microfone áudio podcast
Fotografia: StockSnap / Pixabay

Quais as melhores soluções para produzir um podcast?

Artigo patrocinado

O podcast é um dos formatos de conteúdo que mais tem se popularizado nos últimos anos. Alguns produtores sentem-se mais confortáveis com o formato por não terem de aparecer, o que é uma dificuldade para muitos.

Além da facilidade maior da produção de um conteúdo em áudio, o podcast tem se popularizado por ser uma alternativa de conteúdo em áudio que pode ser consumida enquanto os ouvintes desempenham outras atividades, quase como se fosse um rádio, só que com conteúdo selecionado e com a possibilidade de escolha de quando consumir.

Como o podcast está cada vez mais em alta e se mostra uma alternativa para produtores de conteúdos de outras plataformas, como blogs, YouTube e Redes Sociais, nós trouxemos algumas das melhores soluções para que você comece a planejar a produção do seu podcast.

O que é um podcast?

Um podcast é um conteúdo de áudio produzido em forma de episódios, onde são exibidas discussões ou entrevistas. Esse programa também pode ser gravado em vídeo, mas a intenção maior é a criação de um conteúdo em áudio, em que o espectador não precise utilizar nada mais do que sua audição para consumir este conteúdo.

Os episódios de podcast são veiculados em plataformas de streaming e também no YouTube. Com isso, mais pessoas têm acesso ao conteúdo, tanto de forma gratuita como em plataformas pagas como Spotify, Deezer, entre outras.

Por isso, a ideia do podcast é compartilhar conteúdo de forma segmentada por categorias diferentes, em episódios leves que podem ser consumidos na direção de um carro, em estabelecimentos comerciais, enquanto se desempenha tarefas domésticas ou na prática de exercícios físicos, como se fosse um rádio, só que podendo o espectador escolher sobre o que quer ouvir e quando. 

Sobre as categorias, elas podem variar, como por exemplo: humor, notícias diárias, negócios, marketing digital, estilo de vida, política e muito mais.

Microfone, Podcast, Filtro Pop, Músicas, Estúdio De Som

Ferramentas para produzir um podcast

Para produzir um podcast de qualidade, o criador deve investir na captação do áudio, já que este é o principal fator de comunicação em um podcast. De início, os principais recursos para a criação de um podcast são bons microfones, softwares de captação e edição e um ambiente silencioso.

Relativamente ao ambiente, deves ter em mente que o conteúdo principal é em áudio, então é preciso evitar qualquer tipo de ruído que possa interferir na qualidade do áudio. Por isso, se não for possível utilizar um ambiente com isolamento acústico, deves escolher o local o mais silencioso possível e eliminar eventuais ruídos na edição.

Sobre os microfones, existem diversos modelos muito acessíveis para realizar um podcast. Se queres uma boa opção, pode optar pelo modelo da Shure que tem um microfone para podcast feito para gravações em salas imperfeitas, com ruídos.

Pode ser interessante também investir em fones de ouvido, para que o apresentador e os convidados tenham retorno de som e alguns outros acessórios para deixar o ambiente confortável e propício para a criação de conteúdo, como tripés de microfone, uma mesa e cadeiras para os convidados. 

Por fim, é preciso escolher um bom software de captação e edição de áudio para fazer a finalização do material e seja possível entregar um conteúdo de qualidade. Um dos melhores softwares gratuitos para a função é o Audacity, não precisando o produtor gastar recursos financeiros para ter um material de qualidade.

Onde hospedar um podcast

O próximo passo é decidir onde será hospedado o podcast, escolhendo os agregadores. Existem plataformas gratuitas, como o YouTube, que podem ser ótimas para conseguir mais audiência, já que nem toda a gente tem recursos financeiros para investir em uma assinatura de streaming. 

No entanto, diversificar as plataformas é uma forma de divulgares o podcast e ofereceres mais opções para consumo do conteúdo. 

Em algumas aplicações de streaming recebes dinheiro pelas impressões e eessa pode ser uma boa forma de monetizar o teu podcast. Além disso, as plataformas de streaming possuem alguns recursos que são interessantes para quem tem costume de ouvir podcast, como fazer download de episódios, criar listas e salvar nos favoritos. 

Alguns dos agregadores mais famosos de podcasts são:

  • Spotify
  • Deezer
  • Apple Podcasts
  • Google Podcasts
  • Soundcloud 
  • Castbox 

Como já referido, o YouTube também pode hospedar o podcast em forma de vídeo. Com isso, o produtor pode divulgar o seu conteúdo por lá em vídeo com cenas gravadas do podcast ou com uma imagem de divulgação e o áudio do podcast.

Microfone, Som, Computador, Entrevista, Repórter

Como produzir o conteúdo do podcast

O primeiro passo para produzir conteúdo para o podcast é escolher o tema a tratar. Para isso, escolhe um assunto que domines, de modo a transmitir autoridade e garantir qualidade à discussão. 

As possibilidades de criação de conteúdo para podcast são infinitas e vais poder falar sobre qualquer assunto que domina que, com certeza, vai ter gente interessada no que você tem a falar. 

Entre as categorias, podes optar por moda, design, atividade física, saúde, viagens, culinária, livros, filmes e séries, conteúdos humorísticos, notícias diárias com comentários e muito mais.

O que realmente vai fazer a diferença é a qualidade do conteúdo, então opta por um assunto que realmente gostes e prepara um repertório longo de tópicos a debater.

Planeia o alinhamento

Para ter um conteúdo de qualidade, em que os episódios conversam entre si, podes fazer um planeamento inicial de alinhamento, para que antecipadamente saibas o que irás tratar ao longo dos episódios. Esse planeamento vai ajudar a que organizes o conteúdo e a adiantar a produção.

No teu planeamento podes fazer um briefing rápido de cada episódio, indicando o tema, como será abordado e outras ideias que surgirem durante um brainstorming. Com esse briefing pronto, vais poder trabalhar com mais tranquilidade em cada guião, sabendo o que deve ser preparado para cada episódio e o que deve ser executado para a produção de cada episódio.

Cria um guião

Deves ter um guião mais ou menos pronto do que deve ser abordado no podcast e qual a ordem de apresentação de cada detalhe. 

Logicamente, um podcast não é um episódio com falas gravadas, mas podem (e devem) ser criadas deixas importantes para organizar o conteúdo e apresentar tudo de uma forma mais adequada, para que o podcast fique leve.

Por isso, um podcast deve ter basicamente a apresentação do tema, apresentação dos convidados, subtramas a serem abordados, conclusão e espaço para fala dos convidados e divulgação de seus trabalhos e contatos. 

Depois disso, basta fazer a finalização, incentivando a interseção em outras plataformas ou até mesmo fazendo uma divulgação do próximo episódio.

Varia no formato de apresentação do conteúdo 

Existem formatos diferentes para diversificares o conteúdo e fazer um podcast interessante. Caso optes somente por um formato, pode ser que seus ouvintes se cansem do modelo e a audiência diminua futuro. Além disso, a diversificação de formatos abre a oportunidade para diferentes formas de exploração do tema.

Os diferentes formatos que podem ser abordados são de entrevistas, debates, conversas, narrações, participação da audiência por meio de áudios e muito mais. A diferença na apresentação do conteúdo vai depender da criatividade para a criação do podcast.

Aposta numa frequência regular de publicação

Outro detalhe importantíssimo na criação do conteúdo do podcast é a frequência de publicação dos episódios. Se não mantiveres uma frequência adequada, podes perder audiência, tanto por falta como por excesso.

A frequência ideal para um podcast vai depender da duração de cada episódio e do tema abordado. Se for um tema leve ou de menor duração, é possível colocar até dois episódios por semana. Se for um tema mais denso ou de longa duração, opta por colocar um episódio por semana.

Colocar episódios demais pode fazer a audiência perder-se e deixar de acompanhar o podcast com frequência. Por outro lado, poucos episódios podem fazer a audiência perder o interesse e buscar conteúdos e produtores parecidos.

Dicas para melhorar a qualidade do seu podcast

Depois de organizares o conteúdo do podcast, já tens as ferramentas e melhores soluções para produzir. No entanto, é sempre bom melhorar a qualidade e nós damos algumas dicas de como fazer isso.

Escolhe convidados diferentes

A cada podcast podes escolher um convidado diferente para participar, ou até mesmo mais que um. A diversificação de convidados ajuda a enriquecer o conteúdo, além de promover uma divulgação do podcast nas redes sociais deles.

Faça benchmarking 

Benchmarking é a observação das boas práticas utilizadas pelos grandes players de cada segmento para entender o que causa o sucesso deles e replicar nos teus projetos. Essa observação pode ajudar a perceber o que os podcasts de sucesso têm em comum e entender como adaptar isso ao teu.

Capricha na banda sonora

A bandasonora pode incrementar o conteúdo e deixar o podcast mais profissional. A criação de um genérico de áudio pode ser interessante para anunciar o podcast e fazer a finalização de cada episódio de uma maneira mais divertida. Esse é um investimento que fazes apenas uma vez e que podes usar em todos os episódios do podcast.

Microfone, Tablet, Podcast, Microfone Condensador

Como divulgar o podcast

As pessoas precisam conhecer o podcast e, para isso, é necessário divulgá-lo em outras plataformas. Isso ajuda a aumentar o alcance do conteúdo e atrair mais ouvintes.

Tem um perfil nas redes sociais

Criar um perfil nas suas redes sociais pode ser interessante para divulgar o podcast. Por lá podes criar conteúdos de interação, divulgar novos episódios, escutar a opinião dos ouvintes, divulgar os produtos de monetização e receber ideias de ouvintes para sugestão de alinhamento e convidados.

Cria um site próprio 

Ter uma plataforma própria é essencial para garantir que a sua audiência tenha acesso a todo o seu conteúdo. Para criar um site vais precisar apenas de uma boa hospedagem de sites e domínio. Assim terás acesso a criadores de sites e ferramentas para construir uma plataforma própria.

Felizmente, o investimento em hospedagem de sites e domínio é barato e pode garantir que a sua audiência tenha uma plataforma para aceder a todos os conteúdos produzidos pelo podcast, seja nas redes sociais, no blog ou qualquer outra plataforma.

Divulga em canais parceiros 

Podes também utilizar canais de parceiros, como influenciadores, para divulgar o podcast, sejam eles convidados do episódio ou não. Essa divulgação pode ser feita em forma de parceria e trocas, ou pela contratação de divulgação por meio de posts patrocinados.

Utiliza anúncios pagos 

Outra forma de divulgação não-orgânica são os anúncios pago. Plataformas de anúncios como o Facebook Ads ou Google Ads podem ser ótimas para investires dinheiro na divulgação do podcast. Nelas podes colocar o link para que as pessoas cliquem e tenham acesso ao podcast.

Este link a ser divulgado deve ser do seu site, onde terão disponíveis todas as formas de ouvir os episódios do seu podcast. Por isso é que é tão importante contratar uma hospedagem de sites e ter uma plataforma própria para organizar todos os links do podcast.

Conclusão 

Agora que já tens todas as soluções necessárias para produzir um podcast é só colocar a mão na massa para espalhar o seu conteúdo nas plataformas de streaming. Não te esqueças de criar uma página própria, fora das plataformas de streaming, para divulgar o podcast. 

Se não quiseres manter um site ou blog, a criação de uma landing page deve ser suficiente para divulgar o site em plataforma própria. Aproveita as opções de hospedagem de sites para criar uma plataforma própria personalizada e de baixo custo.

Podes também criar formas de monetização do podcast para manter os custos do mesmo e até criar uma forma de rentabilização. Vê algumas opções de monetização:

  • Anúncios no meio do episódio
  • Episódios inteiros patrocinados por uma marca 
  • Vendas de produtos em plataformas paralelas
  • Divulgações em plataformas paralelas (site, redes sociais)

Gostaste de ficar a saber sobre as soluções para produzir um podcast? Ainda tens dúvidas sobre o assunto? Deixa perguntas nos comentários e partilha estas informações nas redes sociais.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Esta Manhã TVI
‘Esta Manhã’ chega para juntar “frescura” à informação “mais relevante”