencial a partir de uma perspetiva mais realista e verídica — de alguém que viveu a época e que, de forma mordaz e inteligente, a observa, descreve e critica —, não podes perder Emma., a mais recente adaptação da obra-prima de Jane Austen

A sua obra mais cómica e mais incisiva transforma-se num filme que é moderno mas com respeito pelo romance de costumes no qual se baseia, com um guarda-roupa maravilhoso (e, desta feita, mais verossímil e cuidado) e uma história de amor no seu centro. Emma Woodhouse é uma rapariga mimada e rica numa pequena vila inglesa. Armada em casamenteira, Emma acaba enrolada numa série de mal-entendidos que lhe trarão muitos problemas… e que a farão descobrir várias verdades encobertas — inclusive, sobre si mesma.

Sex: Explained

Todos nós vimos o quão intensa foi a viagem de Daphne, no que toca à sua exploração sexual e falta de informação sobre a vida sexual. Para que não haja dúvidas, a Netflix aliou-se à Vox mais uma vez para um spin-off de Explained — tal como aconteceu com Mind: Explained.  Narrada por Janelle Monáe, a série procura explicar desde fantasias sexuais à biologia da atração. Let’s talk about sex, baby.

O Diário de Bridget Jones

bridget-jones

Bridget Jones e Bridgerton têm mais em comum do que as parecenças no nome. A história de uma mulher solteira na casa dos 30 é baseada (muito vagamente) em Orgulho e Preconceito de Jane Austen. A trilogia de filmes é divertida, imprevisível, e satiriza a obsessão moderna pela vida romântica perfeita. Os dois primeiros filmes estão disponíveis na Netflix

Derry Girls

Derry Girls
Nicola Coughlan, a Penelope de Bridgerton, é Clare em Derry Girls (Fotografia: Netflix).

Se a tua personagem favorita era a Penelope, e se adoras histórias engraçadas com protagonistas femininas, Derry Girls tem de estar na tua watchlist. A série da Netflix passa-se na Irlanda, nos anos 90, e acompanha um grupo de amigas que tenta descobrir-se na adolescência.

Reign

Reign
Fotografia: Reprodução/D.R.

Com quatro temporadas, Reign — o drama histórico que mistura facto e ficção — conta a história da adolescente Maria, Rainha dos Escoceses (Adelaide Kane), quando ela chega à França para formalizar o casamento arranjado com o Príncipe Francisco (Toby Regbo). No entanto, enfrentam muitas complicações no caminho para o altar, a maior delas será a mãe de Francis, a Rainha Catarina (Megan Follows), que acredita que o filho morrerá ao casar-se com Maria, e Bash (Torrance Combs), meio-irmão de Francisco e filho ilegítimo de Henry, que desenvolve sentimentos românticos por Maria.

Emily in Paris

Ashley Park e Lily Collins em Emily in Paris uma série para ver depois de Bridgerton
Fotografia: Stephanie Branchu/Netflix © 2020

Se adoras histórias passadas em mundos fantásticos muito diferentes da realidade, Emily in Paris é para ti. Um verdadeiro conto de fadas do século XXI, a série segue a americana Emily (Lily Collins) numa nova vida em Paris. Há triângulos amorosos e comédia com muita moda e glamour à mistura à tua espera na Netflix.

Marie Antoinette

Marie Antoinette um filme para ver depois de Bridgerton
Kirsten Dunst em Marie Antoinette (Fotografia: Reprodução/D.R.).

Realizado por Sofia Coppola, este clássico moderno conta a história de Marie Antoinette, duquesa austríaca que vai para França à procura de um marido e acaba por se encontrar o Rei Sol, Luís XIV. O seu casamento será derradeiramente responsável pela queda e ascensão da primeira femme fatale da história.

Marie Antoinette é retratada por Kirsten Dunst, acompanhada por atores como Jamie Dornan e Rose Byrne. A película funde elementos icónicos do século XVIII com a época contemporânea através de uma incrível atenção ao detalhe, algo que rendeu o prémio de Melhor Guarda Roupa nos Óscares em 2007. Um recontar moderno que mistura a ficção com a realidade histórica desta figura tão amada quanto odiada, está disponível na Netflix.

Indian Matchmaking

Indian Matchmaking
Fotografia: Netflix

Pode parecer distante de Bridgerton, mas dá-lhe uma oportunidade. A série documental da Netflix acompanha a casamenteira mais famosa da elite indiana, Sima Taparia, e o seu dia-a-dia nesta profissão que a leva a viajar entre os Estados Unidos e a Índia. Muitos são os casos que recorreram à casamenteira, porque os métodos mais modernos lhes falharam.  

O “casamento arranjado” é uma tradição na cultura indiana, onde se acredita que o matrimónio não é exclusivo aos noivos mas sim uma junção de duas famílias. Muitas são as críticas à série, visto que peca na representação quer da mulher quer da cultura indiana. Ainda assim, a série é uma boa escapadinha e dá-nos aquele drama que muitas vezes procuramos neste formato. 

P.S. — fica a sugestão de pesquisar no Google onde estão os “arranjinhos” do programa neste momento. 

Versailles

Versailles para ver depois de Bridgerton
Fotografia: Reprodução/D.R.

Versailles, um drama de época ambientado em 1667 no lendário palácio francês. Luís XIV (George Blagden), conhecido como “Rei Sol” transformou um pavilhão de caça real, e ao longo do caminho reforçou o poder da dinastia e o domínio cultural de França. Para o público moderno, Luís XIV é uma figura fascinante e estranha. Tornou-se rei aos seis anos de idade e governou por 72 anos, acreditando ter sido enviado por Deus para governar França.

Tendo como pano de fundo poder, amor, traição e guerra, a série Versailles examina um período de definição da história francesa. O rei Luís XIV é um monarca já com 28 anos, à beira da grandeza. Um líder implacável, não vai parar por nada para realizar a visão de criar o mais belo palácio da Europa e tomar o controlo absoluto de França e dos seus inimigos. As três temporadas da série estão disponíveis na Netflix.

Artigo de Carolina Correia (org.), Catarina Amado, Mariana Nunes, Kenia Nunes e Marina Monteiro.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.